Page 1

PORTFÓLIO Mariline Rodrigues


Mariline Rodrigues

C o n t e ú d o//

Intro

Desenhos

Moda

Workshops

……………………….Participações

Portfólio


Mariline Rodrigues

// Se há algo fascinante no design, é a variedade que esta área nos traz. Desde o design gráfico, passando pelo design de moda, até á ilustração, no design não há barreiras. E é essa a característica que eu gosto de explorar. Pretendo continuar e explorar mais o meu interesse na área do Design Gráfico e da Ilustração. //


DATA DE NASCIMENTO 15.06.1994

EDUCAÇÃO 2012 – 2015 Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos Curso Profissional Design de Moda

DOMÍNIO DIGITAL Adobe Photoshop Adobe Ilustrator Adobe InDesign Corel Draw

LÍNGUAS Alemão Português Inglês

REFERÊNCIAS Salvador Dali; Sandro Botticelli, Paula Rego, Sigmar Polke, Caravaggio Frannerd; Loish, Stephen Silver, Jessica Walsh and Stefan Sagmeister


DESENHOS//


Desenhos e Ilustrações

Nas seguintes páginas apresento alguns dos meus trabalhos até á data presente. Procuro fazer trabalhos variáveis e com diferentes técnicas. A utilização de diferentes tipos de matérias é de grande importância pois defendo a ideia de se “sentir” a textura e o material enquanto desenho. Considero que nunca devemos parar de nos reinventar. Por isso procuro sempre experimentar novas formas e técnicas para evoluir as minhas capacidades como artista. Como inspirações e orientações nas artes plásticas, segui os trabalhos da portuguesa Paula Rego e de Salvador Dalí. Os Ilustradores que posso considerar como referência, são a Loish e o Stephen Silver. A nível de design gráfico, procuro muito os trabalhos de Jessica Walsh and Stefan Sagmeister.


1.

Autorretrato em pontos Caneta de gel, 2012 O autorretrato realizou se com uma Foto como referĂŞncia. A tĂŠcnica utilizada aqui foi a tĂŠcnica dos pontos. A base foi feita com grafite e os pontos detalhadamente com caneta de gel.


O que se observa é o primeiro esboço em grafite e o seu desenho final em caneta de gel. Trata-se de um trabalho de observação.

2. Esboço e desenho final Grafite e Caneta de gel, 2017


3. Desenho de observação Lápis de Cor, 2018

O objetivo deste trabalho era utilizar o lápis de cor para retratar o panejamento e as suas sombras.


4. Desenho de observação em diferentes tipos de papel Carvão preto, 2017

Explorar vários tipos de papel para compreender como cada papel tem a sua textura própria e muda por vezes o traço do carvão preto.


5. Desenho de observação Grafite, 2018

Os desenhos de observação são para mim de grande importância para o meu desenvolvimento artístico, dado que me ensinam a observar melhor os pequenos detalhes do dia-a-dia.


6. Ilustrações de moda Grafite e lápis de Cor, 2015

Ao longo dos três anos de curso na ETG, desenvolvi vários trabalhos de moda. As Ilustrações de moda eram exercícios comuns. Como tenho bastante fascínio pela vanguarda do surrealismo, escolhi retratar o surrealismo em peças de vestuário. As ilustrações foram feitas em grafite e lápis de cor.


7. Desenho de Observação Carvão preto e Acrílico, 2017 O desenho do vaso com as flores foi feito com vários materiais: a grafite como base; carvão para o vaso e as flores; acrílico para o fundo e, como efeito de sombra, pastel seco.


Pessoalmente gosto de explorar vários tipos de materiais. É importante dominarmos um pouco de tudo seja no papel ou digital. Cada material dá-nos outras possibilidades de criar. Neste trabalho, uma interpretação do quadro “Mulher com Manga” de Paul Gauguin, utilizei o pastel de óleo.

8. Desenho de Interpretação Pastel de Óleo, 2018


9. Desenho de Interpretação Adobe Photoshop, 2018 O tema deste trabalho foi a interpretação da obra “O filho de mil homens” de Valter Hugo Mãe. A personagem é o Crisóstomo que era marinheiro e sonhava em ter um filho. A ferramenta digital utilizada foi o Photoshop.


Moda//


10. Moda Barcelos 2015

No final do curso, quis pôr em prática o que adquiri durante os três anos e assim decidi participar na Moda Barcelos, edição de 2015. Os coordenados foram desenhados por mim. Tive bastante cuidado na escolha do material para fazer as peças mais únicas. Eu trabalho sempre com o objetivo de fazer algo único, seja numa tela, numa peça ou digitalmente.


11. Namorar Portugal 2014

Namorar Portugal é um concurso que tem como inspiração os lenços dos namorados, uma tradição de Vila Verde. O concurso exige que as peças apresentadas contenham algo bordado, numa associação aos lenços. Procuro muitas vezes nos meus trabalhos misturar o tradicional com o contemporâneo. E assim o fiz na minha peça apresentada no concurso. Quis também deixar um toque de feminismo e feminino.


Ideia em papel


Peรงa finalizada


12. Changer la Mélodie 2014

“Changer la Mélodie” é francês e significa “mudar a melodia”. O meu objetivo neste projeto foi reinventar o barroco francês. Como inspiração foi a rainha de França Maria Antonieta e o Palácio de Versalhes. Adicionei pequenos detalhes utilizados nos vestuários da época do barroco e misturei com a moda atual. Para as peças poderem ser usadas em várias ocasiões, criei a possibilidade de usar o vestido de dois tipos diferentes: com e sem calda. A ideia fundamental deste projeto foi transmitir a importância da arte e sua história ao longo dos séculos para o entendimento da arte atual.


workshops//


13. Workshops

Artes Visuais

Curso de Desenho e Pintura 2017/2018 A Casa ao Lado – Centro Artístico

Curso de Ilustração 2017/ 2018 Tradicional e digital (Photoshop, Ilustrator, InDesign)

A Casa ao Lado – Centro Artístico


participações//


14. Participaçþes

2014 - Moda Barcelos - Namorar Portugal

2015 - Moda Barcelos - Namorar Portugal

Moda Barcelos 2015


Obrigado! CV online http://mariline1994.wixsite.com/marilinecv Portfรณlio online http://mariline1994.wixsite.com/marilinepor tfolio

Portfólio mariline rodrigues  
Portfólio mariline rodrigues  
Advertisement