Page 1

Editorial

Pequenos gestos fazem a diferença A precipitação e o frio dos últimos meses foram bastante intensos, tornando este Inverno um dos mais rigorosos de que há lembrança. O que sucedeu na Madeira é exemplo disso, sendo alvo de grandes chuvadas que provocaram o caos em algumas zonas da ilha, e, consequentemente, dezenas de pessoas faleceram. Aproveitamos, desde já, para deixar umas palavras de solidariedade e apoio aos madeirenses, em nome da equipa da Mundo das Plantas & Jardinagem. Esperamos que o ‘Jardim do Atlântico’ floresça rapidamente, e com a força de vontade e empenho que os seus cidadãos têm demonstrado isso acontecerá brevemente, e, com certeza, ficará ainda mais belo. Não só no nosso país, mas em muitos locais do mundo têm ocorrido temporais e sismos com frequência. A Natureza tem revelado a sua fúria e, em última análise, a revolta é contra nós, humanos, que, muitas vezes, por egoísmo temos destruído a nossa aldeia global. Comece em sua casa, no seu jardim. Apesar de ser uma frase já gasta, é certo que ‘pequenos gestos podem fazer a diferença’, como, por exemplo, adoptar o método biológico no seu jardim, como se pode ler na pág. 22 desta edição.

Esquecendo um pouco as intempéries, é altura de dar as boas vindas à Primavera. Chegou com ‘pezinhos de lã’, pois além de o ter feito subtilmente, ainda não mandou embora o frio. No entanto, tímidos raios de sol já nos alegram o espírito, e muitas plantas, se falassem, partilhavam a sua alegria por entrar nesta estação: como é o caso das Begónias e das Gerberas, as que temos em destaque este mês. A plantação de plantas anuais em vasos ou floreiras, as orquídeas silvestres, o perigo das plantas tóxicas para os animais de estimação e a importância das sementes são temas, entre muitos outros, que pode ler nesta publicação. Não perca ainda a reportagem sobre a Expo Jardim, a feira de referência do sector, que decorreu de 11 a 14 de Março. E não se esqueça, tornar o planeta mais sustentável também depende de si!

Marisa Teixeira

PROPRIEDADE

JOELI Publishing Portugal Redacção, Publicidade e Marketing R. Joaquim António de Aguiar, Nº 35, 4º dto. 1070-149 Lisboa NIF: 508391148

Directora Geral: ­­Elisabeth Barnard | Directora: ­­Elisabeth Barnard Redacção: Marisa Teixeira (m.teixeira@joeli.pt) Tânia Martins (t.martins@ joeli.pt) | Publicidade: Susana Maravilha (s.maravilha@joeli.pt) - Tel. 213 805 033 | Marketing e Assinaturas: Ana Murta (a.murta@ joeli.pt) - Tel. 213 805 048 Departamento de Arte: Isabel Colaço - (i.colaco@joeli.pt) | Esta edição contou com a ajuda de: ALB, Árvores de Portugal, António Machado, António Rios, Fernanda Botelho, Henrique Leite, Joana Silva, Jorge Neves, José Santos, Maria Antónia Côrte-Real, Maria Clara Pereira, Miguel Rios, Pedro Rau, Raquel Chantre, Valdemiro Gonçalves Pereira, Viveiros Monterosa | Impressão: Sogapal - Sociedade Gráfica de Paiã, S.A.- Estrada das Palmeiras - Queluz de Baixo - 2745-511 Agualva-Cacém Tel: 214 347 100| Distribuição: VASP, Distribuidores de Publicações - Media Logistic Park - Quinta do Granjal - Venda Seca - 2735-511 Agualva Cacém - Tel: 214 337 000 | Tiragem: 8.500 exemplares | Periodicidade: Mensal | Preço: 3.50 € (continente) (IVA Incl.) | ERC Nº de Registo: 125 554 | Depósito legal: 290 870/09 Nota: As opiniões, notas e comentários são da exclusiva responsabilidade dos autores ou das entidades que produziram os dados. Nos termos da lei, está proibida a reprodução ou a utilização, por quaisquer meios, dos textos, fotografias e ilustrações constantes desta publicação, salvo autorização por escrito. © Joeli Publishing Portugal, Lda.

MUNDO DAS PLANTAS & JARDINAGEM Abril 2010

3

Editorial Mundo das Plantas e Jardinagem  

Editorial da revista Mundo das Plantas e Jardinagem

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you