Page 1

Conheça o mundo magnífico e não tão famoso dos brechós. Por Ewerson Gabriel, Layze Félix e Marília Costa.

N

os EUA, os brechós são conhecidos como “thrift shops”, lojas de caridade ou revenda. Acredita-se que a origem do nome “brechó” vem do comerciante Belchior, que vendia roupas e objetos de segunda mão no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, foram chamados de “brechós” os estabelecimentos que seguiam essa linha e, dois séculos depois, estes estabelecimentos são encontrados em praticamente todas as cidades do Brasil.

O

s brechós vêm ocupando um lugar diferenciado no varejo da moda por atrair pessoas que procuram peças exclusivas, preços acessíveis, e são mais conscientes com relação ao consumo e sustentabilidade. Essas pessoas enxergam no brechó possibilidade de consumo consciente e sustentável, uma vez que possibilitam o reaproveitamento de roupas que seriam descartadas, prolongando a vida útil das peças.

consumo na moda. Brechó é o que podemos chamar de “juntar o útil ao agradável”, pois podemos encontrar produtos de boa qualidade e por um preço mais em conta. Quer comprar algo mas não ta podendo gastar muito? Tenta ir no brechó!

Com isso, vimos o quanto os brechós podem ser algo bom. O mundo dos brechós ainda é pouco explorado por nós, porém, com tantas qualidades, podemos enxergar o quão inteConsumir peças usadas, ex- ressante ele pode ser. Por isso, clusivas e reaproveitadas, tem iremos espiar um pouco mais se tornado uma alternativa de esse outro universo da moda.

boletim informativo.indd 1

02/12/2016 03:07:08


SOBRE BRECHÓS

O

conceito central dos brechós é vender peças que já foram usadas, contudo, são diversas as possibilidades de especialização neste ramo. Entre elas, oferta de um mix de produtos com peças de grifes famosas, nacionais e internacionais em ótimo estado; ou de peças masculinas com seleção de camisetas, calças jeans e acessórios; ou de peças infantis; também de venda em maior quantidade a preços bem baixos, entre outras possibilidades. Vintage, second hand, garage sale, clothing swap, recycling, garimpo, troca, escambo, reúso, seminovo, moda sustentável, ressigni cação, desapego. Estes são alguns conceitos relacionados aos brechós. A moda brechó é direcionada para diversos públicos, sendo comum a busca pela exclusividade, preços atrativos e consumo consciente.

boletim informativo.indd 2

02/12/2016 03:07:08


LOJAS ONLINE

M

uitos acham que brechós só existem nas ruas, e que é preciso sair batendo perna para achar um. Mas está aí mais uma novidade. Os brechós agora também estão no mundo online. Isso mesmo! Agora as pessoas podem acessar sites e fazer suas compras na facilidade e no conforto de sua casa, sem precisar sair para procurar o que tanto desejam. O preço varia muito de brechó para brechó, porque cada um tem seu foco. Por exemplo, há brechós que só vendem produtos de grandes marcas, então, o preço será mais elevado que os convencionais. Porém, é tudo muito simples, rápido e prático. Aqui segue alguns sites para que possam conferir.

boletim informativo.indd 3

02/12/2016 03:07:08


ENTREVISTA

O BRECHÓ ONLINE E ITINERANTE DO GARIMPÁRIO

O

projeto Garimpário é assim: um brechó legal com peças usadas, mas novinhas e alguns achados vintage. Esse projeto foi criado por três amigos, a Jaqueline Scissar, o Renato Kormives e a Emanuele Lazzari. Foi durante a faculdade de moda que eles começaram com a ideia de vender as próprias roupas que não usavam mais, que logo viraram as suas roupas + as roupas de amigos + alguns garimpos de brechós. 1. Quando surgiu a ideia de fazer um brechó online? A ideia surgiu durante a faculdade, em 2012. Além de sermos super amigos, nós três sempre fomos apaixonados por brechós, e decidimos tornar esse amor em negócio. No início a intenção era nos desfazermos das roupas que a gente tinha e que não queríamos mais, viajamos muito juntos e fazia parte dos nossos roteiros conhecer os brechós das cidades que visitamos. Com isso acabamos acumulando muita coisa e sentimos a necessidade de começar a desapegar delas. Como tínhamos vários amigos querendo desapegar de muita coisa também, começamos o site com essas peças, e depois partimos pra buscar peças exclusivas pro Garimpário. 2. Em que momento vocês pensaram em comprar uma kombi e transformar o brechó em um evento itinerante também? Vo-

boletim informativo.indd 4

cês já faziam isso antes só que com outros carros? Antes da Kombi nós já havíamos participado de alguns eventos em Florianópolis. A gente sabia que existia mercado pro Garimpário em feiras, mas como trabalhamos com peças exclusivas, a quantidade de produtos que tínhamos que levar pra cada lugar era muito grande, ficando impossível viajar pra montarmos stands em outras cidades. Além disso era muito cansativo pra gente, sempre com muita coisa pra carregar no carro, montar nosso espaço, desmontar, encabidar peças, desencabidar, tudo começava do zero, não tínhamos estrutura nenhuma pra de alguma forma agilizar o processo no dia dos eventos. 3. Vocês quiseram trabalhar com roupas usadas por algum motivo especial? Primeiramente amamos os diferentes estilos de roupas que podemos encontrar em brechós. A varidade é muito gran-

de, as peças são exclusivas, diferenciadas e com preço pra todos os bolsos. Também acreditamos no reaproveitamento de peças como forma de evitar uma produção desenfreada de peças que acabam tendo sempre o mesmo destino: o lixo. Além de encontrar uma utilidade pro que iria ser descartado, reduzindo a quantidade de lixo, também devemos lembrar da poluição que a indústria da moda causa. 4. Vocês mudaram a percepção sobre o mundo da moda depois de começar esse projeto? O que vocês descobriram e passaram a questionar? Com certeza, nossa percepção de sustentabilidade mudou completamente. Passamos a enxergar todos os malefícios causados pela indústria da moda e os problemas gerados pelo consumo e descarte desenfreado de peças. Temos cada vez mais convicção de que brechós representam o futuro no que diz respeito à moda consciente.

02/12/2016 03:07:09


5. Hoje em dia, no seu guarda-roupa tem mais roupa de 2ª mão que roupa que foi comprada nova na loja? Sim, hoje quase não compro peças novas em lojas, sempre dou prioridade para encontrar o que preciso em brechós. 6. Conta mais do projeto: onde vocês já passaram; onde dá pra acompanhar o itinerário da kombi; onde compra; como é o processo com as roupas, etc. Hoje vendemos online para todo o Brasil pelo nosso site, e pessoalmente em eventos com a Kombi. Além das feiras que participamos em Florianópolis já passamos por Blumenau, Balneário Camboriú

boletim informativo.indd 5

e Porto Alegre. Para acompanhar o itinerário da kombi e os eventos que participamos basta seguir e ficar de olho na nossapágina do facebook. Com relação ao que vendemos, pra termos peças incríveis na nossa loja nós garimpamos os brechós durante nossas viagens (algumas fora do Brasil), com um cuidado especial pra deixarmos elas como novas. Lavamos, higienizamos, consertamos, customizamos, tudo pra que o produto chegue no cliente em perfeito estado. Também compramos peças de pessoas que entram em contato com a gente, então o fluxo de novidades que temos acaba sendo bem grande.

02/12/2016 03:07:09


TOP 5

OS CINCO MELHORES BRECHÓS

DO BRASIL B . L u x o V i n t a g e Considerado um dos mais importantes brechós do Brasil, o B.Luxo Vintage surgiu em 2006 e teve a sua primeira loja física em 2007. A maior parte dos artigos é garimpada pelos proprietários nos Estados Unidos e na Europa. Você pode encontrar peças femininas e masculinas, assim como acessórios, livros, revistas e objetos de decoração. C a i x a V i n t a g e O Caixa Vintage foi criado em 2013 por um casal apaixonado por moda. O brechó vende peças raras e exóticas e todas são ven-

didas por, no máximo, R$40,00. G a r i m p á r i o O brechó vende peças masculinas e femininas exclusivas com a intenção de colaborar com a conservação do meio ambiente. Todas as roupas tem um estilo retrô, desde as bolsas até os suéteres. B r e c h ó G a r i m p o d a G i l d a Apesar do brechó não ter um site próprio, é possível fazer a compra online pelo facebook seguindo as instruções dadas na página. São disponibilizadas várias fotos do mesmo

produto para que o consumidor tenha certeza do que está comprando. As peças à venda incluem sapatos, vestidos, óculos e muitos outros. T r a s h C h i c V i r t u a l Com 24 anos de tradição, é uma das lojas vintage mais consagradas do Brasil. As peças são de estilo retrô, mas a maioria é de marcas de luxo. Há roupas masculinas e femininas, bijuterias, sapatos, roupas infantis, bolsas, objetos de decoração e outros acessórios.

_ a d o r o b r e c h o Nesse brechó você acha váárias peças bem bacanas por um precinho ótimo! Segue lá a página pra ficar receber todas as novidades! Intagragram: _adorobrecho. B r e c h o r o l l Esse brechó é novinho e já tem bastante roupa linda! Como

ainda não existe um espaço físico, se você gostar de alguma peça, é só falar com a vendedora por direct no Instagram da loja! O instagram do brechó

DE NATAL/RN o l d _ i d _ c o o l _ b r e c h o O brechó além de ser online e entregar para todo Brasil, também tem espaço físico na nossa cidade. Você pode entrar em contato para ter mais informações acessando o Instagram do brechó. Instagram: old_is_cool_brecho.

boletim informativo.indd 6

está em manutenção no momento.

x o d ó b a z a r Esse é outro brechó lindo, lindo! Tem peças na moda em um pre-

02/12/2016 03:07:10


ço mara. Se você gostar de algo, é só marcar a prova com a vendedora Geórgia pelo whatsapp disponível lá no Insta da loja! O instagram do brechó está em manutenção no momento . e u c o m p r a r i a b a z a r O post é sobre brechós, mas esse bazar vale muito a pena! Acontece uma vez no mês e tem muita roupa bacana. Segue lá o perfil e já marca a próxima edição no calendário pra conferir tudinho de perto! Instagram: eucomprariabazar.

boletim informativo.indd 7

02/12/2016 03:07:11


M

uitos pensam que brechós só existem nas ruas, porém, eles já chegaram no mundo da internet. Isso mesmo! É possível acessar brechós online e fazer sua compra sem precisar sair do conforto da sua casa, e ainda com os preços baixos mantidos. Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, não só existem brechós que vendem coisas bastante usadas ou de não tanta qualidade. Também há brechós especializados em vendas de roupas e acessórios de grandes marcas como Chanel, Prada, Dior, Gucci, entre outros. Pensando nisso, aqui segue alguns brechós online para que possam conferir.

boletim informativo.indd 8

02/12/2016 03:07:15

Boletim Informativo  

Trabalho de Computação Gráfica e Editoração Eletrônica. Boletim Informativo criado por Ewerson Gabriel, Layze Félix e Marília Costa, alunos...