Issuu on Google+

INFORMANGLO Informanglo – Produzido pelos alunos do 5º ano do Anglo de Mogi – Mogi-Guaçu, 05 de agosto de 2013.

CONSUMISMO Repórteres do 5º ano do Anglo de Mogi relatam suas opiniões sobre este tema tão polêmico entre os adolescentes e nos deixam algumas dicas sobre como fazer bom uso do nosso dinheiro. ESTE TEXTO INFORMATIVO FOI PRODUZIDO POR NOSSAS REPÓRTERES: SOFIA RAMOS ZERBINATTI E GISELA MILKA DE PAIVA, RESPONSÁVEIS PELO EDITORIAL DESTE JORNAL.

ideias e produtos. Podem ser encontradas em diversos veículos de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão, folhetos, outdoors, WEB, fachadas, coladas em ônibus, roupas etc. Quando as crianças consomem muito, elas acabam tendo a infância “roubada”. Existem muitas crianças que, hoje em dia, trocam as brincadeiras ao ar livre por videogames, sucos naturais por refrigerantes e comida saudável por “Big Mac com batata frita”. Os maiores responsáveis acabam sendo as empresas e agências de publicidade que apostam no mercado infantil, procurando a vulnerabilidade de cada faixa etária da infância e da adolescência para criar consumidores fiéis, as crianças do consumo. Informação é o primeiro passo para começar a lutar por uma mudança de valores na nossa sociedade, para tentar aos poucos, tirar as crianças da frente das telas, da semi-hipnose e apatia para praticar atividades físicas e serem mais saudáveis. ALUNAS SOFIA E GISELA, DO 5º ANO, ENTREVISTAM ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ANGLO PARA SABER O QUE ELES PENSAM SOBRE O TEMA – CONSUMISMO – CONFIRA! JÚLIO (10 ANOS)- 5º ANO: “Basicamente, acho o consumismo uma doença, porque faz comprar muito. Não me considero uma pessoa consumista”. LUCIANA – (Auxiliar de classe do fundamental I): “O consumismo está crescendo bastante e não é muito saudável. Não me considero uma pessoa consumista”.

CASOS DE CONSUMISMO O consumismo é bom quando não é exagerado. No mundo existem muitas pessoas consumistas mas, ao mesmo tempo, existem pessoas que não podem comprar quase nada. As propagandas incentivam o consumismo e podem ser divididas em três grupos: serviços,

MARIANA – (Assessora de Marketing): “As crianças estão dando muito mais valor para os bens materiais, esquecendo de algumas atividades e brincadeiras que não necessitam de dinheiro para que a diversão aconteça. Não me considero uma pessoa consumista”.


IRAMIRA (professora do 5º ano) – “Não me considero consumista. Mas, quando se tem filho pequeno, fica difícil não ceder aos desejos dele... acredito que no decorrer do processo de nossa formação e com os exemplos que recebemos em casa, aos poucos devemos aprender os momentos certos para consumir alguma coisa ou não. Lembro-me que quando eu era criança, minha mãe mesmo tendo dinheiro, só nos comprava coisas realmente necessárias. Fazia-nos esperar as datas certas para receber presentes... e isto foi muito importante, pois aprendi que não é a todo o momento que se deve comprar, mas, eu gosto, quando posso”. NETO (10 ANOS) – 5º ANO: “Na infância é normal consumir e querer consumir. Mas se você continuar com esse hábito depois de criança, é prejudicial a saúde. As vezes me considero consumista”. SÍLVIA (professora do 2º ano) – “Acho que consumir exageradamente, em coisas sem importância não é legal. O bom mesmo é consumir em coisas necessárias e que contribuam com o nosso crescimento intelectual”. EDNA (auxiliar de classe do fundamental I)“ Não me acho consumista, mas, quem pode consumir, não tenho nada contra, né? Não acho correto consumir sem poder, acho desnecessário”. LINCOLN (10 ANOS) – 5º ANO: “Acho bom consumir, mas sem deixar a criança comprar tudo o que vê, pois um dia, vai acabar o dinheiro e a criança não vai entender. Eu entendo quando tem dinheiro e quando não tem.” OTÁVIO (10 ANOS) – 5º ANO: “Eu acho ruim. Infelizmente, eu sou muito consumista.” RAQUEL (Orientadora Pedagógica): “O consumismo exagerado não é bom. Infelizmente algumas pessoas preocupam-se mais em TER do

que em SER: ter uma roupa de marca, ter um carro do ano, do que ser solidário, ser respeitoso com as pessoas.”

OS REPÓRTERES: OTÁVIO MUNHOZ CERRUTI, JOÃO FELIPE DORO E LINCOLN GARCIA GIUDICE, FICARAM ENCARREGADOS DE SELECIONAR E SUGERIR FILMES, MÚSICAS, LIVROS E JOGOS DO MUNDO PRÉ-ADOLESCENTE – CONFIRAM !!

-

AS MÚSICAS SUGERIDAS: ROCK Destroid Rock City (Kiss) Toxicity e Chop Suey (Sistem of a Down) Iron Man (Black Sabatt) Yellow Submarine (Beatles)


LIVROS SUGERIDOS: - Diário de um banana. - Desventuras em série. - Harry Potter. - Capitão Cueca. - A fada que tinha ideias. - O corpo humano. - Os três mosqueteiros.

ROBERTO MACEDO NETO E JOSÉ EDUARDO PASCHOAL, REPÓRTERES DO 5º ANO, FICARAM ENCARREGADOS DE PESQUISAR QUAIS SÃO OS HÁBITOS DE CONSUMO DAS CRIANÇAS DA SALA DO 5º ANO E DE OUTRAS SALAS TAMBÉM – VAMOS CONFERIR!! HÁBITOS DE CONSUMO DO 1º ANO I 1º ano

LIVROS

FILMES SUGERIDOS: BÁRBARA

- Homem de ferro. - Carros 2. - Batman. - Kung Fu pânico. - Os pingüins do papai. - Bee movie. Todo mundo em pânico. JOGOS SUGERIDOS: - Games: Crises, World of Warcraft, Battlefield, Call of duty, Fifa, Fifa street, GTA, Minecraft, Subway Surfeas, Temple Run 2, Angry Birds, Poo.

PEDRO CAETANO, RUAN RIBEIRO VALLIM RUA, THIAGO MESTRINER OLIVA, MATHEUS DE OLIVEIRA ADORNO, VINÍCIUS FERREIRA GONÇALVES, PAULO

DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO

ACESSÓRIOS

X

BEATRIZ CAIO ENRICO FÁBIA GABRIEL ISABELLA

BRINQUEDOS E JOGOS ELETRÔNICOS

X X X X X X

JÚLIO

X

RAUL

X

RODRIGO

X

SAMUEL

X

VINÍCIUS

X


HÁBITOS DE CONSUMO DO 2º ANO 2º ano

LIVROS

DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO

BRINQUEDOS E JOGOS ELETRÔNICOS

ACESSÓRIOS

HÁBITOS DE CONSUMO DO 3º ANO 3º ANO

LIVROS

ANA BEATRIZ ARTHUR

X X

BRUNO

X

EDUARDO

X

DAVI

X

FELIPE

GABRIELA

ANITA

X X

BRINQUEDOS E JOGOS ELETRÔNICOS

X

ENRICO

X

FLÁVIA

DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO

X

FERNANDO

X

FRANCISCO

X

LAURA

X

GIOVANA

X

LEONARDO

X

ISABEL

X

LORRANY

X

LÍVIA

X

MARCUS

X

LUIGI

X

LUÍZA

X

MARCELLE

X

MATHEUS

X

NATHÁLIA

X

MARIA CLARA R. MARIA CLARA S. MARIA EDUARDA MATEUS

X X X X

PAULO

NICOLAS

X

SOPHIA

X

PEDRO D.

X

VINÍCIUS

X

PEDRO H.

X

MARCELA

X

RAFAELLA

X

STELLA

X

THAÍS

X

V ÍTOR

X

FILIPE

X

PEDRO H. L

X

X

ACESSÓRIOS


HÁBITOS DE CONSUMO DO 4º ANO 4º ano

LIVRO S

DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO

BRINQUEDOS E JOGOS

HÁBITOS DE CONSUMO DO 5º ANO

ACESSÓRIOS

5º ANO

X X

ANA CAROLINA BEATRIZ

LIVROS

ELETRÔNICOS

ALÉXIA BRUNA CAIO

X

FERNANDA

GUSTAVO

X X

JÚLIA LAYS LETÍCIA

X X X

MATHEU S THIAGO TOMÁZ VITOR CAETANO VÍTOR HUGO YASMIM

X X X X

X X X X

JOÃO FELIPE JÚLIA

X X

LINCOLN

X

MATHEUS

X

OTÁVIO

X

PEDRO

X X X

RUAN NETO THIAGO VINÍCIUS JOSÉ EDUARDO

ACESSÓRIOS

X

GISELA

SOFIA

X

BRINQUEDOS E JOGOS ELETRÔNICOS

CAIO

JÚLIO

X

DIVERSÃO E ALIMENTAÇÃO

X X X X


OS REPÓRTERES: BEATRIZ GONÇALVES ADORNO, JÚLIA MONTESSINO CASAROTO, ANA CAROLINA BORGES CRUZ, CAIO DE SOUZA FREITAS E JÚLIO BIZIGATO PORTES, REALIZARAM UMA ENTREVISTA: COM NOSSO DIRETOR ADMINISTRATIVO, SENHOR ADAIR RECCHIA. CONFIRAM!!

6- Quando você era criança, o que sonhava em ser? ADAIR: “Queria ser alguém na vida que pudesse contribuir com a formação das pessoas como seres humanos que colaboram que se dedicam para o exercício da cidadania, esse era meu sonho e acabei escolhendo a área da educação.” 7- Para quais lugares do mundo você já foi? Adair: “Estados Unidos e alguns países da Europa”. 8- Qual seu livro preferido? ADAIR: “ Os sertões, Euclides da Cunha. Também gosto de biografias e leituras informativas de uma maneira geral”. 9- Qual sua comida preferida? ADAIR: “ Várias: arroz, feijão, salada de alface, bife e batata frita”.

1 – Senhor Adair, o que você acha da leitura? ADAIR: “Leitura é importante para nossas vidas em todos os momentos porque ela aprimora nosso vocabulário, nossa escrita, a nossa redação, interpretação e em vários aspectos. Penso que feliz daquele ser humano que consegue construir o hábito da leitura. Dizem que leitura é sinônimo de felicidade.”

10- No tempo em que você estudava, qual era sua matéria preferida? ADAIR: “ Matemática”.

2- Na sua profissão, o que mais gosta? ADAIR: “Conversar com os alunos sobre assuntos gerais”. 3- Qual é a data do seu nascimento? Adair: “10 de Janeiro de 1951”. 4- Há quantos anos o senhor trabalha aqui no Anglo? “Adair: Há 26 anos.” 5- Qual é a sua profissão? Adair: “Diretor de escola”.

11- Com quem o senhor é casado? ADAIR: “Sou casado há apenas 41 anos, com a minha querida esposa Maria Iolanda Vergal Recchia”. 12- De quais tipos de música você gosta? ADAIR: “ MPB, Rock dos anos 60 e 70 e algumas sertanejas de raiz” .


13- O que o senhor pensa sobre nosso tema, o Consumismo? ADAIR: “Penso que o consumismo é algo que desequilibra, de certa forma, o esquema que a sociedade impôs como razoável”.

“Posso dizer que realizar este trabalho jornalístico com as crianças foi muito prazeroso”. Além de realmente assimilarem o conteúdo proposto, exercitaram a todo tempo a linguagem oral e escrita, o trabalho em equipe, a atenção e a pesquisa de campo. Puderam realmente ser repórteres por um dia. Parabéns, 5º ano, pelo bom desempenho na elaboração das reportagens! Um abraço forte, Mira.


130904 informativo 5 ano