Issuu on Google+

Dia Internacional da Pessoa com DeficiĂŞncia


Ficha Técnica TÍTULO: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência AUTORES: Serviços Especializados de Educação Especial Texto: Serviços Especializados de Educação Especial IMAGENS: Internet REVISÃO DE TEXTO: Serviços Especializados de Educação Especial EBOOK PROGRAMA: ISSUU PUBLICAÇÃO: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus DATA DE PUBLICAÇÃO: 2 de dezembro de 2013


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia internacional da pessoa com deficiência comemora-se no dia 3 de dezembro. Esta data é assinalada a nível mundial e teve início em 1998, tendo como promotora as Nações Unidas. O dia internacional da pessoa com deficiência tem como objetivos promover uma maior compreensão da problemática relacionada com a deficiência e mobilizar a sociedade em geral para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas com deficiência.


O que é ser diferente? A diferença tem apenas o valor que cada um lhe dá. A diferença está em cada um de nós. Todos nós somos diferentes, deficientes ou “ normais”, pois não existe um padrão para a normalidade. Quem é que nunca foi alvo de descriminação? Raros são os que podem dizer que não! Como tal, deveremos pensar nisto e fazer a nossa parte, pois podemos não ter nascido assim, mas nada nem ninguém nos garante que não morreremos assim….


O preconceito é a pior de todas as DEFICIÊNCIAS


“As pessoas com deficiência incluem aqueles que têm incapacidades duradouras físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, que em interação com várias barreiras podem impedir a sua plena e efetiva participação na sociedade em condições de igualdade com os outros”. (Artigo 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência)


Porque é tão importante ser igual?


“Amigos diferentes tornam a vida mais bela�


“As escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito devem incluir-se crianças com deficiências ou superdotadas, crianças de rua ou crianças que trabalham, crianças de populações imigradas ou nômades, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais”. (Declaração de Salamanca, UNESCO, 1994)


Todos têm direito ao ensino‌


Ter uma deficiência não é o final, é apenas o início de uma luta desigual...


“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os impossibilitados de andar podem ser livres para voar…” (Thaís Moraes)


SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MORGADO DE MATEUS


Dia internacional da pessoa com deficiência morgado mateus