Page 1

Conselho Regional de Serviço Social Boletim do CRESS

Nº 289

Recife, 13 de Março de 2012

Demandas do Serviço Social na educação são debatidos em encontro promovido pelo CRESS Ao viabilizar o aprofundamento dos debates educacionais com prática profissional no Serviço Social, o CRESS fortaleceu a categoria e levantou novos desafios durante o 1° Encontro Estadual do Serviço Social na Educação, ocorrido nesta segunda-feira (12), no Centro de Ciências Sociais (CCSA) da UFPE. Com o tema “Espaço sócio-ocupacional e prática profissional: demandas e desafios do/a assistente social na educação”, o CRESS convidou para o debate os/as especialistas Erlenia Sobral do Vale (UECE); Daniel Rodrigues (UFPE); José Alberto, militante do Comitê Popular de Educação; Ney Luiz Teixeira (UERJ) e Heide Damasceno (IFBA). Na ocasião, a diretoria do CRESS esteve representada pelos conselheiros Celso Severo, Júnior Albuquerque, Jonathas Soares, Manoel Souza, Karina Janete, Jayce MeOs mais de 300 inscritos/as acomdeiros, Sálvea de Olivei- panharam as análises da conjuntura, Jonas Soares de Sou- ra da educação no Brasil za e Emanuelle Chaves. Participaram ainda do encontro, como mediadores dos debates, as assistentes sociais da Comissão de Educação Adiliane Valéria, Sandra Santos e Karla Izabella. Ao discutir sobre a crise do capital e contrareforma do Estado no Brasil, Erlenia Sobral destacou a política social em três momentos: o liberalismo clássico, o keynesianismo e a acumulação flexível, identificando O CRESS priorizou a acessibilidade as tendências postas nescom a participação de duas intértes períodos. pretes de libras O impacto na classe trabalhadora foi pontuado e a repercussão nos espaços sociais, com o desafio para os/as assistentes sociais, que, segundo a especialista, necessitam “manter a tradição crítica, não apenas no discurso, mas na prática profissional”, destacou.

Docente da UFPE, Daniel Rodrigues apontou as contradições de que o Brasil caminha para uma melhora social quando na prática isso não acontece.

Heide Damasceno, Karla Izabella e Ney Luiz Teixeira durante exposição

“Há pontos de melhora, mas é claro que há um conjunto de aumento dos problemas, mas que o governo consegue velar a situação caótica do processo”, comentou Daniel, destacando ainda a importância da participação dos /as assistentes sociais na política e militância.

“A grande demanda por inscrições de profissionais e estudantes, bem como a participação, demonstra a necessidade de problematizarmos a temática da educação no contexto Convidados/as e diretoria do CRESS político-econômico do presentes à mesa de abertura país e o debate da inserção do/a assistente social no campo das políticas públicas”, pontuou Celso Severo, presidente do CRESS. “Estávamos clamando por este encontro”, destacou Fábia Maranhão, assistente social da UFRPE/UAST em Serra Talhada. “Acredito que será o primeiro de muitos e parabenizo o CRESS pela iniciativa. Vamos levar estas Fábia Maranhão destacou a iniciademandas apresentadas tiva do CRESS para os/as profissioaqui para discutir junto a nais que trabalham na área outros assistentes sociais da instituição”. A Comissão de Educação do CRESS promove encontros no último sábado de cada mês na sede do Conselho, no bairro da Madalena. A Comissão Sócio-Jurídica do CRESS promove reunião nesta quarta-feira (14), às 18h, na sede do Conselho. Informações: 3227-7389.

A diretoria do CRESS 4ª Região parabeniza e agradece a todos/as Assistentes Sociais e estudantes pela participação no 1º Encontro Estadual do Serviço Social na Educação, que com a organização do CRESS e as valiosas contribuições de vocês, realizamos um evento com sucesso de público e qualidade nos debates. Assim, colocamos o tema da educação na agenda do nosso cotidiano profissional. Também registramos nossos agradecimentos aos palestrantes: Erlenia Sobral, Daniel Rodrigues, Betinho, Heide Damasceno e Ney Teixeira que com suas reflexões deixaram marcas positivas para o nosso caminhar ético, político e profissional. Gestão (2011-2014) “Amarra o teu arado a uma estrela”

Esta é uma publicação do Conselho Regional de Serviço Social 4ª Região Gestão 2011-2014 “Amarra o teu arado a uma estrela”l Rua 19 de Novembro, 154. CEP : 50610-240 Madalena - Recife /PE . Fone : (81 ) 3227 .73 89 / www.cresspe.org.br | cresspe@cresspe.org.br | Comissão de Comunicação Assessora de Comunicação e Jornalista Responsável : Alana Moreira - DRT-PE 3616

Boletim nº 289  

Boletim nº 289