Revista graciosa country club ed 240 agosto 2017

Page 60

artigo

ga stron omia

ter raz as d e los an des terroir argentino com savoir-faire francês te x to

60

el is

A

Terrazas de los Andes é uma vinícola relativamente jovem, como a maioria das vinícolas de grande prestígio em Mendoza, mas que carrega um DNA francês, seja na maneira de plantar, como na elaboração dos vinhos. A Terrazas é uma das empresas do conglomerado de luxo LVMH - Louis Vuitton Moët Henessy, que também abriga em sua gama de produtos a Moët Chandon. Foi, na verdade, a Moët, que iniciou em 1959 as investigações para explorar o terroir em solo mendocino. Fundada no final dos anos 90, inicialmente para a elaboração dos tintos, a Terrazas de los Andes está localizada no coração de Mendoza, em Perdriel. Seus vinhedos antigos, emoldurados pela belíssima Cordilheira dos Andes, são enxertados com mudas selecionadas. O nome Terrazas provém de uma série de terrenos entre 600 e 1800 metros aos pés da Cordilheira dos Andes, onde são plantados os vinhedos de Malbec, Cabernet Sauvignon, Torrontés e Chardonnay. A escolha da altitude vem de acordo com a variedade da uva, para obter a maturação ideal e usufruir da melhor amplitude térmica que é o grande diferencial da região de Mendoza. As uvas quando chegam a vinícola são cuidadosamente selecionadas e resfriadas a uma temperatura ideal para iniciar a elaboração. O fato de estar em um território desértico, onde a temperatura do dia pode ser muito alta, cria a necessidade deste cuidado para determinar a elegância final do vinho. Estes cuidados concedem a uva maior complexidade de aromas e sabores com uma estrutura notável, potente e equilibrada no paladar. A Terrazas de los Andes é conhecida internacionalmente pela excelência de seus vinhos. Por produzir em território argentino à maneira francesa. Tamanha elegância é encontrada no vinho Cheval des Andes, um projeto que une a Terrazas de los Andes com o ícone francês Château Cheval Blanc. Esta aliança permitiu a criação de um Grand Cru do Novo Mundo. Um blend de Cabernet Sauvignon e Malbec que exibe numa garrafa elegância e exotismo, com potência, frescor e autenticidade.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

ca b a n i l h a s

gl aser

Além do vinho, um show a parte é a Casa Terrazas. Uma exclusiva casa de hóspedes com seis luxuosas suítes, decoradas com um estilo inspirado nos varietais Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Petit Manseng e Torrontés, as mesmas variedades dos vinhos da vinícola. Se hospedar nessa casa permite uma experiência única para quem se aventura por Mendoza. Não é muito fácil conseguir disponibilidade nessa residência, uma vez que entusiastas do mundo inteiro disputam esse espaço, mas pelo menos um almoço na Terrazas é essencial para quem deseja experimentar uma bem sucedida harmonia entre França e Argentina. O restaurante atende mediante reserva e serve um menu inspirado na tradição de Mendoza, onde ingredientes frescos, plantados no local, são cuidadosamente preparados por uma equipe primorosa, com pratos repletos de aromas, texturas e sabores. Certamente umas das melhores experiências gastronômicas de Mendoza. Para conhecer a Terrazas de los Andes é só acessar: www.terrazasdelosandes.com/pt/book-a-visit .

de s e j o s de baco Chegou recentemente ao Brasil o Chan de Rosas Albariño (R$ 90), um vinho branco das Rías Baixas, na Galícia, localizado no noroeste da Espanha. O vinho, elaborado pelo enólogo Marcos Lojo a partir de vinhedos no Vale do Salnés, em Pontevedra, faz parte do Premium Fincas, projeto do produtor Oscar Montaña junto com outras tradicionais famílias espanholas. A novidade chega ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

E l is Ca ba n il has G l as er Jornalista, Sommelier e Editora da Revista Vinicola, primeira publicação 100% digital sobre vinhos e gastronomia do Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.