Page 1

&iMj

PETROBRAS or,,

relata rio


...._ -

Iiiii PETROBRAS

1. Seminário Realizado:

Mesa de Abertura Recife - Dia 4/12 Tarciana Gomes Portela Representante Regional MinC Nordeste Heloisa Buarque de Hollanda Coordenadora do PACC Marina Vieira Diretora do Tangolomango Joanildo Burity Diretor de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ Isabela Cribari Diretora de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Mesa de Abertura Rio - Dia 5/12 Adair Rocha MinC Ilana Strozenberg Vice-coordenadora do PACC Pedro Paranaguá Fundação Getúlio Vargas Adriane Gazzolla Diretora do SENAC-Rio


Palestra - A Cultura além do digital

Mediação Recife: Heloisa Buarque de Hollanda PACC / UFRJ Palestrante: Seth David Schoen EFF - Electronic Frontier Foundation (EUA) Mediação Rio: Ilana Strozenberg PACC / UFRJ Palestrante: Pedro de Paranaguá Fundação Getúlio Vargas

Mesa 1 - Inovação Tecnológica, Mídia e Processos Culturais


Mediação Recife: Isabela Cribari (Fundação Joaquim Nabuco) Mediação Rio: Eva Doris (PACC / UFRJ) Palestrantes: Luiz Fernando Soares - PUC-Rio Mário Teza - Associação Software Livre Paulo Bastos Tigre - UFRJ

Mesa 2 - Cultura Digital é Cultura Livre ?

Mediação Recife: Isabela Cribari (Fundação Joaquim Nabuco) Mediação Rio: Teresa Guilhon (Tangolomango) Palestrantes: Ronaldo Lemos (Overmundo) / Recife: Bruno Nogueira (Overmundo) h.d.mabuse (Re:Combo) / Rio: Caio Mariano (Re:Combo) Silvia Gandelman (Advogada e especialista em direitos autorais)

Mesa 3 - Redefinindo públicos e novos sentidos das culturas


Mediação Recife: Joanildo Burity (Fundação Joaquim Nabuco) Mediação Rio: Sergio Branco (FGV) Palestrantes: Isabela Cribari (Fundação Joaquim Nabuco) André Lemos (UFBa) Luis Fernando Moncau (IDEC-SP) / Recife: Eduardo Homem (Tv Viva)

Mesa 4 - Diálogos entre diferenças

Mediação Recife: Isabela Cribari (Fundação Joaquim Nabuco) Mediação Rio: Adriane Gazzola (SENAC-Rio) Palestrantes: Joanildo Burity (Fundação Joaquim Nabuco) Jader Gama (Projeto PURAQUÊ) / Recife: Luiz Felipe Machado Carlos Affonso (FGV) / Recife: Neilton José de Carvalho (Alto Falante)

Mesa 5 - Estratégias e Políticas


Mediação Recife: Heloisa Buarque de Hollanda (PACC / UFRJ) Mediação: Ilana Strozenberg (PACC / UFRJ) Palestrantes: Gustavo Gindre (Indecs) Luis Erlanger (Rede Globo) José Carlos Cavalcanti (Porto Digital) / Rio: Tito Ryff (Rio Digital)

Mesa 6 - O horizonte da Cibercultura

Mediação: Bruno Nogueira (Overmundo) Mediação: José Marcelo (Overmundo) Palestrantes: Arthur Leandro (Artista Plástico) Cláudio Prado (MinC) Gabriel Furtado (Media Sana)

7. Debatedores


André Lemos - Previsto no projeto inicial. Pesquisador do tema “Cibercidades”, consultor da Fapesp, CNPq e CAPES. Professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, atualmente dirige o Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura.

Arthur Leandro Maroja - Previsto no projeto inicial. Artista, membro, fundador do Forum Permanente das Culturas do Para; militante de direitos humanos, é professor assistente da Escola de Artes Visuais da UFPA e cursa doutorado em História na PUC-SP.

Bruno Nogueira - Não previsto anteriormente, mas como representante do Overmundo em Recife, estava qualificado para substituir Ronaldo Lemos, na palestra Cultura Digital é Cultura livre?, que não teve como pegar o avião para Recife devido aos atrasos dos vôos.

Caio Mariano - Advogado e criador da licença do Re:combo, atua na área de Direitos Autorais e Novas Tecnologias como consultor jurídico. Substituiu h.d. mabuse na palestra “Cultura Digital é Cultura Livre”, no Rio de Janeiro.

Carlos Affonso Pereira de Souza - Advogado, especialista em entretenimento, com vivência em direitos autorais, não previsto no projeto inicial, mas que foi apontado em seminário interno no PACC na pré-


produção, como fundamental para complementar a mesa “Diálogo entre as Diferenças”. Carlos Brito - Não previsto anteriormente. Fez a apresentação técnica de TV Digital para a Rede Globo, complementando a palestra de Luis Erlanger, na mesa “Estratégias e Políticas”.

Eduardo Homem - Previsto no projeto inicial. Jornalista, fundador e coordenador da TV VIVA - televisão comunitária a céu aberto e produtora de vídeos e programas.

Gabriel Furtado - Previsto no projeto inicial. Representante do coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania, fazendo apresentações ao vivo.

Gustavo Gindre - Previsto no projeto inicial.Doutorando em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia na UFRJ, é coordenador executivo do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS) e membro eleito do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Heloisa Buarque de Hollanda - Prevista no projeto inicial. Professora titular de Teoria Crítica da Cultura da


Escola de Comunicaçãoi da UFRJ e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Igor Medeiros - Previsto no projeto inicial. Participou como músico integrante do coletivo Media Sana na apresentação que marcou o encerramento do seminário.

Isabela Cribari - Prevista no projeto inicial. Documentarista e produtora de cinema, realizou grande número de produtos audiovisuais, muitos deles premiados. É autora do livro “Produção e Administração de Obras Audiovisuais” e organizadora do livro “Produção Cultural e Propriedade Intelectual”.

Jader Gama - Representante do MinC na Região Norte para Pontos de Cultura, e coordenador do Projeto PURAQUÊ, criado pela Associação dos Amigos da Inclusão Digital Cidadã da Amazônia.

Joanildo Burity - Previsto no projeto inicial. Cientista político, pesquisador e diretor de pesquisas sociais da Fundação Joaquim Nabuco; professor colaborador dos programas de pós-graduação em sociologia e em ciência política da Universidade Federal de Pernambuco.

h.d. mabuse (José Carlos Arcoverde) - Previsto no projeto inicial. Integrante do RE:combo (PE), músico e diretor de arte, transformou-se numa espécie de “ministro da tecnologia” do movimento manguetown.


José Carlos Cavalcanti - Não previsto anteriormente, mas como representante do Porto Digital, estava qualificado para substituir, em Recife, Silvio Meira, na palestra “Estratégias e Políticas”, que não pode comparecer devido a reunião extraordinária no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Luis Erlanger - Previsto no projeto inicial. Jornalista, diretor da Central Globo de Comunicação, é o executivo responsável pelas estratégias para Comunicação Institucional e Propaganda, assim como pelas Ações Sociais d TV Globo.

Luis Felipe Machado - Não previsto anteriormente, mas como representante do nordeste para os Pontos de Cultura do MinC, estava qualificado para substituir Jader Gama, em Recife, na palestra “Diálogo entre as diferenças”, que não teve como pegar o avião para Recife devido aos atrasos dos vôos.

Luiz Fernando Soares - Previsto no projeto inicial. Professor, coordenador do Laboratório Telemídia da PUCRio, é responsável pelo desenvolvimento de middleware de suporte às aplicações da TV Digital (GINGA), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba.

Luiz Fernando Moncau - Advogado do IDEC, não previsto no projeto inicial, mas que foi apontado em seminário interno no PACC como fundamental para complementar o seminário e colocar o ponto de vista do direito do consumidor, na mesa “Redefinindo público e novos sentidos da cultura”.


Mário Luis Teza - Previsto no projeto inicial. Fundador do Projeto Software Livre do RS e eleito para o Comitê Gestor da Internet no Brasil representando o Terceiro Setor. Membro do Consortium of Free Softwares Developers and Users in Latin America and the Caribbean, da Unesco.

Neilton José de Carvalho - Não previsto anteriormente, mas como representante do da ONG Alto Falante, estava qualificado para substituiu Carlos Affonso, na palestra “Diálogo entre as diferenças”, que não teve como pegar o avião para Recife devido aos atrasos dos vôos.

Paulo Tigre - Economista especializado em tecnologia digital, não previsto no projeto inicial, mas que foi apontado em seminário interno no PACC durante a préprodução, como fundamental para complementar o seminário, colocar o ponto de vista da economia na mesa Inovação Tecnológica, mídia e processos culturais.

Pedro Paranaguá - Não previsto anteriormente. Seria o mediador da mesa de abertura no Rio, mas como era totalmente qualificado substituiu Seth Schoen (fazem pesquisa juntos), que ficou retido na Bahia durante a escala do vôo, devido à pane do tráfego aéreo.


Ronaldo Lemos - Previsto no projeto inicial. Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da FGV. Também dirige o Creative Commons no Brasil e coordena diversos projetos, como Cultura Livre e o projeto internacional Open Business.

Seth Schoen - Como comunicado anteriormente, substituiu George Yudice, na palestra de abertura, que não pode comparecer devido a compromissos não previstos no exterior. Atua na Electronic Frontier Foundation unindo o mundo da tecnologia e a legislação em nome da liberdade e privacidade do cidadão.

Silvia Gandelman - Prevista no projeto inicial. É advogada e professora da Fundação Getúlio Vargas na área de propriedade intelectual. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV e membro da Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OAB/RJ. Tito Ryff - Não previsto anteriormente, mas como representante do Porto Digital, estava qualificado para substituir, em Recife, Silvio Meira, na palestra Estratégias e Políticas, que não pode comparecer devido a uma reunião extraordinária no Ministério da Ciência e Tecnologia.


Debatedores que não compareceram: Guel Arraes - Não pode participar devido a excesso de compromissos, foi substituído na mesa horizontes da cibercultura pelo Cláudio Prado. George Yudice - Diretor de estudos culturais no Inter-American Cultural Studies Network, foi substituído por Seth David Shoen, advogado da Eletronic Frontiers, instituição que atua na área dos direitos do consumidor na era digital. Hermano Viana - Antropólogo, não pode participar devido a excesso de compromissos. Foi substituído por Joanildo Burity, diretor de pesquisa social da Fundação Joaquim Nabuco na palestra Diálogos entre as diferenças; Luiz Gleiser - Diretor executivo da Rede Globo, foi substituído pelo Luis Erlanger Diretor de Relações Institucionais da mesma empresa. Silvio Meira - Cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, não pode comparecer devido a uma reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia. Tais Ladeira - Ativista de comunicação comunitária, não pode comparecer devido à gravidez, mas teve como substitutos na mesa “Diálogos entre as diferenças”, por Jader Gama, no Rio de Janeiro, e Neilton José de Carvalho, em Recife;

12. Registro fotográfico dos eventos realizados


Pedro Paranaguรก, Ilana Strozenberg, Adriane Gazzola e Adir Rocha (Palestra de Abertura - Senac Rio)


Luis Fernando Soares, Paulo Tigre, Eva D贸ris e Mario Teza (Mesa 1 - Senac Rio)


Ronaldo Lemos, Seth Schoen, sua tradutora, Caio Mariano e Silvia Gandelman (Mesa 2 - Senac Rio)


Luis Fernando Moncau, SĂŠrgio Branco, Isabela Cribari e AndrĂŠ Lemos (Mesa 3 - Senac Rio)


Carlos Affonso, Adriane Gazzola, Joanildo Burity e Jader Gama (Mesa 4 - Senac Rio)


Gustavo Gindre, Ilana Strozenberg, Luis Erlanger e Titto Riff (Mesa 5 - Senac Rio)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

A Cultura Além do Digital por: culturaepensamento Seção: 2006, Vídeo Deixe um comentário O seminário A Cultura Além do Digital questionou as transformações produzidas no âmbito da tecnologia no contexto dos processos sócio-culturais da contemporaneidade. Os processos de globalização e a intensificação dos mercados transnacionais da economia e da cultura tem gerado sérios problemas sociais como o desemprego, a


exclusão social, a intensificação de racismos e xenofobias e, sobretudo, reforçado a desigualdade entre economias centrais e periféricas. O seminário procurou apreender os processos de transformação desencadeados pela difusão pelas novas tecnologias digitais de comunicação no plano das relações políticas, econômicas e sociais e seu impacto no contexto da cultura. Foram realizados dois ciclos de conferências com sete palestras nas cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), em dezembro de 2006. 04/12/2006 (Recife, PE) PALESTRA DE ABERTURA Seth David Schoen, EFF (Electronic Frontier Foundation): na Electronic Frontier Foundation há mais de 5 anos, a sua atuação como especialista ajuda a desenvolver um trabalho que une o mundo da tecnologia e a legislação em nome da liberdade e privacidade do cidadão. Heloisa Buarque de Hollanda, PACC-UFRJ: professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. 05/12/2006 (Recife, PE) – Mesa 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, MÍDIA E PROCESSOS CULTURAIS • da TV analógica à TV digital • as transformações em curso na produção e transmissão de informações • quem são os donos da tecnologia? Luiz Fernando Soares, PUC-RJ: coordenador do Laboratório Telemídia, da PUC-Rio, é professor e também responsável pelo desenvolvimento de middleware de suporte às aplicações da TV Digital (GINGA), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba. Mário Teza, Associação Software Livre, RS: membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil e do Consortium of Free Softwares Developers and Users in Latin America and the Caribbean, da Unesco; foi fundador do Projeto Software Livre do Rio Grande do Sul e eleito para o Comitê Gestor da Internet no Brasil representando o Terceiro Setor. Paulo Bastos Tigre, UFRJ: coordenador do grupo Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ, onde é professor titular; autor do livro Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. 06/12/2006 (Recife, PE) Mesa 2 CULTURA DIGITAL É CULTURA LIVRE? • a livre circulação de obras • mudanças tecnológicas e medidas legais que regulam circulação de conteúdo pela internet • o controle da Informação e o direito dos consumidores Ronaldo Lemos, Creative Commons / FGV-RJ: diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação


Getulio Vargas; também dirige o Creative Commons no Brasil e coordena diversos projetos, como Cultura Livre e o projeto internacional Open Business. H. D. Mabuse, RE:Combo, PE: músico e diretor de arte, transformou-se numa espécie de “ministro da tecnologia” do movimento manguetown; é um dos criadores do RE:Combo. Silvia Gandelman, PUC-RJ: é advogada e professora da Fundação Getúlio Vargas na área de propriedade intelectual. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV e membro da Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OA.B./RJ. 07/12/2006 (Recife, PE) – Mesa 3 REDEFININDO PÚBLICOS E NOVOS SENTIDOS DAS CULTURAS • as transformações das noções de cultura e de público • a entrada definitiva da cultura no reino da economia • as mudanças no campo da propaganda, da informação e do lazer Isabela Cribari, FJN, PE: documentarista e produtora de cinema, acumulando mais de 100 produtos audiovisuais, muitos deles premiados; é autora do livro Produção e Administração de Obras Audiovisuais e organizadora do livro Produção Cultural e Propriedade Intelectual. André Lemos, UFBA: pesquisador do tema “Cibercidades”, consultor da Fapesp, CNPq e CAPES, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, atualmente dirige o Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura. Luis Fernando Moncau, IDEC, SP: advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Eduardo Homem, TV VIVA, PE: jornalista, fundador e coordenador da TV VIVA – televisão comunitária a céu aberto e produtora de vídeos e programas. 11/12/2006 (Recife, PE) - Mesa 4 DIÁLOGOS ENTRE DIFERENÇAS • o acesso e o direito à cultura • a descentralização da produção cultural • a transformação social e produção de novos conteúdos Joanildo Burity, Fundação Joaquim Nabuco, PE: professor da Universidade Federal de Pernambuco, é pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco e Parecerista ad-hoc da Theory Culture Society Centre. Jader Gama, @IDA, PA: é coordenador do PROJETO PURAQUÊ, criado pela Associação dos Amigos da Inclusão Digital Cidadã da Amazônia. Carlos Afonso, FGV-RJ: mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é coordenador adjunto do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) e professor de Direito Civil da FGV Direito Rio.


12/12/2006 (Recife, PE) - Mesa 5 ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS • perspectivas de democratização do acesso à produção e distribuição dos bens culturais • estratégias das grandes empresas diante das transformações tecnológicas • o que muda nas relações entre Estado, grande empresa e sociedade? • quem é o dono do espectro? • novas saídas de negócio Gustavo Gindre, Indecs/Intervozes, RJ: doutorando em Históia das Ciências, das Técnicas e Epistemologia na UFRJ, é coordenador executivo do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS) e membro eleito para o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Luis Erlanger, Rede Globo, Rj: jornalista, diretor da Central Globo de Comunicação, sendo o executivo responsável pelas estratégias para Comunicação Institucional e Propaganda, assim como pelas Ações Sociais da TV Globo. Silvio Meira, CESAR, PE: Cientista-chefe do centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, C.E.S.A.R.; além de professor de engenharia de software do centro de informática da UFPE, é consultor de políticas e estratégias de informação e informática. 13/12/2006 (Recife, PE) - Mesa 6 O HORIZONTE DA CIBERCULTURA Mesa 1 l INOVAÇÃO TENOLÓGICA, MÍDIAS E PROCESSOS CULTURAIS Luiz Fernando Soares l Mário Teza l Paulo Bastos Tigre Mesa 2 l transcrição >> CULTURA DIGITAL É CULTURA LIVRE? Ronaldo Lemos l H. D. Mabuse l Silvia Gandelman Mesa 3 l transcrição >> REDEFININDO PÚBLICOS E NOVOS SENTIDOS DAS CULTURAS Isabela Cribari l André Lemos l Luis Fernando Moncau l Eduardo Homem Mesa 4 l transcrição >> DIÁLOGOS ENTRE DIFERENÇAS Joanildo Burity l Jader Gama l Carlos Afonso Mesa 5 l transcrição >> ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS Gustavo Gindre l Luis Erlanger l Silvio Meira Mesa 6 l transcrição >> O HORIZONTE DA CIBERCULTURA Arthur Leandro l Cláudio Prado l Media Sana • o que se poderá produzir em termos de linguagem e discursos • a TV digital para além da TV • novos potenciais de interatividade


Arthur Leandro, PA: artista, membro, fundador do Forum Permanente das Culturas do Pará; Militante de direitos humanos é professor assistente da Escola de Artes Visuais da UFPA e cursa doutorado em Historia na PUC-SP. Cláudio Prado, MinC Media Sana, PE: coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania, fazendo apresentações ao vivo.

Tags: audiovisual, cibercultura, comunicação, controle da informação, copyleft, copyright, creative commons, cultura livre, digital, direito autoral, internet, mídia, multimídia, novas tecnologias, produção de conteúdo, tv digital, Vídeo

siga-nos: @cult_pens RT @becocultural: FESTIVAL DE TEATRO CIDADE DO RIO DE JANEIRO - 9ª EDIÇÃO - Inscrições Abertas http://becocultural.com.br/post.php?p=15199 22 days ago o RT @culturalcircuit: Orquestra de Cascavel se apresenta no litoral do Paraná http://becocultural.com.br/post.php?p=15200 22 days ago o RT @observatorio: JORNALISMO DIGITAL -- Para além dos portais [Luciana Moherdaui] http://bit.ly/g9vRti 23 days ago o RT @homedocanal: SALÕES E PRÊMIOS Inscrições até 23/02 - 62º Salão de Abril: Subjetividade das formas do Eu http://bit.ly/gb9set 23 days o

ago

RT @Culturando: Hoje Retrofoguetes e Maquinado se apresentamno projeto Riffs, Grooves e Beats do CCBB às 13h e 19h30 http://goo.gl/7aZbZ 25 days ago o De que modo seu corpo pode se articular estética e politicamente com o mundo? http://is.gd/SOKSNg #video #dança 28 days ago o RT @RevistaMegazine: Roupas, alimentos e água tão valento pra pagar meia hj no @circo_voador e ajudar as vítimas da chuva na Serra. 28 days o

ago


Todo conteĂşdo do Programa Cultura e Pensamento pode ser reproduzido gratuitamente para fins nĂŁo comerciais, desde que citada a fonte. Este site utiliza WordPress. 20062010 desenvolvido por Â

Alem do digital  
Alem do digital  

Democratização e inovação na cultura através do uso das novas tecnologias A Cultura Além do Digital, seminário selecionado pela primeira ed...

Advertisement