Issuu on Google+

P Ú

B

A I C

D E FE

L

N

S

I A O R

DI

ST

RITO FEDE

L A R

B A N C O D E A R T E F AT O S JURÍDICOS Manual de Utilização

Defensoria Pública do Distrito Federal Escola de Assistência Jurídica - EASJUR


Introdução A ferramenta de busca unificada Banco de Artefatos Jurídicos é uma iniciativa da Escola de Assistência Jurídica desta instituição, a Defensoria Pública do Distrito Federal. Ela é fruto de muito trabalho da equipe envolvida e de convênios firmados com o TJDFT Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, para disponibilização de informações de jurisprudência, e com a Defensoria Pública de São Paulo, para troca de Peças e outros artefatos jurídicos. A contribuição ímpar dos Defensores Públicos foi crucial na consolidação do vasto arquivo de peças jurídicas utilizadas na atuação da instituição frente à população do Distrito Federal. Na busca de jurisprudências, é possível a busca e visualização de mais de 50 mil acórdãos, todos já filtrados para mostrar somente a atuação desta instituição, constituindo uma ferramenta poderosa para balizar e melhorar cada vez mais o trabalho dos usuários da ferramenta. Na busca por outros ar tefatos, estão disponíveis diversos documentos, inclusive peças, artigos e cartilhas, prontos para download a apenas um clique. Através da unificação da busca por toda a informação disponível, simplificamos a interface do usuário com a ferramenta para facilitar sua utilização. Escrevendo sua busca apenas uma vez, é possível encontrar, ao mesmo tempo, documentos diversos e informações de jurisprudência na mesma interface.


5 1 2 3

4


A Ferramenta

2. Marcador de Texto

1. Campo de Busca

Utilize o botão “Marcar resultados encontrados” para evidenciar com a cor amarela os termos buscados nos resultados encontrados.

O campo de busca é o mais importante da ferramenta. Nele você deve digitar os termos pelos quais deseja buscar e submeter a busca. Para submeter, aperte a tecla ENTER com o campo de busca selecionado ou aperte o botão

.

Os termos da busca quando separados por espaço em branco possuem relação de OU. Se você buscar por saúde pública a ferramenta encontrará documentos que possuam tanto a palavra saúde quanto a palavra pública ou as duas ao mesmo tempo. Se você quiser encontrar apenas documentos que possuam as duas palavras ao mesmo tempo, deve buscar por: +saúde +pública Além disso, se deseja encontrar um termo composto, ou seja, que possua espaço em branco, utilize aspas duplas: “saúde pública”

3. Controle de Paginação Para controlar o número de resultados apresentados por página, utilize o Controle de Paginação. Você pode usar o menu e selecionar o número de resultados por página ou usar o slider, movimentando da esquerda para a direita.

4. Resultados Encontrados Nesta área você encontra os resultados da sua pesquisa, divididos em suas respectivas categorias. Caso deseje pesquisar em apenas uma das categorias, digite o texto da sua pesquisa no Campo de Busca e clique na categoria desejada.

5. Menu de Navegação O Menu pode ser utilizado para navegar e acessar outras áreas da ferramenta de Artefatos Jurídicos, como a navegação de arquivos e a área de contato.


Navegação de Documentos Através da Navegação de Documentos o usuário tem acesso a peças, artigos, teses, cartilhas e outros documentos organizados por categoria de maneira rápida e fácil. Basta clicar nas pastas para ver seu conteúdo e clicar nos arquivos para baixá-los.


~ operador de proximidade

Pesquisa Avançada Estão disponíveis para pesquisas avançadas operadores como: + torna um termo obrigatório +mulher +agressão retorna resultados que contenham os termos mulher e agressão simultaneamente. - retorna resultados que não possuem o termo +mulher -agressão retorna resultados que possuam o termo mulher mas não possuam o termo agressão. ? curinga para apenas um caractere alun?s retorna resultados que contenham termos como alunos, alunas e etc. * curinga para zero ou mais caracteres auto* retorna resultados que contenham termos iniciados pelo prefixo auto.

“vítima agressor”~10 retorna resultados que contenham os termos vítima e agressor separados por até 10 palavras de distância.


Contato Utilize o formulĂĄrio de contato para falar com os desenvolvedores, oferecendo sugestĂľes para melhorias, reportando erros e defeitos e, tambĂŠm, mandando elogios.


Manual do Banco de Artefatos Jurídicos