A Cidade no Tempo: Uma Breve História dos Logradouros de São Luís

Page 9

evitavam o templo por ele estar localizado em um matagal e servindo de refúgio para escravos revoltosos. A igreja de Santana também legou seu nome à rua onde ficava, bem como a igreja de Santaninha, conhecida antigamente como capela de Santana da Sagrada Família, e hoje demolida. Mas curiosa mesmo é a história da igreja de São Pantaleão, aqui contada pelo historiador Carlos de Lima em seu livro Caminhos de São Luís. Esta igreja, iniciada em 1780 e acabada em 1817, foi construída por Pantaleão Rodrigues de Castro e Pedro da Cunha, dedicada a São José da Cidade, cuja imagem foi colocada em seu altar em 17 de março daquele ano. Em 1793, Pantaleão e seu filho Manuel Rodrigues de Castro fazem doação dela à Santa Casa de Misericórdia, chamando-a Igreja de São José da Misericórdia, mostrando que as igrejas, à moda das ruas, também tinham a mania de mudar de nome; porque o povo tanto a chamou de igreja de Seu Pantaleão que acabou se transformando em igreja de São Pantaleão, como até hoje. (LIMA, 2007, p. 143)

O santo, aliás, existe, mas não é reconhecido pela igreja. Jacques Pantaleão, ou papa Urbano IV, instituiu a festa de Corpus Christi ao calendário cristão em 1264, mas nada tem a ver com a rua e a igreja conhecidas pela população ludovicense. Há também na capital, logradouros adjetivados por sentimentos, nomes de animais e elementos da natureza, a exemplo da Praça da Alegria, Rua da Paz, da Inveja, da Cotovia, das Flores, Beco das Laranjeiras, etc. O interessante é que a Praça da Alegria só passou-se a chamar assim em 1849, depois de décadas conhecida como “Largo da Forca Velha” (local onde eram enforcados desertores da ordem pública vigente), provavelmente, com o intuito de fazer desaparecer a primeira e triste designação. Os outros endereços citados acima são puramente poéticos, sem uma origem surpreendente ou que chame atenção.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.