Issuu on Google+

Nelson Rolihlahla Mandela É por vezes referido em outros nomes, cada qual com seu significado especial e história

Rolihlahla Este era o nome de nascimento de Mandela, é um nome isixhosa que significa “puxar o galho de uma árvore”, mas coloquialmente significa “encrenqueiro”. Seu pai lhe deu este nome.

Nelson Este nome foi dado a ele em seu primeiro dia na escola por seu professor, Srta Mdingane. Dar às crianças africanas nomes ingleses era um costume entre os africanos na época e foi influenciado por colonos britânicos que não poderia facilmente, e muitas vezes não iria, pronunciar nomes africanos. Não está claro por que a senhorita Mdingane escolheu o nome de “Nelson” para o Sr. Mandela.

Madiba Este é o nome do clã de Mandela, que era membro. Um nome de clã é muito mais importante do que um sobrenome, uma vez que refere-se ao ancestral do qual a pessoa é descendente. Madiba era o nome de um chefe Thembu que governou no Transkei no século 18. É considerado muito educado para usar o nome do clã de alguém.

Tata Esta palavra isiXhosa significa “pai” e é um termo carinhoso que muitos sul-africanos usam para o Sr. Mandela. Desde que ele era um pai para muitos, eles o chamam de Tata, independentemente da sua idade.

Khulu Mandela é muitas vezes referida como “Khulu”, o que significa grande, fundamental, grande. O orador significa “Grande”, quando se refere ao Sr. Mandela desta forma. Também é uma forma abreviada da palavra isixhosa “Tat’omkhulu” para “avô”. Dalibhunga Este é o nome Mandela foi dado com a idade de 16, uma vez que ele tinha sofrido iniciação, o rito Xhosa tradicional de passagem para a idade adulta. Significa “criador ou fundador do conselho” ou “convocador do diálogo”.

9 - 10


4nomesdomandela