Page 1

Universidade e Empresa juntAs para levar ÀS PESSOAS o que se tem de melhor em cultura e qualidade de vida

ESTAÇÃO USP 





“Parcerias entre múltiplos atores ampliam a eficiência e a sustentabilidade das ações sociais.” RUTH CARDOSO




Objetivo ...................................................................... 06 Equipe . ........................................................................ 08 Onde ............................................................................ 10 Quando, quem faz e público-alvo ......................... 12 História ...................................................................... 14 Resultados . ............................................................... 16 Divulgação ................................................................ 18 ATIVIDADES .................................................................. 25 Qualidade de vida . ................................................... 26 Arte e cultura . ......................................................... 30 Meio ambiente ........................................................... 34 Ciência . ....................................................................... 38 Professores . ............................................................. 42 Números ..................................................................... 44 Atividades móveis e fixas........................................ 46 Patrocínio .................................................................. 48 PARCEIROS . .................................................................. 49 Depoimentos............................................................... 50 Expediente................................................................... 52




Estudantes da Escola de Educação Física e Esportes e participantes, em São Pedro


objetivo Com a vocação de produzir conhecimento de qualidade em todas as áreas do saber, a maior universidade da América Latina promove todo ano a Estação USP, evento que oferece, gratuitamente, ações culturais, de lazer, saúde, ciência e qualidade de vida. Estudantes, professores e funcionários da USP se unem num mutirão para desenvolver potencialidades com ações de cidadania e sustentabilidade cultural.




Da esq. para a dir: Thais, Ivanir, Lupercio, Ver么nica e Cristiane




equipe Lupercio Tomaz Coordenação Geral

Verônica Lopes Coordenação de produção e equipe

Ivanir Ferreira Coordenação de produção e divulgação

Thais Helena Coordenação de produção e materiais publicitários

Cristiane Pradella Coordenação de produção e logística




Mococa, onde foram realizadas as mostras de cinema desde a primeira edição do evento

10


onde Em cidades paulistas. São Sebastião

campos do jordão

São Pedro

Mococa

brotas

São carlos

atibaia

cananéia

A Estação USP já passou por: n Águas de São Pedro; n Atibaia; n Brotas; n Campos do Jordão; n Cananéia; n Mococa; n São Carlos; n São Pedro; n São Sebastião.

11


Atividades de Nutrição, em Atibaia

12


quando Uma vez por ano, durante o mês de julho, nas férias escolares.

quem faz Estudantes, professores e funcionários da USP.

público-alvo Crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

13


Exposição fotográfica mostra a trajetória do evento

14


história A Estação USP começou em 2002 e já esteve em várias cidades do interior e do litoral paulista. Até hoje, atendeu mais de 90 mil pessoas, e, por onde passou, criou núcleos culturais, pólos de qualidade de vida e incentivou multiplicadores do conhecimento.

15


Grupo em Brotas, formado por meio das oficinas de teatro

16


resultados A Estação USP possui ação transformadora, gerando impacto social e resultados permanentes, descobrindo e incentivando potencialidades dos seus participantes. A partir das atividades da Estação USP, foram criados: n núcleo de teatro, em Brotas; n núcleo de cinema, em Mococa; n pólo de qualidade de vida, em Atibaia; n núcleo de produção literária, em Mococa.

17


Estudante de Nutrição, em São Pedro

18


divulgação na mídia

A Estação USP tem ampla cobertura jornalística e publicitária. Uma estratégia de divulgação publicitária é colocada em prática em todo o estado de São Paulo. Outdoors, cartazes, faixas, revistas e carros de som incrementam e popularizam a programação. Há, também, cobertura espontânea de veículos de grande circulação, de mídias universitárias e regionais, nas cidades onde acontecem as atividades.

19


divulgação

20


divulgação Evento de extensão universitária da USP agora pode receber recursos de empresas pela Lei Rouanet

Fique de olho nesta estação A Estação USP aproxima o meio acadêmico da sociedade e cria a possibilidade da difusão do conhecimento gerado na Universidade

TEATRO

CINEMA

Alunos do curso de Artes Cênicas realizam apresentação de peças e fazem oficinas, mostrando os vários saberes que vêm a partir da expressão corporal.

Uma parceria com o Cinusp e a coordenação de alunos de Cinema dá a possibilidade ao público do interior de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica.





QUALIDADE DE VIDA Atividades físicas e esportivas e orientações sobre nutrição incentivam o público a práticas saudáveis para o diaa-dia. Alunos levam as novidades dessa área para São Pedro.

LITERATURA

CIÊNCIA

Oficinas de literatura expõem a narrativa como ato de prazer para quem escreve, para quem lê e para quem conta. Veja a experiência pioneira realizada na cidade de Mococa.

Atividades lúdicas e divertidas que envolvem o saber científico trazem um momento especial para questionar o homem e o universo e aprender a preservar o meio ambiente.





21


divulgação

22


divulgação

23


divulgação

24


atividades


Caminhada: atividade de qualidade de vida, em São Pedro

Participantes Escola de Educação Física e Esporte Centro de Práticas Esportivas Faculdade de Saúde Pública

26


qualidade de vida As ações são planejadas para proporcionar qualidade de vida e bem-estar à população. As atividades oferecidas estimulam a prática regular de exercícios, alimentação balanceada e o constante monitoramento da saúde.

27


28 28


qualidade de vida Ações n Avaliação e orientação nutricional; n Avaliação e orientação de exercício físico; n Medição de glicemia; n Medição de pressão arterial; n Aulas de culinária saudável e reaproveitamento dos alimentos; n Capoeira; n Jogos esportivos; n Caminhadas; n Corridas;

n n n n n n n n n n

Ginástica; YOGA; Fitness; Badminton; box educativo; futebol de rua; Alongamento; Parede de escalada; Cama elástica; Recreação infantil orientada para a prática de uma boa alimentação.

29 29


Apresentação de teatro, realizada em Brotas

Participantes Escola de Comunicações e Artes Escola de Arte Dramática Centro de Divulgação Científica e Cultural Estação Ciência

30 30

Casa da Xilogravura Instituto Oceanográfico Cinema da USP


arte e cultura Promover atividades que estimulem nas pessoas o gosto e o interesse pela cultura e a linguagem artĂ­stica como instrumento de reflexĂŁo social.

31


32 32


arte e cultura Ações n Teatro - apresentação de espetáculos teatrais Oficinas de teatro n Cinema – exibição de filmes Oficinas de vídeo n Música – apresentações musicais Oficinas de música n Xilogravura – visitas à Casa da Xilogravura Oficinas de xilogravura n Artes plásticas – oficinas de desenhos e artes n Danças – apresentações Oficinas de dança n Livros – produção e impressão Oficinas de literatura

n Exposições – obras, painéis, objetos, desenhos e fotos

33 33


Atividades de meio ambiente, realizadas em São Sebastião

Participantes Instituto Oceanográfico Instituto de Biologia Centro de Biologia Marinha

34


meio ambiente Ações de conscientização com relação às práticas ambientais responsáveis, através de temas relacionados à preservação da natureza, aquecimento global, poluição, reciclagem, água e outros.

35


36 36


meio ambiente Ações n Visitas monitoradas às praias n Trilha subaquática n Oficinas de artes e desenhos com temas ambientais n Exposição de aquários com animais vivos n Exposição de animais empalhados n Vivência prática com o meio ambiente (passeio de barco)

37 37


Atividades de ciência em São Carlos

Participantes Estação Ciência Escolas Participantes Centro de Divulgação Científica e Cultural Instituto de Física Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

38


ciência Atrações que popularizam e divulgam a ciência de uma forma descontraída e divertida para o grande público. Mostras, experimentos, kits, laboratórios, oficinas abordam temas sobre Física, Matemática, Geografia, Geologia, Astronomia e outros.

39


40


ciência Ações n Exposições n Planetário n Observatório n Experimentos n Oficinas de ciência n Teatro – apresentação de espetáculos com temas científicos n show de física

41


Palestra sobre qualidade de vida, em S達o Pedro

42


professores envolvidos na Estação USP

Ana Maria Setubal Pires Vanin . ...........(Meio Ambiente/IO) Antonio Aprígio da Silva Curvelo .........(Ciências/DCCC –USP de São Carlos) Carlos Bezerra de Albuquerque . ..........(Esporte/Cepeusp) Christina Rizzi . ....................................(Artes Plásticas/ ECA) Claudia Forjaz . ....................................(Fisiologia /EEFE) Cremilda Medina .................................(Literatura/ ECA) Eduardo Coutinho . ..............................(Teatro/ ECA) Fuad Daher Saad .................................(Show da Física/IF) Gladson Oliveira da Silva .....................(Capoeira/Cepeusp) Isabel Setti ..........................................(Teatro/EAD) Maria Dora Mourão .............................(Cinema da USP) Pedro Paulo .........................................(Teatro e Música/ECA) Ramachrisna Teixeira ..........................(Observatório de Valinhos/IAG) Roseli de Deus Lopes ...........................(Ciências/Estação Ciência) Sumaya Mattar Moraes .......................(Artes Plásticas/ECA) Teresa Bartholomeu ............................(EEFE) Valéria Flora ........................................(Centro de Biologia Marinha)

43


números 75 ANOS 5 MIL

professores

1º colocada no ranking da América Latina

80 MIL

94º colocada no ranking mundial

15 MIL

Responsável por 28% da produção científica brasileira

229

15º colocada em produção científica

alunos

funcionários cursos

44

da Universidade de São Paulo

(Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan)

(ranking mundial)


números da Estação USP

7 edições – a Estação USP acontece desde 2002

96 mil pessoas já foram beneficiadas 9 cidades

já participaram da Estação USP

Águas de São Pedro, São Pedro, Atibaia, Brotas, Mococa, São Carlos, São Sebastião, Campos de Jordão e Cananéia

312 estudantes da USP já fizeram parte da Estação USP 3 núcleos

de impacto social

grupo de teatro, em Brotas núcleo de cinema, em Mococa pólo de qualidade de vida, em Atibaia; edição do livro “Doces histórias”, em Mococa

45


atividades móveis* Ciência ¨ Exposições ¨ Experimentos ¨ Oficinas de ciência ¨ Teatro – apresentação de espetáculos com temas científicos ¨ Show de Física

Qualidade de vida ¨ Avaliação e orientação nutricional ¨ Avaliação e orientação de exercício físico ¨ Medição de glicemia ¨ Medição de pressão arterial ¨ Aulas de culinária saudável e reaproveitamento dos alimentos ¨ Capoeira ¨ Jogos esportivos ¨ Caminhadas ¨ Corridas ¨ Ginástica ¨ Yoga ¨ Fitness ¨ Badminton ¨ Box Educativo ¨ Futebol de rua ¨ Alongamento ¨ Parede de escalada ¨ Cama elástica ¨ Recreação infantil orientada para a prática de uma boa alimentação

Arte e Cultura ¨ Teatro - apresentação de espetáculos teatrais ¨ Oficinas de teatro ¨ Cinema – exibição de filmes ¨ Oficinas de vídeo ¨ Música – apresentações musicais ¨ Oficinas de música ¨ Artes plásticas – oficinas de desenhos e artes ¨ Danças – apresentações ¨ Oficinas de dança ¨ Livros – produção e impressão ¨ Oficinas de literatura ¨ Exposições – obras, painéis, objetos, desenhos e fotos

* sob avaliação das condições da infra-estrutura da cidade

46


atividades fixas Ciência ¨ Planetário ¨ Observatório

Ciência ¨ Observatório

Arte e Cultura ¨ Xilogravura – visitas à Casa da xilogravura ¨ Oficinas de xilogravura

SÃO CARLOS

CAMPOS DO JORDÃO VALINHOS

SÃO SEBASTIÃO

CANANÉIA

Meio ambiente ¨ Visitas monitoradas às praias ¨ Oficinas de artes e desenhos com temas ambientais ¨ Exposição de aquários com animais vivos ¨ Exposição de animais empalhados ¨ Vivência prática com o meio ambiente (passeio de barco)

Meio ambiente ¨ Visitas monitoradas às praias ¨ Trilha subaquática ¨ Oficinas de artes e desenhos com temas ambientais

47


patrocĂ­nio cotas

Arte e cultura R$

154

TOTAL R$

mil

602

mil

qualidade de vida R$

224

mil

meio ambiente R$

84

mil

CiĂŠNCIA R$

48

140 mil 48


parceiros

prefeituras Águas de São Pedro

Atibaia mococa

Brotas são carlos

Campos do Jordão são pedro

cananéia

são sebastião

49


depoimentos “Não basta investir, tem de participar! A intenção era escolher projetos que tivessem a ver com o jeito Avon de ser” Cida Medeiros coordenadora de comunicação da Avon Cosméticos

“Os participantes sairam mais conscientizados sobre as mudanças de hábito para preservar a saúde” Carlos Valentino funcionário da prefeitura de Atibaia

50


“A resposta da população foi positiva e a experiência com o público trouxe grande aprendizado para a minha futura carreira” Pamela C. David aluna do curso de Nutrição da USP

“Foi uma sensação maravilhosa e contagiante a experiência de pisar no palco pela primeira vez” Maize Rosendo dos Santos participante da oficina de teatro em Brotas

“Nossas atividades criaram motivação para implementação da capoeira nas escolas” Gladson de Oliveira professor de capoeira do CEPEUSP

51


Expediente Equipe Estação USP Lupercio Tomaz Coordenação Geral Verônica Lopes Coordenação de produção e equipe Ivanir Ferreira Coordenação de produção e divulgação Thais Helena Coordenação de produção e materiais publicitários Cristiane Pradella Coordenação de produção e logística

Catálogo Estação USP Realização Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade Edição e fotos Ivanir Ferreira de Souza Lopes Projeto Gráfico e Edição de Arte Thais Helena dos Santos

52


Contato: Marketing USP Telefone: (11) 3091-4806 Site: www.usp.br/estacaousp


Estação USP  

Catálogo do evento realizado

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you