Issuu on Google+

ResidĂŞncia em Aldeia da Serra

Casa Mariante | MMBB Arquitetos


Arquitetura O MMBB, fundado em 1991 em São Paulo, é um escritório de arquitetura formado por Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, arquitetos graduados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) entre 1986 e 1987. Contou entre seus sócios com Vinicius Gorgati (1990 a 1992) e também Angelo Bucci (1996 a 2002). Em sua produção, reconhecida através de diversos prêmios nacionais e internacionais, destacam-se os projetos de edifícios institucionais, de equipamentos sociais e de infraestrutura urbana, frutos do foco do trabalho que procura valorizar a dimensão pública intrínseca à arquitetura e ao urbanismo, com o objetivo de contribuir para a construção da urbanidade nas cidades onde atua.

*fonte: MMBB Arquitetos


Conjunto Habitacional Jardim Edite

RESIDÊNCIA NO CITY BOAÇAVA

Casa e estúdio na Vila Romana


Angelo Bucci

Fernando de Mello Franco

Marta Moreira

Milton Braga


Casa Mariante |

Casa em Aldeia da Serra, Barueri, São Paulo SP Brasil

A Residência está localizada em Aldeia da Serra, uma área de bairro de condomínios fechados, no condomínio Morada do Pássaros. Foi projetada para o jovem casal José Henrique Mariante e Beatriz de Arruda Mariante com uma única filha.


Casa Mariante |

Casa em Aldeia da Serra, Barueri, S達o Paulo SP Brasil

Vista do quintal


Localização |

implantação topografia orientação solar O terreno possui 800m², sendo a área construída de 300m². O projeto está localizado próximo à rua com um pequeno recuo. Em sua face posterior, voltada para o quintal, duas passarelas de cotas e posições diferentes avançam o desnível conectando a casa com o terreno em aclive. Possui um acesso para carro que se dá pela rua em direção à garagem e outro pelo quintal passando por alguns degraus.


Localização |

implantação topografia orientação solar

Foi feito um recorte no terreno para que o térreo ficasse em um nível mais baixo e fosse possível permanecer com o relevo acentuado da área. Com o uso de rampas e escadas, a interação desse diferentes níveis foi possibilitada.


Localização |

07:00

12:00

implantação topografia orientação solar

09:00

16:00


INTERIOR | A residência possui uma escada central que permite a circulação entre o térreo e o 1º pavimento. 3 opções para o acesso: 1- A entrada principal para a garagem, 2-por uma escada no térreo que liga a um nível superior de declividade do terreno 3- por uma pequena passarela que dá acesso aos fundos.

acessos e circulação


INTERIOR |

zoneamento


* O espelho d’água atua como um dissipador de calor do interior do edifício.


INTERIOR |

organização espacial

Apresenta traços do chamado modelo tripartido (áreas sociais, intimas e de serviço). As áreas de serviço e quarto de funcionários ficam no térreo, enquanto os outros dormitórios, banheiros, cozinha, áreas sociais e de trabalho se localizam no 1º andar. A residência possui estruturas corrediças que podem ser dispostas e assim fechar ou abrir os ambientes, de acordo com a necessidade dos moradores.


INTERIOR |

organização espacial


Aspectos construtivos | - Paredes m argamassa armada - Vidros -Pisos internos em granilite e os externos, em concreto lixado. -- A laje de cobertura protegida por espelho d´ågua. - As paredes externas de madeira e cimento prensados.

materiais lĂłgica estrutural


Referências Youtube – Orientação solar casa mariante http://www.youtube.com/watch?v=goHm20T0E7A MMBB Arquitetos http://www.mmbb.com.br/projects/view/19 Habitação 2/2: 3 Casas Novas http://comover-arq.blogspot.com.br/2011/04/habitacao-22-3-casas-novas.html Casa Mariante em Aldeia da Serra, projeto de MMBB Arquitetos http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.046/603


Análise Casa mariante