Catálogo Mondrian e o movimento De Stijl [Design Marina Ayra]

Page 104

1921 Van Doesburg, sob o pseudônimo de Aldo Camini, publica na De Stijl a “antifilosofia” dadaísta. Em Weimar, visita a Bauhaus. Van Doesburg publishes dadaist “anti-philosophy” in the magazine De Stijl under the pseudonym Aldo Camini. He visits the Bauhaus in Weimar. PIET MONDRIAN Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul [Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Gray and Blue], 1921

Rietveld inicia colaboração com Truus Schröder, em projetos de interiores. Rietveld starts to collaborate with Truus Schröder on interior designs.

1922 Abertura de retrospectiva de Mondrian no Museu Stedelijk, em Amsterdã, em comemoração aos 50 anos do artista. Van Doesburg apresenta uma série de leituras à margem da exposição, na Bauhaus, em Weimar, e representa o De Stijl no Congresso Internacional dos Artistas Progressistas, em Düsseldorf, ocasião em que faz uma palestra sobre os desafios criativos enfrentados pelo De Stijl, convocando ao desenvolvimento de um meio de expressão universal e propondo o fim da separação entre vida e arte. A seguir, organiza o Congresso Internacional de Construtivistas e Dadaístas, em Weimar.

Em agosto é publicado o terceiro manifesto do De Stijl, “Rumo a uma nova formação do mundo”. El Lissitzky é apresentado a Van Doesburg e inicia seu relacionamento com o De Stijl. The month of August sees the publication of the third De Stijl manifesto, “Towards a New Formation of the World.” El Lissitzky meets Van Doesburg and starts to associate with De Stijl.

102

Nelly e [and] Theo van Doesburg no estúdio de Mondrian [at Mondrian’s studio], Rue de Coulmiers, Paris, 1921 Foto [Photo] RKD Collection


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.