Page 1

apresenta a coleção Outono/Inverno 2014:

NÔMADES ..............


Projeto desenvolvido pela aluna

MARINA GOULART GASPAR para a disciplina de Design de Moda (Calçados), ministrada pela Professora Taiza K. Anselmo, no 6º período do curso de Design de Moda, da Universidade do Vale do Itajaí.


INTRODUÇÃO A proposta do projeto era desenvolver uma coleção de calçados para uma marca definida através de sorteio. Sendo assim, foi selecionada a marca Biondini para ser explorada no decorrer do processo de pesquisa e criação. A empresa, situada em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, é atenta às tendências de moda e traduz as informações através de produtos que valorizam o comportamento e o poder feminino. Os calçados Biondini trazem para a mulher moderna design diferenciado, conforto, qualidade, beleza e muita criatividade na criação de modelos ousados. Os preços dos sapatos custam, em média, de R$ 109,00 a R$ 270,00 e podem ser encontrados em diversos países. Com base nessas, e outras, informações, pode-se iniciar a elaboração do projeto, que propõe uma coleção de calçados femininos para o Outono/Inverno 2014, criada para as consumidoras, que explora as melhores características da marca e reinventa alguns conceitos.


METODOLOGIA Para auxiliar no desenvolvimento do projeto, foi escolhido seguir a metodologia MD3E (SANTOS, 2005), que possui estrutura radial com o intuito de se expandir com flexibilidade, atendendo às necessidades de cada projeto. Estabeleceu-se como a etapa central a definição do problema e sua relação com a necessidade humana a ser atendida e as oportunidades que o mercado oferece. Sendo assim, o ponto de partida para iniciar o projeto foi definir qual o problema a ser enfrentado que, nesse caso, era desenvolver uma coleção de calçados para a marca Biondini. Posteriormente, pode-se começar os desdobramentos subsequentes, divididos em três etapas: a pré concepção, a concepção e a pós concepção, lembrandose da importância do gerenciamento durante o desenvolvimento. Essas etapas indicam três divisões mínimas a serem seguidas para guiar o projeto. Cada desdobramento mínimo possui desdobramentos auxiliares que visam descrever as atividades a serem realizadas, detalhando cada uma delas em outros níveis, com o objetivo de alcançar o melhor desempenho. Finalizadas as etapas, chega-se ao final do projeto, que deve ser uma composição de todos os dados levantados no decorrer do processo, portanto é o resultado das diversas etapas em torno do objetivo principal, desenvolver uma coleção de calçados femininos para a Biondini.


PÚBLICO ALVO Os estudos de comportamento do consumidor procuram compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo. A partir da segunda metade do século XX, as mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas passaram a ocorrer em grande velocidade, transformando a sociedade cada vez mais orientada para o consumo. Nesse contexto, compreender o comportamento do consumidor passou a ser uma necessidade vital para toda organização guiada para o mercado. Segundo Everardo Rocha, o consumo é um sistema simbólico de ler o mundo que nos cerca. Através dele a cultura expressa princípios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projetos coletivos (ROCHA, 1985). Sabendo-se disso, é fundamental para uma marca conhecer o seu consumidor final, pois, assim, conhecerá mais facilmente os caminhos para agradá-lo, atentendo às suas necessidades, e despertando o desejo de consumo, criando novas necessidades. A Biondini é uma marca nacional que trabalha no competitivo ramo dos sapatos femininos, fabricando tipos bem diversos de calçados. Tendo conquistado grande sucesso com seus anos de experiência, hoje a marca é considerada um diferencial no cenário brasileiro, tendo conquistado um público fiel de consumidoras. Uma das maiores qualidades da Biondini é a sua vasta coleção, que aborda diversos estilos para poder agradar todos os tipos de mulher.


Entretanto, há um perfil de consumo observado pelo qual as clientes da marca Biondini se encaixam de maneira geral. De acordo com o Future Concept Lab, as Sense Girls são mulheres da faixa etária de 25 a 40 anos, refinadas, sensíveis e exóticas, que propõe uma revolução ética e estética que evoca uma grande mudança paradigmática. Através do acesso às informações e tecnologias, essas mulheres possuem um senso estético aguçado e procuram produtos diferenciados, que agregam conforto e beleza de maneira única. Com essas características, as consumidoras se identificam com os calçados da Biondini, visto que a marca busca um design ousado com muita criatividade na confecção dos modelos. Outro fator atraente para as consumidoras é o preço dos produtos, que espande as possibilidades de público, pois tanto as mulheres de classes mais altas quanto às de classes médias podem adquirir os calçados. Com essas informções, pode-se analisar o perfil das clientes, estilo de vida, hábitos de consumo, interesses e fatores que influenciam na decisão de compra.


MODERNA ousada

C O S M O P O L I T A

ATITUDE

VIAGENS


TEMA Foi proposto como tema principal do segundo semestre de 2013 a Inteligência Orgânica. Essa temática defende a ideia de que a inteligência permite voltas e retornos através da capacidade de se levantar hipóteses. A hipótese é uma crença fixada, da qual se reserva o direito de voltar atrás e, assim, seguir outra direção. Essa característica de mudança também está ligada a tudo que é orgânico, pois possui fatores que vivem em modificação. Dentro desse tema, e nas condições atuais, percebe-se a necessidade de caminhar em direção ao equilíbrio. Nesse contexto, os nômades foram escolhidos como subtema para desenvolver o projeto. O termo “nômade” define os povos ou indivíduos que não possuem uma habitação fixa e que vivem permanentemente mudando de lugar, numa busca constante pelo melhor local para viver. Quando a localidade escolhida deixa de ser adequada, inicia-se a mudança para outro local. Esse tema foi escolhido por estar relacionado com a característica principal da Inteligência Orgânica, as mudanças que acontecem no decorrer da vida por influências do meio em que se vive e por um repertório pessoal que pode ser modificado a cada dia, guiando os indivíduos a fazerem novas escolhas, em direção ao equilíbrio. O equilíbrio é uma necessidade do ser humano de estar em harmonia com o meio, a comunidade e o mundo em que vive além do próprio bem estar físico e mental.


Sendo assim, as temáticas escolhidas, Inteligência Orgânica e Nômades, darão subsídios para a execução da coleção de calçados, seguindo também as referências de duas tendências apontadas pelo WGSN, a Modern Myth e Industrial Revolution. A Modern Myth é uma tendência cercada por criatividade, sonhos, mitologia e folclore, misturando referências religiosas de diversos culturas, criando um novo caminho para a plenitude emocional e espiritual, reconhecendo os benefícios de uma vida tranquila e a importância do descanso físico e mental para a saúde humana. A Industrial Revolution traduz a nova revolução industrial liderada de forma única por cada indivíduo, visto que com a rápida disseminação das tecnologias nos últimos anos o mundo se encheu de possibilidades e, cada vez mais, as pessoas se transformam em artesãos autossuficientes em relação às suas necessidades de consumo. Nesse meio, o que é industrial se tornou comum, enquanto o trabalho artesanal tem mais valor. Essa tendência reforça a ideia do “faça você mesmo” e possibilita a reinvenção do ser humano frente ao domínio das máquinas.


NÔMADES

influências

L U G A R E S


CONCEITO A Biondini é uma marca de calçados femininos que explora diversos estilos através de produtos diferenciados, que agregam conforto, beleza e muita criatividade na criação, agradando, assim, um grande número de mulheres. A proposta para essa coleção era explorar um tema no qual as consumidoras se identificassem, mantendo a identidade da marca e abordando valores estéticos e ergonômicos. Sendo assim, a aposta da marca para a estação foi a mistura de materiais, cores e estampas, investindo na ousadia através de modelos e combinações únicas.


PARÂMETROS DA COLEÇÃO Cartela de cores:

Cores Secundárias

Cores Primárias

Cartela de estampas:

Cartela de materiais:

Camurça

Brim

Courino

Pêlo Sintético


RELEASE A coleção “Nômades”, de Outono/Inverno 2014 da marca Biondini, foi inspirada em uma característica da mulher moderna, a necessidade de percorrer diversos caminhos até encontrar um equilíbrio. Nessa trajetória, muitas mudanças acontecem devido a grande quantidade de influências que o mundo tem sobre cada pessoa, podendo transformá-las a cada dia. Através desse tema e do conceito da marca, a coleção traz em seus produtos referências de algumas culturas, a mistura de materiais e cores e, surpreende com, modelagens e estampas diferenciadas, visando atender aos desejos das consumidoras.


CROQUIS Ref. 2014001: Sapato de salto alto anabela, com cabedal estilo peep toe e tira no tornozelo. Esse modelo propõe a mistura das cores amarelo, laranja e cinza com uma das estampas exclusivas da coleção.

Ref. 2014002: Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal fechado, com biqueira e tiras. Possui fechamento de zíper. Esse modelo propõe a combinação das cores laranja e preto com a estampa floral, exclusiva da coleção.

Ref. 2014003: Sapato de salto médio grosso, com cabedal abotinado estilo peep toe e fechamento de zíper. Esse modelo destaca a cor laranja, aposta da coleção.


Ref. 2014004: Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal abotinado com recortes, explorando uma modelagem diferenciada. Esse modelo destaca a cor cinza e traz a estampa floral na parte interna.

Ref. 2014005: Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal estilo scarpin, com biqueira e tira no tornozelo. Possui fechamento de zíper. Esse modelo propõe a combinação da estampa floral com a cor cinza.

Ref. 2014006: Sapato de salto alto anabela, com cabedal estilo scarpin. Esse modelo destaca a estampa geométrica, exclusiva da coleção, e traz as cores laranja e preto na parte interna.


Ref. 2014007: Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal abotinado estilo peep toe e tira no tornozelo. Esse modelo destaca a cor verde e traz a estampa geométrica, exclusiva da coleção, na parte interna.

Ref. 2014008: Sapato de salto médio grosso, com cabedal abotinado com sobreposição e tiras, explorando uma modelagem diferenciada. Esse modelo propõe a combinação das cores verde e marrom com a estampa geométrica.

Ref. 2014009: Sapato de salto médio grosso, com cabedal abotinado. Esse modelo propõe a mistura das estampas, floral e geométrica, com as cores verde e marrom.


Ref. 2014010: Sapato de salto alto anabela, com cabedal abotinado e biqueira. Esse modelo explora uma modelagem diferenciada e propõe a mistura das cores cinza e preto com a estampa geométrica.

Ref. 2014011: Sapato de salto médio grosso, com cabedal estilo sandália. Possui fechamento de zíper. Esse modelo propõe a combinação das cores amarelo e marrom e traz a estampa geométrica na parte interna.

Ref. 2014012: Sapato de salto alto com meia pata. Cabedal do tipo sandália com estilo peep toe e tira. Esse modelo propõe a mistura da estampa geométrica com as cores amarela, marrom e preta, e traz a estampa de listras orgânicas na parte interna.


Ref. 2014013: Sapato de salto médio grosso, com modelagem diferenciada. Esse modelo propõe a combinação das cores amarelo e preto com a estampa de listras orgânicas, outra padronagem exclusiva da coleção.

Ref. 2014014: Sapato de salto médio grosso, com cabedal abotinado e fechamento lateral de zíper, podendo deixar o cano mais longo. Esse modelo destaca a estampa de listras orgânicas.

Ref. 2014015: Sapato de salto alto com meia pata e cabedal abotinado com recorte. Esse modelo explora uma modelagem diferenciada e destaca a cor preta, trazendo a estampa de listras orgânicas na parte interna.


OUTRAS COMBINAÇÕES


LINHAS


FAMÍLIAS


MODELO CONFECCIONADO Para confeccionar um dos modelos da coleção, foi escolhido o de referência 2014012, que é um sapato de salto alto com meia pata, cabedal do tipo sandália abotinada com peep toe e tira. Esse modelo foi criado propondo uma disposição de materiais e cores que, no decorrer do processo de confecção, não pode ser seguida fielmente. Isso aconteceu, pois o material usado para fazer a tira amarela não foi encontrado na cor ideal. Outro material que precisou ser alterado foi o da parte interna do calçado, visto que o custo para mandar estampar o tecido do forro seria elevado. Sendo assim, o modelo foi desenvolvido usando camurça, nas cores preto e marrom, e brim, tecido que foi estampado, com a técnica de transfer sublimático, com a estampa geométrica exclusiva da coleção. Com relação à modelagem, seguiu-se a ordem de processo explicada pela professora orientadora, onde o desenho do modelo foi feito sobre a fôrma, que foi encapada com fita, e planificado no papel triplex. Antes de cortar os tecidos usados para confeccionar o calçado, a modelagem foi cortada sobre um outro tecido para verificar os tamanhos e encaixes. Posteriormente, começou a montagem do sapato sobre a fôrma, utilizando os materiais corretos, mantendo as características, o mais próximo possível, do desenho original e dando atenção aos aspectos ergonômicos.


FICHA TÉCNICA Avesso Apresentar... Forro Tira

Traseiro

Coleção: Nômades Ref. Fôrma: K51492 Tamanho: 35

Descrição do Modelo: Palmilha Sapato de salto alto com Gáspea meia pata e combinações Sola Salto variadas de cores e materiais. Cabedal com estrutura do tipo sandália abotinada com tira. A sugestão representa a gáspea de brim com estampa geométrica, traseiro e tira de camurça preto, e salto e meia pata de camurça marrom. Cabedal Gáspea Traseiro Tira Forro Avesso Solado Sola Palmilha Forro Salto Forro

Nº de peças/par Descrição do material 2x1 Brim – estampa geométrica 2x1 Camurça – preto 2x1 Camurça – preto 2x1 Camurça – marrom 2x1 Camurça – preto Nº de peças/par Descrição do material 2x1 Laqueado pré fabricado 2x1 Plantex 2x1 Camurça – marrom 2x1 Plástico 2x1 Camurça – marrom


Descrição das etapas de confecção do calçado: 1. Fazer a modelagem. 2. Testar a modelagem. 3. Cortar os tecidos. 4. Unir as partes da gáspea com uma costura central. 5. Unir a gáspea ao forro com a cola amarela e costurar a parte de cima e de baixo. Para dar acabamento, cortar as sobras de tecido. 6. Forrar o elástico com tecido. 7. Fazer a costura central do traseiro e uni-lo ao forro usando a cola amarela, lembrando de colocar em cada lado as pontas da tira. Costurar a parte de cima e cortar as sobras de tecido. 8. Cortar a palmilha e forrar com tecido. Feito isso, pregar na parte de baixo da fôrma. 9. Colocar a gáspea e o traseiro sobre a fôrma e pregar na parte de baixo para fixar. 10. Forrar o salto e a meia pata. 11. Colar a meia pata na parte de baixo da fôrma usando a cola amarela. Colocar na prensa para encaixar melhor. 12. Cortar o sola e colar desde a parte de baixo da meia pata até o “calcanhar” da fôrma. Colocar novamente na prensa para fixar. 13. Colar o salto sobre a sola e colocar o taco na parte de baixo. 14. Produto pronto! 15. Colocar na embalagem.


MODELAGEM Cabedal: Acrescentar 4 mm para costurar

Acrescentar 4 mm para virar

Gรกspea

4x1

Acrescentar 2 mm para costurar

Cortar mais 4x1 para fazer o forro

Acrescentar 4 mm para virar

Traseiro

2x1

Dobra do tecido

Tira 2x1

Cortar mais 2x1 para fazer o avesso

Acrescentar 4 mm para costurar


Solado: Acrescentar 2 cm para virar o forro

Palmilha Cortar mais 2x1 para fazer o forro

2x1

Sola 2x1

Meia Pata Acrescentar 1 cm para virar 2x1

Salto Acrescentar 1,5 cm para virar

2x1

2x1


COMPOSTO MERCADOLÓGICO Para concluir o processo de desenvolvimento da coleção, é necessário definir os componentes de mercado, como o lançamento da coleção, que envolve a campanha, feita através de um editorial de moda, e o marketing da empresa, responsável pela divulgação e as embalagens dos produtos. A parte da comercialização dos calçados, que deve ser feita por meio de lojas físicas e virtual. E, por fim, o pós venda, que é o atendimento ao cliente, as informações para manutenção dos produtos e o descarte dos mesmos, com a preocupação ecológica.

Outono Inverno 2014 NÔMADES


................................

COLEÇÃO NÔMADES

................................


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS <http://www.biondini.com.br/>. Acesso em: 26 ago. 2013. <http://www.brazilianfootwear.com.br/>. Acesso em: 26 ago. 2013. <http://www.sapatos.net/biondini/>. Acesso em: 26 ago. 2013. <http://www.dafiti.com.br/biondini/>. Acesso em: 26 ago. 2013. <http://br.fashionmag.com/news/SICC-na-expectativa-de-bonsnegocios,332243.html>. Acesso em: 28 ago. 2013. <http://www.inspiramais.com.br/blog/2013/05/wgsntendencias-inverno-201415/>. Acesso em: 1 set. 2013. <http://www.mindset.com.br/wgsn/>. Acesso em: 1 set. 2013. <http://www.gestordemarketing.com>. Acesso em: 3 set. 2013. <http://www.saopaulopretaporter.com/?http://www.saopaulopr etaporter.com/noticias/0566.html>. Acesso em: 30 set. 2013. <http://www.puretrend.com.br/secao/tendencias_r12/puretrend -interpreta-as-tendencias-para-o-inverno-2014-2015-dowgsn_a10441/1> Acesso em: 30 set. 2013. BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª edição. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2000. PINHO, J. B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996. ROCHA, Everardo. Magia e capitalismo. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 Ed. São Paulo: Pearson, 2000. FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012. RENFREW, Elinor; RENFREW, Colin. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010. Informações disponíveis no portal Use Fashion, acessado em 2 set. 2013.

Memorial Descritivo: Projeto de Calçado  

Trabalho realizado por Marina Goulart Gaspar

Memorial Descritivo: Projeto de Calçado  

Trabalho realizado por Marina Goulart Gaspar

Advertisement