Issuu on Google+

imaginarium

Marivane Oliveira Vanessa Horrana


História da marca

A história de sucesso da Imaginarium começou ainda na década de oitenta, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento: a qualidade de vida da família era prioridade. O casal começou a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, que eram vendidos na vizinhança. A demanda foi tão grande que a produção teve que se profissionalizar. Em pouco tempo, os produtos já estavam sendo comercializados em grandes lojas de departamento. Sempre em busca de bem-estar e qualidade de vida, a família se mudou para Florianópolis em 1991, quando nasceu a marca Imaginarium. No início, os produtos tinham muita madeira, aconchego, itens de cozinha, tudo sugerindo experiências para serem compartilhadas em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência.


Sobre a loja

Em apenas quatro anos já havia quinze franquias da Imaginarium no Brasil, hoje são 145 lojas exclusivas, além de canais de e-commerce e 600 multimarcas. Durante esse tempo, a equipe Imaginarium também cresceu somando atualmente mais de 750 profissionais distribuídos em três sedes em Florianópolis (Escritório de Criação, Escritório de Franquias e o Centro de Distribuição) e um escritório internacional. A empresa que cresceu e se consolidou como referência em design com inovação e diversão, mais conhecido como fun design. Sua maior missão é trabalhar todos os dias para que o cliente sempre encontre nas lojas produtos que emocionem e levem diversão ao seu dia a dia.


Identidade visual O projeto de identidade não se esgota no desenho da marca, mas se estende às mais diversas aplicações. Para que tudo tenha mais sentido e seja ainda mais completo, foi criada uma estampa institucional de apoio, que estará presente não só nos pontos de venda, mas também em muitas peças comemorativas. O texto que compõe a padronagem foi pensado com todo cuidado, para dar significado àquilo que mais se preza: a liberdade de imaginar. O verbo que dá sentido ao nosso nome ganha ainda mais força e destaque. Eles esperam que as pessoas se identifiquem não só com o gráfico, que é rico em detalhes, mas com o texto que traduz o jeito de pensar e de fazer fundesign.


Identidade visual - Texto

Quem imagina, imagina algo em algum lugar. Quem imagina? Eu, tu, ele, nós, avós, eles. Todas as pessoas, no plural ou no seu singular. Imaginar é verbo transitivo direto. Imagine direto. Transite pelo seu imaginar. Imaginar é verbo infinitivo. [imagine infinito] Que rima com amar, cantar, HA HA HA, bla bla blar. É divertido imaginar. Solte o verbo. Imagine por inteiro, Imagine de verdade. Imaginar é provocar a realidade.


Logomarca

Se uma marca é um estado vivo, recheado dos atributos físicos, psicológicos e emocionais de uma empresa, eles tem razões significativas que justificam a atualização do desenho. Há algum tempo entenderam que a marca deveria sofrer algumas mudanças, para acompanhar a evolução do mix de produtos e do comportamento como empresa. Buscaram uma marca lifestyle, que se preocupa em traduzir, através dos seus produtos e do seu posicionamento, um jeito mais divertido, leve e irreverente de ver o mundo. Se os consumidores pensam dessa forma, eles também pensamos assim. A essência de toda a mudança foi orientada pelos seus pilares: irreverência, diversão, liberdade, surpresa. Querendo traduzir tudo isso através de uma marca acessível, mutante mas coerente, humana e feliz. Assim como as pessoas são, ou, pelo menos, deveriam ser.


Logomarca atual

Além dos ajustes em no lettering, que está mais orgânico, com um desenho mais exclusivo e moderno, o balão de imaginação assume um papel ainda mais relevante em na comunicação. O resultado é aparentemente simples, mas muito significativo: o balão ganha vida. A partir de agora, ele é janela através do qual se tem um recorte divertido do mundo. Ele contém, mas também é conteúdo. É um espaço fértil, original, divertido, irreverente, independente, com atitude


Perfil do consumidor O público que faz a marca é formado por mulheres (80%), na faixa etária entre 18 e 35 anos. O detalhe é que elas também compram para os homens, o que talvez explique que após Natal e Dia dos Namorados, o Dia dos Pais seja a terceira melhor data de varejo para a rede.


Produtos A marca abrange uma variedade enorme de produtos, tanto objetos pessoais quanto para casa, No blog do da loja encontra-se várias informações, dicas de decoração e de presentes para cada evento.


Tabela de Produtos

A imaginarium tem nos dias atuais 406 produtos da prĂłpria marca a venda distribuĂ­das em 50 categorias e com valores de R$7,90 atĂŠ R$814,90.


Top 10 produtos #1.Mochila sarja Poá #2.Árvore Flor de Luz Tecido #3. Rádio Amplificador Retrô #4. Jogo Quero Mais Sedução #5. Porta-Retrato em Caso de Saudade #6. Fronha Psiu Te Amo #7.Almofada Massageadora Speaker #8. Painel de Foto Nosso Amor #9.Almofada Massageadora Para Pés Corujinha #10. Copo Térmico I Love You


Top 10 produtos


Vitrines

Dia dos namorados

Volta ás aulas

Páscoa

Natal

A imaginarium lança a cada data comemorativa uma nova vitrine que é seguida em todas as franquias. 15 diferentes vitrines temáticas por ano são montadas simultaneamente em todas as lojas da rede.


Lojas Loja em Passo Fundo-RS

A loja est叩 localizada no shopping Bella Citta. Podemos observar que nesta loja como nas outras imaginarium, as paredes s達o pretas com os objetos a mostra ocupando toda a parede, nessa loja os objetos est達o separados por categoria feminina em uma parede e masculina em outra, os produtos s達o divididos em categorias .


Lojas Loja em Salvador

A loja está localizada no shopping Barra. Esta loja segue o exemplo já dado na primeira , com as paredes pretas e os produtos ocupando toda a parede,os produtos também são divididos por feminino e masculino e separados por categorias .(Eletrônicos no início da estante, porta retratos e espelhos pendurados por cima das estantes na parede) .


Lojas Loja em Santa Catarina

Santa Catarina tem as maiores lojas da imaginarium. Nesta loja podemos observar o que j谩 foi dito sobre as duas anteriores, mas por ser maior ela tem espa莽os diferenciados para acess贸rios de casa, que ficam expostos na prateleira ao fundo da loja, e uma ilha no centro da loja com eletr么nicos .



Imaginarium