Page 1

Curso

Água & Ambiente Aproveitamento e reúso da água em edificações e paisagismo

Assistimos a uma verdadeira “inércia” global diante da eminente e urgente mudança dos padrões econômicos mundiais, focados em uma economia mais sustentável e adaptados aos limites reais dos insumos planetários. São várias as causas para essa inércia que começam pelas incertezas plantadas por entidades e corporações que não suportam a ideia da prosperidade de uma economia verde, e chegam às reais dificuldades técnicas, falta de equipamentos e de incentivo governamental. Mas o que precisamos fazer para, efetivamente, tornar nossas construções mais sustentáveis? Para ajudar a responder essa pergunta, o arquiteto Mário Hermes Stanziona Viggiano vem pesquisando, ao longo de mais de 15 anos, e ministra, desde o ano 2013, em parceria com o IAB e o CAU, cursos que buscam facilitar o aproveitamento e reúso eficiente dos recursos naturais em edificações. A proposta para 2016 está focada na água: o correto aproveitamento e reúso e as maneiras de gerir esse nosso valioso recurso natural. Realização:

Apoio:


Objetivos  Conceituar os sistemas de aproveitamento e reúso

da água para utilização em edificações urbanas e paisagismo;  Apresentar equipamentos e tecnologias apropriadas;  Apresentar tutoriais para projeto, dimensionamento, estudo de viabilidade e detalhamentos que utilizem sistemas de aproveitamento e reúso da água.

Método O curso se desenvolverá em quatro encontros noturnos, sendo que o primeiro dia é conceitual e expositivo. A partir do segundo dia, para cada um dos assuntos principais, teremos a seqüência: 1. Exposição teórica e técnica; 2. Estudo de casos; 3. Estudo de viabilidade; 4. Solução de problemas com a “chave de projeto”. A “chave de projeto” é uma ferramenta exclusiva do curso e é apresentada na forma de um infográfico impresso que registra de forma didática as possibilidades de combinação projetual levando em conta:  A origem da água a ser tratada;  As características da água a ser tratada;  Os processos de tratamento;  Os equipamentos de tratamento e,  O uso final da água tratada. O método didático prevê ainda a apresentação física de equipamentos e sistemas, além de filmes demonstrativos dos estudos de casos.

Facilitador O facilitador do curso será o arquiteto Mário Hermes Stanziona Viggiano, pesquisador a mais de 15 anos dos temas ligados à sustentabilidade na arquitetura, possuindo vários livros publicados e prêmios com destaque para o primeiro lugar no PRÊMIO PROCEL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, promovido pelo Programa Procel do Governo Federal. Maiores informações curriculares do facilitador, veja em: http://marioviggiano.blogspot.com.br facebook: https://www.facebook.com/mariohermesviggiano

Contato marioviggianoarquiteto@yahoo.com.br (61) 8146-3435

Cronograma Primeiro dia  Introdução;  Conceitos ligados à água;  Sistemas de tratamento;  Gestão dos recursos hídricos;  Chave de projeto – tutorial;  Exercícios para a tomada de decisão. Segundo dia  Aproveitamento das águas da chuva. Terceiro dia  Reúso das Águas cinzas;  Tratamento e/ou reúso das águas negras. Quarto dia  Irrigação;  Águas urbanas e paisagismo.

Data e horário de realização Primeira turma: dias 11, 12, 13 e 14 de abril de 2016; Segunda turma: dias 9, 10, 11 e 12 de maio de 2016. De acordo com demanda, terceira turma em junho/2016. Vagas limitadas a 40 alunos por turma. Horário: das 19 às 22 horas

Carga horária Quatro encontros com 3 horas, totalizando 12 horas.

Investimento Investimento no curso: R$ 280,00 (duzentos e oitenta Reais). Desconto de 20% para filiados ao IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CEnB (Clube de Engenharia de Brasília) e Senge/DF (Sindicato dos Engenheiros-DF) em dia com suas obrigações anuais e apresentando comprovantes.

Material didático Serão fornecidos como material didático auxiliar:  CD gravado com os slides da apresentação;  Apresentação impressa e encadernada para acompanhamento;  Planilhas e tutoriais avulsos para os exercícios;  “Chave de Projeto” impressa em quatro cores.


Conteúdo

Arquitetura sustentável

Estratégias de projeto

Água - conceitos

Sistemas de tratamento

Gestão dos recursos hídricos

Aproveitamento da água da chuva

Reúso das águas cinzas

Tratamento das águas negras

Irrigação

Águas urbanas

Paisagismo e água

Telhados verdes e água

Equipamentos

Viabilidade financeira

Estudos de casos

Folder 1  

Programa do curso ÁGUA & AMBIENTE a ser realizado em Brasília

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you