Issuu on Google+

PROJETO “HORTA EDUCATIVA”

“Em defesa do planeta. Mudar atitudes. Esse é o ponto de partida para construir uma consciência ambiental, e, assim, garantir que as novas gerações passem a lutar dentro (e fora) do espaço escolar- por um mundo mais sustentável”. Revista Nova Escola-maio,2007.

1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 Áreas do conhecimento envolvidas: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Ensino Religioso, Filosofia, Arte, Música e Inglês. 1.2 Turmas envolvidas: Turmas do 3º ano. 1.3 Professora responsável: Ana Rosa Constantino

2. JUSTIFICATIVA: O trabalho com horta e jardinagem é uma das formas da criança manter um contato direto com a natureza a partir da observação da vida em desenvolvimento, cuidados e preservação da natureza, ciclo da vida. Como “cuidar” faz parte da nossa filosofia, o projeto Horta Educativa e Jardinagem visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe, posturas alimentares, construção de hábitos saudáveis e ações de solidariedade. O jardim é um fator decorativo que deve ser harmonizado com o meio ambiente.


3. OBJETIVOS GERAIS: •

Incentivar o cultivo de algumas plantas e flores;

Problematizar situações observadas e buscar soluções no grupo;

Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;

Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;

Observar e registrar o desenvolvimento das hortaliças e flores;

Reconhecer a importância das plantas medicinais;

Desenvolver a consciência ecológica;

Refletir sobre a importância do cuidado diário;

Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;

Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;

Cooperar em projetos coletivos;

• •

Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde; Promover uma Campanha Solidária com a participação do coordenador de Ensino

Religioso; •

Contribuir para a melhoria do meio ambiente. Na horta escolar não há uma produção em larga escala, mas sim uma amostra

significativa dos ciclos de vida dos vegetais e dos animais a eles relacionados. Além disto, todo o processo de montagem e manutenção desse espaço deve estar integrado ao ensino de todas as áreas do conhecimento.

3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dentre

os

objetivos

específicos

encontram-se

sensibilizar os alunos quanto a manutenção e preservação da Horta Educativa e Jardinagem, entendimento e relevância de área verde. Acreditamos

que

ao

conhecer

as

necessidades

e

fragilidades das plantas, os alunos possam a se preocupar ainda mais com as necessidades pessoais, como os estudos, com o


trabalho enfim, cabe-nos sensibilizá-los para que “contemplem o fascínio da vida”, aprendendo como os sintomas que comandam a vida na terra funcionam.

4. DESENVOLVIMENTO: •

Durante o mês de maio os canteiros estarão previamente preparados.

Explorar o reconhecimento de formas geométricas e o uso dos sistemas de

medida. •

Explorar também a percepção de textura, do cheiro e das cores do solo.

Destacar os animais e os restos orgânicos encontrados.

A semeadura desenvolve as habilidades manuais e é outro momento em que a

matemática pode ser trabalhada através da contagem de sementes e medidas dos sulcos ou covas. *Cada professor refletirá sobre o tipo de semente a ser semeada.

SELEÇÃO DE HORTALIÇAS PARA O PLANTIO (SUGESTÕES) a) Jardim/canteiro de alface – 3º ano A b) Composteira/canteiro de tomate – 3º ano B c) Plantas medicinais/canteiro de cenoura – 3º ano C d) Viveiro/canteiro de tempero verde e couve – 3º ano D e) Minhocário/canteiro de beterraba - 3° ano E. Contamos com a participação da equipe técnica, bem como o pessoal de apoio (jardineiro e auxiliar de serviços gerais).

SEMEADURA * Colocação das sementes no solo pelas crianças. (O professor deverá orientar a quantidade de sementes colocadas bem como a forma mais adequada de semear).

MANEJO DA HORTA


Serão levadas a efeito no manejo da horta e jardim: • Cada canteiro deverá ter o nome da planta que foi semeada para facilitar os estudos. • Irrigar diariamente observando o horário para sua efetivação, elaborar uma escala entre os alunos da turma. (É fundamental refletir com as crianças sobre a importância do cuidar). • Horários ideais para a irrigação: *Turno matutino- logo cedo entre 7:30h e 17:00h •Retirar plantas invasoras. •Visitar com frequência a horta. •Afofar a terra próxima às mudas. •Registrar o desenvolvimento através de fotos, desenhos, relatos, textos coletivos. •Completar nível de terra em plantas descobertas. •Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus). •Problematização da quantidade plantada e da quantidade germinada. •Flores cultivadas em terra se adaptam a qualquer clima porque são condicionados a conviver com as mudanças do tempo. •Visita a Feira do verde. •Em Inglês: Dobraduras de flores com seus respectivos nomes. •Arte: enfocar a pintura com estudo para contemplação da natureza (flores especialmente).

COLHEITA A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Cada turma irá definir como culminar o fechamento do projeto. Preparar uma receita, uma doação, um suco ou outro de acordo com a criatividade de cada turma.

5. DURAÇÃO: 2ª e 3ª etapas.


6. RECURSOS: •

Cercar o local das flores, usando madeiras (pintar de branco);

Colocar um caminho com pedras (brita), para acompanharmos o desenvolvimento das flores;

Sementes de girassol, kalanchoe...

15 pacotes de sementes.

Textos informativos sobre vegetais.

5 placas de madeira para identificação dos canteiros;(horta)

2 sacos de terra adubado;

12 pás pequenas;

1 mensageira do vento;

Cata ventos artificiais;

5 placas de cuidado “Cuide do verde”, “Não pise”, “Sou um ser vivo, preciso de carinho”...

Elaboração de um croqui com os espaços de cada turma determinadas para o plantio;

Filme: Flores e árvores- Walt Disney;

Histórias: Uma viagem com muitas mães (Nye Ribeiro), Quem vai salvar a vida? (Ruth Rocha)

Aulas no laboratório de informática e Ciências;

*Carta da Terra. •

Explorar com a turma a Carta da Terra.

• Semanalmente cada um poderá registrar como está o desenvolvimento do que foi plantado com desenhos. • Cartões xerocados para cada aluno em papel canson com a frase: *Projeto Horta Educativa e Jardinagem. “Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra”. Leonardo Boff


7. AVALIAÇÃO: Avaliaremos durante todo o processo em atividades específicas estipuladas pela própria professora.

8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: •

Horta Educativa, Programa de Comunicação Ambiental da ArcelorMittal, Escolas, 2007.

Jornal A Gazeta, revista AG, março, 2010 – nº 96.

WWW.google.com- Plantio de horta e jardinagem.

Flor é Ser – 2009 (folheto).


Projeto horta 3ª série