Page 1

PALLOF: O Aluno Virtual.


Estrutura de uma sala de aula online: a atenção do professor. O professor primeiramente, deve saber quem é o aluno e quais são as necessidades dele online, isso o ajudará a planejar um curso que atenda as necessidades da turma e que seja realmente FOCADO NO ALUNO. O professor atua como facilitador do processo de aprendizagem, ajudando no desenvolvimento do pensamento crítico e utilizando várias técnicas de instrução.


Estrutura de uma sala de aula online: a atenção do professor. Segundo a autora, os professores precisam prestar mais atenção em certos indicadores como a mudança do nível de participação do aluno, a dificuldade dele em iniciar o curso, como ele convive com os outros alunos e até mesmo com o professor (emoções) e se ele domina as discussões de maneira inadequada pois muitas vezes essas questões passam despercebidas.


O processo de comunicação em uma sala de aula online: professor, alunos e tutores. Além do professor levar em conta vários aspectos do aluno, ele deve criar ambientes interativos e que colaborem com o aprendizado do mesmo, com reflexões para que haja debates com outros alunos e não dando respostas prontas para o mesmo, deve fazer com que eles “corram” atrás de argumentos. O professor serve como um facilitador e administrador do curso. O tutor, tem como papel, auxiliar professor, faz o elo de ligação entre o professor e o aluno, facilitando a aprendizagem, como um “intermediador”. O tutor deve aproveitar bem o seu tempo no e oferecer respostar específicas ao aluno.


Indicações sobre o tempo de estudo e proposta de atividades na sala de aula online como condição de reflexão. O professor deve deixar claro que no ambiente online também existem regras, prazos e horários para entrega de trabalhos e que devem ser cumpridos pelos alunos. Aproveitar as TIC’s: além de incrementar o ensino/aprendizagem, são ponto de encontro entre alunos e professores.

Pallof-Apresentação  
Pallof-Apresentação  
Advertisement