Page 1

Latinas

CORRESPONDÊNCIAS

RESGATANDO MEMÓRIAS E DIMINUINDO FRONTEIRAS


não existe limite para as lembranças, impressões, palavras e sensações


PRIMEIRO MOMENTO | cartas recebidas Um grupo reduzido (2 ou 3 pessoas) parte em viagem para cidades da América do Sul, coletando depoimentos de pessoas que trocaram cartas. A ideia é abordar pessoas que tenham cartas guardadas e convidá-las a lerem um trecho da carta. Faremos um registro das reações de surpresa, ccontentamento, saudade, tristeza, em cada leitura. Os depoimentos serão editados e posteriormente disponibilizados para consulta online, ampliando o acesso da pesquisa coletada.

SEGUNDO MOMENTO | cartas não enviadas Em cada cidade visitada, coletar depoimentos de pessoas que nunca trocaram carta, que nunca visitaram os correios, que não sabem como isso funciona Uma oficina (#oficina de sensibilidade) que propõe a troca de carta. Convidar um grupo de pessoas para escrever para alguém que mora longe ou que não se conhece ou que não se tem contato.

TERCEIRO MOMENTO | caixa de cartas Será criada uma biblioteca online com cartas escaneadas, histórias, depoimentos e relatos da viagem com finalidade de apresentar ao visitante particularidades de um mundo desconhecido.

OBJETOS DO PROJETO: Um Instagram destinado ao projeto, mapeando o roteiro das cartas. Uma biblioteca online (portal) com vídeos e depoimentos coletados Um livro com os registros dos processos Um vídeo apresentando, de forma poética a trajetória de uma das cartas.

COMPLEMENTARES Exposição de cartas e impressões Livro de registros e depoimentos Publicação infantil para as escolas contando sobre as cartas.


RESGATANDO MEMÓRIAS DIMINUINDO FRONTEIRAS.

Correspondências Latinas é uma proposta leveDesign + Maurilo Andreas + Dea Martins e faz parte do projeto #beijonocarteiro de criação da designer Mari Guedes


Cod893330  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you