Page 50

Os efeitos biológicos da radiação podem ser somáticos ou hereditários. O primeiro ocorre na soma do indivíduo irradiado, enquanto que os hereditários se originam da introdução de danos na linhagem germinativa do sujeito e se manifestam em sua descendência. Para fins de proteção radiológica, os efeitos biológicos da radiação são classificados em estocásticos e determinísticos (não estocásticos).

3.10.3 Efeitos Estocásticos e Efeitos Determinísticos Efeitos Estocásticos são aqueles cuja probabilidade de ocorrência é função da dose, não existindo limiar, como é o caso do câncer. Assim, para qualquer indivíduo irradiado há uma chance de que certos efeitos atribuíveis à radiação se manifestem, mas só depois de um período de tempo longo (dezenas de anos) a partir do momento que ocorreu o evento de irradiação. Efeitos Determinísticos são aqueles que surgem num curto espaço de tempo (dias, horas, minutos) a partir de um valor de dose limiar e sua gravidade é função do aumento dessa dose. Estes efeitos incluem inflamação e ulceração da pele, náusea, vômito, anorexia, diarreia, queda de cabelos, anemia, hemorragia, infecções, etc. Esses efeitos são atribuídos, principalmente, à morte celular ou perda de capacidade de reposição de células de vida biológica relativamente curta, ou seja, aquelas que devem se manter em permanente estado de reprodução como as da medula óssea, as das camadas mais internas dos tecidos de recobrimento (pele, revestimento do sistema gastrointestinal,

recobrimento

de

glândulas)

e

aquelas

da

linhagem

germinativa. Alguns efeitos determinísticos esperados para intervalos de doses absorvidas pelo indivíduo adulto estão ilustrados na Tabela 4.

FORMA Infra-Clínica

DOSE ABSORVIDA < 1 Gy

SINTOMATOLOGIA Ausência de sintomas na maioria dos adultos.

Reações Gerais Leves

1 – 2 Gy

Astenia, náuseas, vômitos.

Hematopoiética Leve

2 – 4 Gy

Função medular atingida: linfopenia, leucopenia, 50

DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM RADIOPROTEÇÃO APLICADO A MEDICINA NUCLEAR  

Monografia da aluna Sarah Dias para conclusao de curso de Fisica na PUC/SP

DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM RADIOPROTEÇÃO APLICADO A MEDICINA NUCLEAR  

Monografia da aluna Sarah Dias para conclusao de curso de Fisica na PUC/SP

Advertisement