Issuu on Google+

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Curso EFA – S -Tipo C Ficha de Trabalho n.º 2 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD: Redes de Informação e comunicação (STC – 5) Data: 09/04/2013 Nome: Marisa Gomes, nº16 Nome: Rafael Dourado, nº21

Organização dos materiais criados durante a aula 1. Cada aluno criará as pastas e os ficheiros fornecidos pelo professor, bem como o trabalho realizado para a ficha de trabalho nº1, da passada aula.

Novas TIC 2. Pesquisa na internet sobre as Novas TIC (Tema). Deve elaborar trabalho que: 

 

 

Explica e identifica o que são as novas TIC (deve colocar imagens sobre as diferentes TIC e no final do trabalho colocar toda a webgrafia, quer do texto quer das imagens); Indica quais lhe parecem, em geral, as vantagens e desvantagens das Novas TIC (enumere pelo menos cinco vantagens e cinco desvantagens); Refere quais das novas TIC costuma utilizar e de que forma, por exemplo utiliza o telemóvel para comunicação oral e escrita, para fotografia pessoal e para trabalho de escola, para pesquisar na internet, etc.; Refere quais as Novas TIC que gostaria de possuir; Opina sobre a posse e utilização das novas TIC pelas classes socioeconómicas (pobre, média e alta).


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

2. 

As novas TIC

Nomeiam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A maioria delas caracteriza-se por agilizar, horizontalizar e tornar menos físico o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Exemplos de Novas TIC’s: - computador

O computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, de entre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-webcams

A webcam é uma câmara de vídeo de baixo custo que capta e transfere imagens para o computador. Pode ser usada para videoconferência, monitoramento de ambientes, produção de vídeo e imagens para edição, entre outras aplicações.

-CDs e DVDs

CD (abreviatura de Compact Disc) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à do DVD.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-pendrives

Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, permite a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas.

-telemóvel

O telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/recetor.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-TV por cabo

A televisão por cabo é um termo que se refere a serviços de televisão baseados em assinatura. Uma televisão por assinatura oferece uma quantidade elevada de canais em relação à televisão aberta, e cobra uma quantia por isso, geralmente em frequência mensal.

-o correio eletrónico (e-mail)

O correio eletrónico ou ainda e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrónicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-a internet

A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A internet permite uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web.

-os websites e home pages

Um website ou site é um conjunto de páginas web. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, ou sítio, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais desenvolvido pela Adobe Systems.

- digitalização de imagens (scanners)

O digitalizador é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-a fotografia digital

Designa-se por fotografia digital a fotografia tirada com uma câmara digital ou determinados modelos de telemóvel, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites. Dispensa, assim, o processo de revelação.

-o vídeo digital

O vídeo digital é um formato digital de vídeo que permite a gravação em fitas magnéticas. Tem a grande vantagem de um tamanho reduzido e qualidade superior, comparado ao formato VHS.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-o cinema digital (da captação à exibição)

O Cinema digital traz uma tecnologia que sofre constantemente novos aperfeiçoamentos. O mundo digital possibilita produzir um filme de forma mais barata e menos complicada.

-Wi-Fi

O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este facto torna-as atrativas.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

-Bluetooth

O Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio. O Bluetooth permite uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telemóveis, notebooks, computadores, impressoras, câmaras digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura.

Vantagens e Desvantagens das Novas TIC

Vantagens: - Muito maior facilidade na obtenção de informações; - Maior facilidade em contactar com outras pessoas; - Possibilidade de conhecer todos os países do mundo “sem sair de casa”; - Maior rapidez na actuação em casos de emergência; - Ajudam as crianças a melhorar o seu desempenho escolar, a sua atitude, a sua motivação, ultrapassar barreiras de linguagem e de comunicação.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Desvantagens: - Web crime; - Facilidade no acesso à pornografia por parte de menores; - Nem toda a informação é fidedigna; - Individualismo; - Perda de tradições e costumes (envio de cartas registadas, jogos tradicionais).

TIC que costumamos utilizar no nosso quotidiano

No nosso dia-a-dia, enquanto jovens, utilizamos essencialmente o telemóvel para nos mantermos contactáveis a longa distância através de chamadas, mas em grande parte através de sms. Em segundo lugar utilizamos o computador e por consequência o acesso à internet fundamentalmente para fazer pesquisas para trabalhos, consulta de jornais/revistas online, fazer downloads de músicas, jogar jogos, ver tv online, pesquisar websites de interesse pessoal e conversar online, com os amigos, através do facebook e do msn. Usamos ainda a televisão primeiramente como meio de informação, a fim de estarmos a par da actualidade (telejornal, documentários) e de outra forma através de programas de entretenimento familiar (telenovelas, jogos de futebol, filmes, etc). Por último, a câmara fotográfica como “lazer”. Quando realizamos passeios a locais diferentes, ou quando pretendemos recordar momentos.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

TIC’s que gostaríamos de possuir

De modo geral, temos acesso a praticamente todas a s Novas TIC’s. No entanto, não utilizamos todas de igual modo, como tal, gostaríamos possuir uma câmara fotográfica mais avançada e um computador portátil mais inovador.

A utilização das novas TIC pelas classes socioeconómicas (pobre, média e alta)

Como é natural, em todas as classes sociais há uma discrepância relativamente à posse e ao uso das novas TIC. Uma família mais carenciada certamente não possuirá recursos suficientes para adquirir algumas das novas TIC, especialmente as mais inovadoras como os telemóveis mais avançados (iphone), computadores “top de gama”, câmaras fotográficas digitais entre outros. Por outro lado as suas qualificações não permitirão o acesso/uso de, por exemplo, programas de computador mais específicos (Photoshop, produção de vídeos, excel, etc). Uma outra tecnologia a que estes indivíduos não têm acesso relaciona-se com a televisão por cabo. Possuem apenas televisão generalista. Relativamente à classe média de modo geral tem recursos para uma utilização razoável das Novas TIC. Apesar de por vezes o valor monetário ser tido em conta como condicionante na sua aquisição. Embora possuam estas novas tecnologias, com algumas condicionantes, por vezes são um tanto ou quanto rudimentares. A classe alta por oposição à classe baixa, tem a capacidade de adquirir todas as novas TIC sem sequer se preocupar com os custos que possam advir. Frequentemente fazem a actualização dos bens que possuem, procurando estar sempre a par dos últimos modelos.


ESCOLA SECUNDĂ RIA DE PENICHE

WEBGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologias_da_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7 %C3%A3o

http://3.bp.blogspot.com/_Obq1QqdQ6Js/TUcg_67n0DI/AAAAAAAAASs/YYmsSWAxN wI/s1600/computador.jpg http://www.lawyersandsettlements.com/blog/wpcontent/uploads/2010/02/webcam.jpg http://images03.olx.com.br/ui/11/17/39/1340823218_316220839_2-Fotos-de-Vendo-Ou-Troco-3-Dvds-Por-Blu-ray-Trocas-E-Vendas-1000-Cada.jpg http://img.americanas.com.br/catalog/skins/blog/001Imagens/pen-drivescoloridos.jpg http://direitoeconomia.com/ficheiros/iphone.jpg http://revistahometheater.uol.com.br/hotsites/tvpaga/wpcontent/uploads/ilust_02.jpg http://2.bp.blogspot.com/__EF7qill_RI/Sq01QCb2e_I/AAAAAAAAAEQ/ac0BoLkjnW4/s 320/webmail.jpg http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwlXh2vA15jKMc045hiGD0L82ZH9C2V_soPuOaakehkur1m52Hg http://www.frathwiki.com/images/f/f8/Dalcurian_Facebook_Homepage.jpg http://www.uboxcomunicacao.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/06/AtalhosPhotoshop.jpg http://www.inktechnologies.com/blog/wp-content/uploads/2012/03/FlatbedScanner.jpg http://3.bp.blogspot.com/KoFiAT_YTh4/TgB4hmTL37I/AAAAAAAAAJQ/HeuDu6fGhYk/s1600/Fotografia.jpg http://manurocket5.files.wordpress.com/2010/03/video-digital.jpg http://www.revistaogrito.com/page/wp-content/uploads/2009/05/imax_shark_big.jpg http://www.faculdadepromove.br/bh/up/imgs/wifi.jpg http://www.balaiodegato.com/wp-content/uploads/2012/01/bluetooth.jpg


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE


FichaTrabalho2