Page 1

s

JUNHO 2012

Informativo

Igreja Luterana Da Paz de Interlagos Av. Jangadeiro, 176 — CEP 0481504815-010 — e-mail: rafaelfukue@yahoo.com T.:

56665666-2199

História da Igreja Igreja Ev. Luterana do Brasil Muito cedo, luteranos aportaram no Brasil. Já em 1532, o filho de um amigo de Lutero, Heliodoro Eobano, desembarcou em São Vicente, SP, onde professou sua fé. Origem da IECLB e da IELB

origem, em luteranos, reformados ou unidos. Em 1886, fundou-se o Sínodo Rio-Grandense, sob a liderança do Rev. Wilhelm Rotermund. Em 1968, esse Sínodo, com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905), a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911) e o Sínodo Evangélico do Brasil Central, formaram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A IECLB registra atualmente 700 mil membros.

Em 1817, o governo da Prússia, o maior estado alemão, impôs a união de luteranos e reformados de linha calvinistas. Muitos não aceitaram essa imposição, formando igrejas luteranas em toda a Prússia. Dessas igrejas independentes, alguns emigraram para o Novo Mundo, formando igrejas de cunho confessional. Luteranos dessa linha, da Igreja Luterana Sínodo Missouri dos Estados Unidos, vieram para dar assistência a emigrados alemães luteranos no Brasil. Originada das igrejas luteranas livres confessionais, essa se tornou uma característica marcante na história da IELB. Na sua literatura teológica e devocional, nos temas de suas conferências e convenções, essa tem sido a ênfase mais presente. A maior parte dos alemães que emigraram ao Brasil no século XIX fixaram residência no Rio Grande do Sul. Aí organizaram-se, de acordo com a sua

Começando o trabalho A pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, RS, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri dos Estados Unidos enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders. O pastor Broders tinha a tarefa de investigar a possibilidade missionária no Brasil. Ele começou o trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Aprovado o 1


trabalho, logo chegaram outros missionários. Broders fundou, no dia 1° de junho de 1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, a 40 km de Pelotas, RS, a primeira igreja da IELB no país. Em 1904, no dia 24 de junho, foi fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 congregações com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

O trabalho pioneiro cresceu e em 2011 registrou 243 mil membros batizados na Igreja. A partir de trabalhos missionários da IELB, a igreja luterana chegou ao Paraguai e Portugal hoje nossas igrejas irmãs - e que colaboram com a missão em diversos países enviando pastores. A IELB também atua na Africa portuguesa, em países como Angola e Moçambique. Em setembro e outubro teremos o restante dessa história: abordaremos a Reforma Luterana e a história da Igreja Luterana em São Paulo.

Anote em sua agenda: 29 de julho é dia de CULTO DISTRITAL, às 10h, na Igreja Luterana de Moinho Velho. Isso significa que naquele domingo (29/07) todos os fiéis e amigos das Igrejas Luteranas de São Paulo se unirão em uma só voz para agradecer a Deus pelos 108 anos da Igreja Luterana do Brasil e pelos 65 anos da Hora Luterana, entidade missionária de nossa Igreja. O pastor Fernando Huf será o pregador do culto. Nesse dia teremos a oportunidade de

celebrarmos a Ceia do Senhor com todos os irmãos de outras Igrejas Luteranas do Distrito Paulista, que abrange São Paulo, cidades da região de Sorocaba e litoral. Haverá um ônibus, que sairá de Interlagos, para irmos todos juntos. O preço da passagem será 14 reais. Inscreva-se logo! Vamos lotar o ônibus! Sua presença é muito importante, pois a união de todos os irmãos mostra os frutos do Espírito Santo em nossas vidas!

Simpósio de Missão em Canoas, RS “Desafios da Missão em uma Ele levará megalópole”. experiências das igrejas luteranas de São Paulo para compartilhar com os participantes. O pastor Mário irá participar somente dos dias 04 a 06 de julho.

Missão Urbana e Futuro da Missão – esses são alguns dos temas que serão abordados no Simpósio de Missão do Centro Integrado de Missão (CITM) em Canoas, RS. O pastor Mário será um dos painelistas, que abordará o tema 2


Domingo da Feijoada – 15/07 Que beleza! Para nossa alegria, em julho, teremos mais um festival culinário. Dia 15, após o culto, saborearemos a FEIJOADA DE INTERLAGOS. Adquira o seu cartão com Carina. O preço é R$ 10,00. Crianças com 09 anos ou menos não pagam. Lembramos que as servas solicitam doações dos ingredientes para que o almoço seja o mais barato possível.

Domingo da Hora Luterana: o Rev. Fernando Huf, pastor da Hora Luterana, foi o pregador no Culto do dia 17 de junho. Nesse culto, oramos e agradecemos a Deus pelas bênçãos que o trabalho dessa entidade no Brasil.

Reunião da Equipe da Escola Bíblica O trabalho da Escola Bíblica é um dos mais importantes, pois é a primeira chance da Igreja e dos pais em Levar Cristo para Seus Filhos. Fica o clamor: Queridos pais, tragam seus filhos para a Escolinha. O Senhor Jesus quer que eles o conheçam e tenham comunhão com Ele pela Palavra.

Nossa equipe de Escola Bíblica se reunirá dia 14 de julho, às 16h. A pauta da reunião segue: 1- Oração e devoção; 2Escala de professores de agosto; 3- Subsídio do pastor para as histórias de agosto; 4Subsídios pedagógicos; 4- Dia dos Pais: lembranças e programação.

Campanha do novo carro Na última reunião, a Diretoria decidiu laçar um desafio: a troca do carro paroquial. O motivo é simples: o Uno está gerando um grande gasto com manutenção, devido aos seus 200 mil quilômetros rodados. Só este ano foram gastos mais de R$ 1.600,00 com reparos. Diante disso, achamos prudente desafiar os irmãos para a aquisição de um veículo mais novo, que dará menos gastos. O objetivo é aproveitar os preços baixos dos carros (novos e usados) devido ao desconto de IPI, que será mantido até 31/07. Qualquer pessoa poderá ajudar na campanha, com qualquer valor. Maiores informações serão dadas pela secretária Carina. 3


Trabalho Missionário na Pedreira A Missão no bairro Pedreira está a todo vapor, graças ao Deus Espírito Santo! Mês passado, além do pastor Mário e Kamila, mais de sete irmãos ajudaram. Tivemos uma média de 20 crianças por encontro. O campo é fértil para a Missão “propriamente dita”, isto é, para evangelizar crianças que não frequentam nenhuma Igreja cristã. Contamos com a ajuda de todos nesse trabalho. Você também pode ajudar:

Primeiro, todos podemos orar. Segundo, podemos aumentar nossas ofertas para que a Igreja consiga investir mais na Pedreira. Terceiro, podemos ir aos Encontros e às visitas missionárias. Em julho teremos Escola Bíblica para crianças e Estudo Bíblico para adultos nos dias 01 e 15. As Escolinha inicia às 17:30, seguido pelo Estudo, às 19h. Que Deus abençoe esse trabalho missionário!

DEVIDO AO CULTO DISTRITAL, DIA 29 DE JULHO, NÃO HAVERÁ CULTO EM INTERLAGOS

Domingo da Igreja Perseguida: no culto do dia 10 de junho, celebramos o Culto da Igreja Perseguida. O Missionário Sidnei Ramos, evangelista no Egito, compartilhou conosco todas as bênçãos e desafios dos cristãos que vivem no 15ª país do ranking de nações que mais perseguem os cristãos. No Domingo da Igreja Perseguida, após o culto, tivemos o Festival de Massas. Mais de 100 pessoas saborearam as massas e os molhos preparados pelas mulheres. Após o culto, tivemos a palestra do Dr. Antonio Lima sobre “Fé Cristã e psicanálise”.

Igreja Luterana Da Paz — Interlagos, SP Acolhendo e Integrando: levando Cristo para Todos Av. Jangadeiro, 176 — CEP: 0481504815-010 - Tel.: 56665666-2199

Visite nosso blog: www.pazinterlagos.com 4

Informativo Julho 2012  

Informativo da IEL Paz de Interlagos para julho de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you