Issuu on Google+

ESCOLA E. B. 2,3- Dr. ANTÓNIO CHORA BARROSO 9º ANO

FICHA DE TRABALHO “O KIWI E A NOSSA SAÚDE” Lê com atenção o texto seguinte para poderes depois responder o melhor possível às questões que a ele se seguirão. Uma alimentação saudável e a prática diária de exercício físico moderado contribuem para reduzir as probabilidades de contrair algumas doenças, prolongando a vida. Assim, devemos escolher bem os alimentos que ingerimos se desejarmos ter uma boa saúde física e psíquica. São muitos os motivos que fazem com que o kiwi seja um dos alimentos que deverá fazer frequentemente parte da nossa escolha de alimentos. Possui uma enorme riqueza em potássio que é muito importante na regulação da tensão arterial. A quantidade de potássio no kiwi é muito superior à existente na banana ou na laranja, frutos normalmente indicados como grandes fornecedores deste nutriente. Por outro lado, o kiwi não possui sódio e tem um valor calórico relativamente baixo, tornando-o perfeito para a alimentação das pessoas, em geral, e dos hipertensos, em particular.

O kiwi também fornece uma quantidade elevada de vitamina C, bastando um kiwi médio por dia para ingerirmos a dose diária recomendada desta vitamina. Ao contrário da maioria dos frutos, também contém vitamina E, um bom antioxidante, protetor das nossas células. Outra vitamina presente no kiwi é o ácido fólico, que se julga ser um importante agente na promoção da saúde cardiovascular. Este ácido existe nos vegetais, em geral, mas é destruído a temperaturas elevadas, quando os alimentos são cozinhados. Como o kiwi é ingerido sem ser aquecido, o ácido fólico praticamente não se altera. O kiwi fornece ainda doses apreciáveis de vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio. Além disso proporciona uma quantidade importante de fibra contribuindo de forma barata e saborosa para melhorar a saúde intestinal. O kiwi fornece tudo o que foi referido por menos de 50 calorias, pelo que deve merecer um lugar de destaque na nossa alimentação diária.


1. Qual é a substância elementar que existe em grande quantidade no kiwi? 2. Que implicações tem a ingestão desse elemento para a saúde? 3. Que outras frutas são grandes fornecedoras desse elemento? 4. O que leva o kiwi a ser considerado um alimento perfeito para as pessoas hipertensas? 5. Indica outras três substâncias elementares fornecidas pelo kiwi. 6. Refere a importância da ingestão das três substâncias elementares indicadas na alínea anterior. 7. Indica duas substâncias compostas que façam parte da composição do kiwi. 8. Refere a importância da ingestão das duas substâncias indicadas na alínea anterior. 9. Escreve duas ou três frases em que expliques a importância de ingerir um kiwi por dia. 10. O kiwi só recentemente começou a ser produzido em Portugal e a fazer parte da dieta dos portugueses. Recorrendo a livros, revistas científicas ou à Internet, recolhe informação acerca das origens do kiwi. 11. Recorrendo a livros, revistas científicas ou à Internet, recolhe informação acerca do teu fruto favorito. Não esqueças o seu país de origem, os nutrientes que o constituem e a importância, para a saúde da sua ingestão.


Ficha de trabalho 1