Page 1

A LITERATURA Sob outras formas de expressão artística


A LITERATURA sob outras formas de expressão artística O desenvolvimento de outras formas de comunicação social ao longo do séc. XX tornou alguns escritores nomes familiares do chamado grande público, o que nem sempre, todavia, significava que a sua produção literária se tornasse substancialmente mais lida, uma vez que não se foram desenvolvendo hábitos de leitura na população.


A LITERATURA sob outras formas de expressão artística Vitorino Nemésio (1901-1978), por exemplo, tornou-se especialmente conhecido por aparições semanais na televisão nos anos 70, em que evidenciava um estilo coloquial cativante que não escondia uma vasta cultura. Atrás de si tinha, porém, décadas de atividade como escritor e professor de literatura. Foi poeta, romancista e ensaísta e deixou vincada na sua obra a origem açoriana e um sentido apego a tradições populares. Mau Tempo no Canal (1944) reflete bem a consciência social e literária dum escritor fisicamente ausente da sua terra natal, mas que a ela recorre como tema inesgotável.


A LITERATURA sob outras formas de expressão artística Nos anos 60 o cinema foi veículo divulgador de parte da obra de Fernando Namora (19191989), que passou do Neo-realismo ao Existencialismo à medida que se afastou dos meios rurais e se radicou nos centros urbanos. Retalhos da Vida dum Médico, com um primeiro volume lançado em 1949, relatando experiências vividas no interior do país, e outro publicado em 1963, já com referências ao exercício da Medicina na capital, permitem, por si só, acompanhar a transformação do escritor e foram adaptados ao cinema, tal como Domingo à Tarde (1961), em que formula já questões de ordem metafísica.


A LITERATURA sob outras formas de expressão artística A reflexão sobre a natureza humana foi praticamente o tema de quase toda a produção literária de Vergílio Ferreira (1916-1996), exemplo mais claro do Existencialismo. Também graças a uma conseguida adaptação cinematográfica, Manhã Submersa, um dos seus primeiros livros (1944), tornou-se um êxito literário muito após a sua primeira edição. A Aparição é um dos seus livros estudados nas escolas.

A literatura sob outras formas de expressão artística  

A literatura sob outras formas de expressão artística

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you