Issuu on Google+

1


INDICE Parte 1 – Menus do Sistema SGA 1.1 - Menu Home – Consolidado....................................................................................1 1.2 - Menu Processos.....................................................................................................1 1.3 - Menu Empreendimento.........................................................................................1 1.5 - Menu Ger Status....................................................................................................1 1.6 - Menu Financeiro....................................................................................................1 1.7 - Menu Farol............................................................................................................1

Parte 2 – Cadastros 1.4 - Menu Cadastros.....................................................................................................1 1.4.1 Cadastro de Cartório.............................................................................................1 1.4.1.2 Check list dos documento obrigatórios a todos os compradores.......................1 1.4.1.3 Check list dos documento obrigatórios a condição específica do cliente............1 1.4.2 Cadastro de Assessoria/Construtora.....................................................................1 1.4.3 Cadastro e edição do empreendimento................................................................1 1.4.4 Menu cadastros de funcionários...........................................................................1 1.4.5 Menu indicação de empreendimento a usuário....................................................1 1.4.6 Indicação de unidades para usuário......................................................................1

Parte 2 – Tela da Analise e o Workflow do analise. 3.1 Tela Processo...........................................................................................................20 3.1.1 Dados das fases e cadastrais do clientes.....................................................20 3.1.2 Tratativas....................................................................................................21 3.1.3 Adicionar Agendamento.............................................................................21 3.1.4 Fase 01 - Contato cliente.............................................................................22 3.1.5 Fase 02 – Montagem de Pasta ou Analise de Credito Assessoria.................22 3.1.6 Fase 03 – Analise de Credito banco.............................................................24 3.1.6.1 Fluxo Automatizado Caixa........................................................................25 3.1.6.2 Fluxo banco externo ou privado...............................................................26 3.1.7 Fase 04 – Analise Jurídica............................................................................26 3.1.8 Fase 05 – Contrato Emitido.........................................................................27 3.1.9 Fase 06 – Em Registro.................................................................................28 3.1.10 Fase 07 – Finalizados.................................................................................30 3.1.11 Fase 08 – Af Construtora ou direto Construtora........................................30 3.1.12 Fase 09 – Quitados....................................................................................31 3.1.13 Fase 10 – Negociação com cliente.............................................................31 3.2.1 Voltar fase – Botão de retorno de fluxo................................................................31 3.2.2 Consolidado Agenda.............................................................................................31

2


PARTE 1 - MENUS DOS SISTEMA SGA. 1.1 MENU HOME – CONSOLIDADO.

Nesta tela, aparece o consolidado de todas as análises da empresa, os Perfis de gerente de filial e inferiores veem somente o consolidado da sua filial ou dos empreendimentos e das análises a que tem acesso. Ao lado, veremos o quadro de estatísticas, com o resumo do trabalho das análises no mês atual, com setas que possibilita a navegação instantânea aos meses anteriores. Na visão de Diretor e acima, veremos no quadro abaixo o comparativo das filiais, ao clicar nos nomes da filiais visualizaremos os números somente das filiais em que estamos navegando. Para estes perfis é possível a navegação por um empreendimento ou por um usuário específico, bastando para isso o uso do select na barra Consolidado analise combinado com outro select acima do gráfico, que filtra todos os dados da página, inclusive o quadro de Estatística para o valor selecionado.

No exemplo da figura acima todo o meu quadro resumo será do empreendimento Caminhos da Floresta, o mesmo pode ser feito por funcionário, se no primeiro select escolhermos funcionário, e no segundo um funcionário específico. Temos ainda nesta tela dois botões, conforme figura abaixo: Um que leva o usuário diretamente para a criação de uma nova análise e outro que leva o usuário a uma tela de detalhamento das análise e documentos criados por uma corretora. 3


1.1.2 Botão Analise Corretora. Ao clicarmos no botão de An. Corretoras o usuário será levado duas filas de trabalho, primeira aba com todos os processos abertos pela Corretora que ainda não tiveram laudo gerado. NOVAS AN. CORRETORES – Nesta aba somente são exibidas as análises com o “status” Em Aberto e que foram abertas pelo perfil corretora, caso tenha uma análise em aberto que tenha sido criado por um analista da assessoria esta analise não estará nesta fila, conforme figura abaixo:

Ao clicar no nome do cliente o usuário será levado a tela da análise para concluir o laudo. NOVOS DOCUMENTOS – Nesta aba, cria-se uma fila com todos os upload de documentos que ainda não forma analisados pelo analista, agrupados por analise.

4


É possível a análise com a aprovação ou recusa dos documentos sem que se entre no processo. Ao clicar no botão “verif.” abrirá uma caixa de diálogo, conforme figura abaixo, para o analista aprovar ou recursar o documento, a ação feita nesta tela é registrada normalmente dentro da tela da análise.

5


1.2 Menu Analises Neste menu são feitas as buscas dos clientes do sistema.

As buscas podem ser feitas pelo nome (qualquer parte do nome em qualquer ordem), por nº da analise, por empreendimento ou por Construtora/Corretora ao clicar em buscar uma lista de resultado será exibida com um link no nome encontrado direcionando para a análise do cliente. Obs.: Na busca por nome do cliente, este buscará tanto no nome principal, quanto em qualquer um dos co-proponentes indicados no sistema. Note nas colunas ao lado do titulo possuem setas indicativas de ordenação, ou seja, ao localizar um intervalo de busca, o usuário ainda poderá ordenar no formato que melhor entender. No canto superior, é mostrado o resultado da busca e quantidade de resultados ordenados por pagina, este número por default do sistema é de 20, mas pode através do select ser alterado para um numero maior de resultado por pagina. Esta ação facilita a ordenação do resultado. Obs2.: Ao lado do resultado de cada busca existe uma figura, na primeira coluna, que simboliza um farol nas cores: Verde, Vermelho e Cinza. Essa informação indica, respectivamente, se a analise está dentro do tempo padrão estipulado, se ultrapassou o tempo padrão ou se não foi estipulado um tempo padrão. Pode-se ainda, nesta tela, fazer com que o resultado da busca vire um relatório em excel ou em pdf, bastando para isso apertar os botões correspondentes. Têm-se também, um atalho para a criação de uma nova analise no botão “NOVA ANALISE”.

6


1.3 Menu Empreendimento.

Menu onde Contem os principais dados referente aos empreendimentos ao que o usuário tem acesso, agrupados for Construtora. Para o Analista e o perfil de Coordenador só será exibido os empreendimentos a que tem acesso, para o gerente de filial só será exibido os empreendimentos de sua filial, o diretor poderá visualizar todas as filiais. Nota: Caso o usuário entre neste menu empreendimento e nada seja exibido significa que este tem senha e acesso ao sistema, mais seu superior ainda não determinou o empreendimento a que terá acesso. O link no canto superior direito chamado liberar acesso ao empreendimento a corretora, serve para que a Assessoria libere o acesso a corretora. (vide Cadastro Corretora) Este acesso pode ser liberado segundo as quatros opções visualizadas no quadro abaixo:

Selecionar um empreendimento inteiro: Significa que todo o empreendimento será direcionado a uma corretora específica. Esta poderá criar analises para uma unidade específica ou analises não vinculadas para o empreendimento indicado.

7


Selecionar um bloco inteiro: Significa que o bloco escolhido dentro do empreendimento será direcionado a uma Corretora específica, o que possibilitará a criação de analises somente a unidades do blocos indicados ou analises não vinculas para o empreendimento. Selecionar unidades avulsas dentro de um bloco: Significa que somente as unidades avulsas selecionadas serão encaminhadas a uma assessoria específica. Por fim, a possibilidade de se indicar somente um empreendimento sem unidades, isso permite que a corretora crie somente analises sem vinculação. Obs: Para que seje possivel a indicação da corretora nesta tela, será necessário um cadastro prévio da corretora no meu cadastro; e uma vez cadastrada, se não houver indicação por uma das alternativas acima a corretora embora tenha acesso não consegue criar nenhuma analise. Ainda no menu empreendimento, ao clicar no nome do empreendimento um link levara a Raiz do empreendimento, com as principais condições de cálculo cadastrados na criação do empreendimento, tais como: data do lançamento, % de comprometimento de renda obra e financiamento, valor máximo de financiamento, entre outros.

Conforme figura acima, no canto superior direito através do link inserir nova, poderá inserir uma consideração sobre o empreendimento como um todo, ou ler todas as considerações inseridas pelos usuários. Abaixo vemos o primeiro quadro com o total das unidades, analises com venda, % porcentagem de venda, total de analises, e por fim a relação em porcentagem do total de análises feitas para as que se transformaram em venda. Se clicarmos no valor em cada status, a baixo do quadro resumo aparecerá o detalhamento das unidades Por fim, antes ainda do quadro resumo, (fig abaixo) vemos como está a distribuição do empreendimento por Corretora. Ao clicar no nome da Corretora o quadro resumo alterará para o total de unidades e ou analises com a corretora. Para remover os filtros e retornar a visão geral basta clicar no número total de analises.

Abaixo, vemos o quadro resumo que pode ser exibido por analises ou por unidades, com suas respectivas fases e valores, veremos melhor as fases da analises e unidade no workflow da análise.

8


Obs.: Aqui vale um consideração sobre a diferenças entre fases da análise e fases da unidade: Fases da análise - Em aberto, aprovada, negada e não conclusiva; Fases da Unidade – Estoque, preparando contrato, contrato emitido e Vendido. No quadro resumo Analise, vemos as fases da análise e sua quantidade, separados em duas colunas: 1ª coluna exibe as análises vinculadas a uma unidade, a 2ª exibe as análises sem vinculação.

Ao clicarmos na quantidade aparecerá abaixo deste quadro uma listagem destelhadas com os nomes dos clientes com link para entramos nas análises.

Na coluna das análises não vinculadas além do quadro de detalhamento acima aparece uma barra de ação para a vinculação da unidade. Nesta barra tem dois select um do bloco e outro do apto.

Obs.: Se a unidade desejada não aparecer no select isso se deve a dois motivos, 1º só aparecerão as unidades com o valor menor que o valor da analise aprovada; 2ª Se na configuração do empreendimento, tiver marcado que só pode haver uma análise por unidade, não aparecerão as unidade que já tenha analises. No quadro resumo Unidades, vemos as fases da Unidade com suas quantidade e valores.

9


Ao clicarmos na quantidade aparecerá abaixo deste quadro uma listagem destelhadas com os nomes dos clientes com link para entramos nas análises.

1.3.1 Espelho de Vendas. Ao clicarmos no botão chamado Espelho de Venda, seremos levados a uma tela onde informaremos qual o bloco desejamos consultar, ao selecionar o bloco, o sistema criará o espelho de vendas do bloco conforme figura abaixo (prox. Pag): No quadro acima aparece a estatística com o total de unidades, de analises com venda, da porcentagem de venda, do total de analises e das análises concluídas em venda, idêntico ao quadro que aparece no empreendimento, com a diferença que esta visão se dá por bloco. No quadro direito da tela temos todas as unidades do bloco, com uma marcação de cor, conforme a legenda acima. Nos quadros com fundo branco, (sem analise) ao clicar no número da unidade somos levados diretamente para a criação de uma análise com os informações referentes a unidades pré-configuradas.

10


Nos de fundo verde claro, no quadro resumo a esquerda será mostrado o nome do cliente e situação da análise. (Diferente de aprovado). Nos de fundo verde escuro, no quadro resumo a esquerda será mostrado o nome do cliente, valor e fase, com a possibilidade de se preparar o contrato e evoluir as fases da unidade até a conclusão em venda. Nos demais, pode-se além de avançar as fases das unidades, retroceder o estatuas até aprovado. 1.4 Gerenciamento do Status da Analises. Neste menu, gerenciamos os seguintes status da análise: Preparar contrato de uma ou mais unidades, Emitir contrato ou cancelar a preparação do contrato de uma ou mais unidades, Marcar como Vendido (assinado) ou cancelar a emissão do contrato de uma ou mais unidade, vincular ou desvincular o contrato de uma ou mais unidades e por fim cancelar uma análise.

11


Aba Analises Aprovadas – Filtra todas as análises aprovadas e que estejam vinculadas a uma unidade, no final da página existe um botão de ação parecido com o botão na tela de espelho do empreendimento, a vantagem desta tela é que pode fazer a ação em mais de um processo. Aba Contrato em emissão – Filtra todos as unidades que estejam com em preparação, no final da página existe dois botões de ação, um botão de ação de emitir o contrato parecido com o botão na tela de espelho do empreendimento, a vantagem desta tela é que pode fazer a ação em mais de um processo e outro com a possibilidade de cancelar a preparação do contrato. Aba Contrato emitido – Filtra todos as unidades que estejam com contrato emitido, no final da página existe dois botões de ação, um botão de ação de marcar como Vendido (assinado) parecido com o botão na tela de espelho do empreendimento, a vantagem desta tela é que pode fazer a ação em mais de um processo e outro com a possibilidade de cancelar a emissão do contrato. Aba Vincular Analise – Filtra todas as análises não vinculadas, no final da página existe um botão de ação para vincular uma análise. Obs.: Não será possível vincular uma analise a uma unidade de valor maior do que o valor da unidade da análise. Aba desvincular Analise – Filtra todas as análises vinculadas, no final da página existe um botão de ação para desvincular uma análise. Aba cancelar Analise – Cancela as análises criadas indevidamente. 1.5 - Menu financeiro. (Somente visível no perfil de Gerente e acima) Mapeia as condições e valores de recebimento das análises. Possui dois agrupamentos distintos, um sinalizando tudo o que será pago pelo cliente e outro o que será pago pela construtora. Este agrupamento e suas condições serão melhor visualizados no capitulo de cadastros, item empreendimento. CLIENTE – Concentra os dados de recebimento dos clientes, subdividido em duas abas, conforme descrição abaixo:

12


Obs.: A Regra dos valores á receber são parametrizadas no cadastro do empreendimento. Neste se parametriza se o pagamento será realizado pelo Cliente ou pela Construtora, bem como a condição de recebimento, se por analise laudo gerado, por analise aprovada ou analise que gerou venda. ABA A RECEBER CLIENTE – Nesta aba agrupamos todos os clientes que atingiram a condição de recebimento mapeadas no cadastro do empreendimento. Podemos filtrar por data ou por qualquer uma das opções das colunas, ao clicarmos no select ao lado da data surgirá em tela um botão com o valor da soma dos box,s marcados com o botão de receber. Está ação faz com os processos selecionados saiam da condição de recebimento diminuído a fila dos à receber. Temos ainda a possibilidade de gerar relatórios instantâneos tanto em excel como em pdf. ABA RECEBIDO CLIENTE – Nesta aba agrupamos todos os clientes que foram indicados como pagos pelo usuário. Salvamos a dia do pagamento com data automática do sistema da marcação de pago. Neste pode-se filtrar por data ou por qualquer uma das opções das colunas. Ao marcamos o box de seleção nos será apresentado a possibilidade de cancelar o recebimento. Temos ainda a possibilidade de gerar relatórios instantâneos tanto em excel como em pdf. CONSTRUTORA – Concentra os processos que tenham como fonte pagadora a Construtora, subdividido em 03 abas, conforme descrição abaixo.

13


ABA À FATURAR – Concentra todos o processos que estão não condição de faturar e que ainda não foram faturados. A condição e faturar são condições pré-estabelecidas no cadastro do empreendimento. (Faturar por análise feita, por analise aprovada ou por analise com venda). Pode ser filtrada por Construtora, data ou por qualquer valor das colunas da tabela acima. Ao clicar no box de seleção aparecerá um botão para a criação de uma fatura. Ao apertar este botão abrirá uma mini tela para informamos o nome da fatura e a data prevista para o recebimento. Após a criação os processos saem automaticamente da aba. ABA À FATURADO– Concentra todos os processos que estão não condição de faturado e que ainda não foram recebidos. A condição e faturado é uma condição informada pelo usuário na tela anterior, formando um combro, que é o nome da própria fatura. Ao clicarmos no nome da fatura abrirá uma mini janela com todos os clientes que compõem esta fatura, sendo possível a exclusão de algum cliente individualmente clicando no x ao lado do nome, este voltará a condição de não faturado. Pode ser filtrado por Construtora, por data ou por qualquer valor das colunas da tabela acima. Ao clicar no box de seleção aparecerá dois botões: Um para informar que a fatura foi recebida e outro para cancelar a fatura. O botão de cancelamento de fatura fará o cancelamento do recebimento de todos os clientes que compõem a fatura, retornando estes, a condição da aba anterior; Outro para informar o pagamento da fatura, que ao clicar abrirá uma janela para informar a data do pagamento da fatura. ABA À RECEBIDO– Concentra todos os processos que tiveram suas faturas pagas. A condição de recebido é uma condição informada pelo usuário na tela anterior. Ao clicarmos no nome da fatura abrirá uma mini janela com todos os clientes da fatura recebida, sendo possível a exclusão de algum cliente individualmente clicando no x ao lado do nome, este voltará a condição de a receber. (1ª aba)

14


1.6 - Farol. (Somente visível no perfil de Gerente e acima) Nesta tela são configurados os parâmetros de tempo do processo nas seguintes fases: Em Aberto, não conclusivo por documento, por renda ou por renda e documento.

No quadro ao topo da tela acima, informamos os parâmetros de tempo em horas, clicando no lápis ao lado do número indicando o tempo ideal. Este tempo vale para as análises de todos os empreendimentos. Ainda na tela acima, depois dos parâmetros vemos um quadro resumo de todos os processos nas 04 fases, totalizando os que estão dentro do prazo e os que estão com o prazo estourado. Ao clicarmos nos números iremos para uma tela de detalhamento (tela abaixo), que listará todas as unidades nesta situação com o prazo ideal, o tempo que estão na fase e o tempo em atraso.

15


PARTE 1 - MENUS DOS SISTEMA SGA. 2.1 Cadastros. Menu com todos os cadastros do sistema, tais como: Das empresas parceiras (corretora e construtora), Dos cadastros operacionais (Empreendimento e Criação de unidades), Das importações (criações e movimentações de analises por planilha) e por fim dos cadastros administrativos (Criação e gerenciamento de usuário, Indicação e gerenciamento de acesso a unidades)

2.1.1 - Cadastro Corretora Item do cadastro onde se faz a criação do cadastro das corretoras que irão trabalhar nas unidades dos empreendimentos. (vide menu empreendimento).

Nesta tela podemos criar uma nova corretora ou desvincular a parceria com uma corretora. Para desvincular a parceria com uma corretora basta clicar no x ao lado do nome da corretora, uma tela de confirmação irá aparecer para confirmar a ação de desvincular a parceria. 16


Uma vez desvinculada a parceira todos os acessos do corretores ficam inativos, interrompendo imediatamente o acesso da empresa como um todo. No botão de visualizar inativos vemos as empresas que foram desvinculadas com a possibilidade de reativar a parceria reativando o acesso a todos os corretores. Cadastrar nova Corretora – Neste botão iremos para uma página de criação de nova Corretora.

Ao digitarmos os dados da Razão social, após a 03 letra o sistema apresenta as empresas que já estão cadastradas no sistema para que não haja a duplicidade do cadastro. Caso não apareça o nome no auto complete o sistema libera os campos para a conclusão do cadastro. Neste cadastro são obrigatórios o nome fantasia, nome de uma filial, nome, e-mail e confirmação de e-mail de pelo menos 01 usuário da corretora. Ao salvar a corretora é criada e a parceria é vinculada, com o envio de e-mail de ativação de cadastro para o responsável da corretora. Depois de criada a parceria o nome da corretora aparece na tela anterior com um link, que ao clicar, nos levará a tela abaixo: Nesta tela podemos criar novos acessos a corretores, reenviar e-mail para os corretores que ainda não ativaram seu acesso e retirar acesso de um corretor.

17


2.1.2 - Cadastro Construtora Item do cadastro onde se faz a criação das Construtoras para posteriormente cadastrar os empreendimentos.

Nesta tela podemos criar uma nova Construtora ou desvincular a parceria com uma Construtora. Para desvincular a parceria com uma Construtora basta clicar no x ao lado do nome da Construtora, uma tela de confirmação irá aparecer para confirmar a ação de desvincular a parceria. Uma vez desvinculada a parceira todos os acessos do corretores ficam inativos, interrompendo imediatamente o acesso da empresa como um todo. No botão de visualizar inativos vemos as empresas que foram desvinculadas com a possibilidade de reativar a parceria reativando o acesso a todos os corretores. Cadastrar nova Corretora – Neste botão iremos para uma página de criação de nova Corretora.

18


Ao digitarmos os dados da Razão social, após a 03 letra o sistema apresenta as empresas que já estão cadastradas no sistema para que não haja a duplicidade do cadastro. Caso não apareça o nome no auto complete o sistema libera os campos para a conclusão do cadastro. Neste cadastro são obrigatórios o nome fantasia, nome de uma filial, nome, e-mail e confirmação de e-mail de pelo menos 01 usuário da corretora. Ao salvar a corretora é criada e a parceria é vinculada, com o envio de e-mail de ativação de cadastro para o responsável da corretora. Depois de criada a parceria o nome da corretora aparece na tela anterior com um link, que ao clicar, nos levará a tela abaixo: Nesta tela podemos criar novos acessos a corretores, reenviar e-mail para os corretores que ainda não ativaram seu acesso e retirar acesso de um corretor.

19


20


Manual de uso do sga (salvo automaticamente)