apostila: estágio supervisionado 1

Page 26

Como componente curricular dos cursos de licenciatura, o Estágio docente a ser realizado em escola de Educação Básica tem a carga horária mínima de 400 horas a ser desenvolvida a partir da segunda metade do curso (RESOLUÇÃO CNE/CP 1/2002; RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2002).

26 Estágio Supervisionado I

respeito à estrutura física e pedagógica da escola, prática docente, peculiaridades do corpo discente e o processo de ensino-aprendizagem em Educação Física. Assim é o Estágio docente: o ato educativo supervisionado realizado no contexto do trabalho docente que objetiva a formação de educandos que estejam regularmente frequentando cursos e/ou programas de formação de professores nos níveis do ensino médio e do ensino superior, nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. O Estágio docente pode ser classificado como obrigatório e não obrigatório. O Estágio docente obrigatório tem sua natureza, finalidades e pressupostos definidos em diretrizes curriculares da etapa, do nível, da área de ensino e do projeto pedagógico do curso e/ou do programa de formação de professores. Como parte integrante dos processos de formação de professores, o Estágio constitui-se pela vivência de situações concretas do trabalho docente, proporcionando experiências didático-pedagógicas, técnicas, científicas, artísticas e socioculturais. A inserção político-pedagógica do aluno-estagiário de forma gradativa no exercício da profissão docente, compreendida como o magistério e/ou a gestão de instituições educativas, articula dimensões do saber, do saber fazer e do saber conviver. O Estágio docente trata da inserção do aluno-estagiário em situação de trabalho docente e da articulação entre a prática e o estudo acadêmico. A reflexão teórico-prática sobre a docência e as práticas escolares – mobilizadas de forma interdisciplinar pelos processos de problematização da realidade educacional, intervenção pedagógica e de pesquisa e produção de conhecimento sobre o/no cotidiano do trabalho educativo em diferentes níveis, etapas e modalidades de educação – são pressupostos de uma concepção orgânica de Estágio docente. Por isso, a importância do Estágio nos processos de formação de professores e a consideração dessa atividade como campo de conhecimentos com estatuto epistemológico que articula cursos de formação de professores, campo social e pesquisa (PIMENTA; LIMA, 2004). Dessa forma, o Estágio docente é considerado como fonte geradora de problemas e de produção de conhecimento, constituindo-se em espaço/tempo de apropriação e construção da prática docente no e a partir do enfrentamento das questões concretas da escola, ou seja, é nelas que se pode observar, analisar, pesquisar a realidade e nela intervir. No Estágio docente, tem-se como princípio: aprender a profissão docente entendida na sua complexidade e dinamicidade; construir a identidade profissional; dotar o educando de instrumentos teóricos e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.