Issuu on Google+

uma publicação

Informativo Master | Ano 10 | OUT.2013 | Nº 43 | www.master.agr.br | www.sulita.com.br

JUNTOS Somos Melhores Conheça o processo de produção pelo ponto de vista dos funcionários

PG. 06

boas práticas

Notícias

Família Moriggi: exemplo de união e trabalho.

Master vence prêmio de gestão ambiental

pg. 08

pg. 05


Mensagem

Juntos Somos Mais Fortes! Com o tempo, os DESAFIOS tornam-se cada vez mais constantes, ousados e agressivos. Por conta disso, as empresas devem estar sempre se reciclando e se renovando, em um constante processo de transformação. Na Master, vivencia-se o mesmo movimento. A fórmula encontrada para trabalhar as mudanças é por meio da análise de críticas internas, busca pela otimização dos processos, minimização dos custos e fortalecimento das equipes. De todos os itens, o que mais deve ser enfatizado são as pessoas, as principais responsáveis por fazer e acontecer.

Por esse motivo, nesta edição, evidenciaremos o negócio de produção e processamento de suínos na perspectiva de quem está realizando. Desde a primeira etapa do processo, caracterizada pela análise minuciosa laboratorial do sêmen, até a última etapa industrial – embalagem do produto – existe o envolvimento de PESSOAS. Atividades são realizadas e mobilizadas pelos funcionários, que imprimem seu trabalho, profissionalismo e eficiência produtiva. Além disso, o mais importante é o trabalho conjunto, a visão do todo e a certeza de que todas etapas são fundamentais e que juntos conseguiremos produzir mais e melhor.

Aproveite para conhecer os demais setores e ampliar, assim, a nossa visão sistêmica. O trabalho é realizado por vários, mas o resultado é conjunto. Unidos somos mais fortes!

Nossos Valores  Ética  Confiabilidade  Pessoas  Disciplina  Simplicidade  Profissionalismo  Sustentabilidade

Expediente SomosMais Somos Mais é uma publicação da Master Agroindustrial Ltda., dirigida a funcionários, parceiros, seus familiares e amigos da empresa. Correspondência: Rua Luiz Mezaroba, 639, Caixa Postal 237, Cidade Alta, Videira/SC, CEP 89560-000. Coordenação: Adriano Danielli adriano@master.agr.br Cristiane Zonta Andreola cristiane@master.agr.br Liziane Leidens Strey liziane@master.agr.br Jornalista responsável: Mayara Vieira - SC 4294 Projeto gráfico e produção: Brandalise

Mario Faccin Diretor | Master Cidade Alta 19 anos sendo mais Master

Colaboradores em todas as unidades da Master. Impressão: Gráfica Blumen Tiragem: 1.000 exemplares Periodicidade: trimestral Distribuição gratuita A Master agradece a todas as pessoas que permitem a publicação de suas imagens.


03

EquipeMaster

O dia a dia do industrializado 132 funcionários trabalham nos nove subsetores

O Setor de Industrializados é responsável pela produção dos produtos finais da Master. Neste setor, ocorrem desde os processos de preparação das massas até as etapas de embalagem e revisão dos itens. De lá, os produtos Sulita (linguiças, bacon, bistecas, bifes e cortes) saem preparados para chegar às prateleiras de estabelecimentos comerciais. A estrutura da indústria é composta por nove subsetores. São eles: Sala de Injeção, Preparo de Massas, Embutimento de Linguiças, Cozimento/Defumação, Embalagem de Defumados, Sala de Revisão, Sala de Cortes Especiais, Sala da Multivac e Embalagem secundária de congelados. Para operacionalizar o trabalho e gerar um bom fluxo de produção, 132 funcionários se distribuem em três turnos. São 122 funcionários no 1º e 2º turno, atuando na produção, e 10 funcionários no 3º turno, responsáveis pelo importante papel de higienização do espaço. A soma do trabalho de todos resulta em produtos com alta qualidade, dignos do padrão Master.

O trabalho realizado pelas áreas de gerência, garantia e produção favoreceu um maior comprometimento entre os funcionários. Além dos treinamentos fornecidos constantemente, outras ações auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos funcionários, como o Prêmio Assiduidade e a redução do valor de desconto no transporte. Sidinei Mallmann Técnico de Produção | 6 meses de Master

Conseguimos aumentar o volume da produção sem perder a qualidade dos produtos. O mérito é de toda a equipe, que está cada vez mais madura e comprometida. O trabalho em conjunto com as áreas de apoio foi essencial para alcançar este crescimento. Sabrina Reginatto Técnica de Produção | 1 ano de Master

somos mais | informativo master | OUT.2013


MasterMais

Fortalecendo valores por meio de cursos Fortalecer os valores da Master e potencializar as competências dos funcionários. Com essa motivação, o setor de Recursos Humanos realizou uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) para promover cursos nas Unidades de Produção. Do mês de julho até novembro deste ano, está sendo disponibilizada a equipes da Master a capacitação “Planejamento, Disciplina e Organização”. Dividido em duas datas, o curso possui duas horas de duração em cada dia. Por meio dele, os participantes aprendem sobre a importância do planejamento e organização para realização de atividades, além da contribuição das duas ações para a melhoria do desempenho profissional.

Mais uma vez, a Master oferece atividades para o desenvolvimento dos funcionários. Para os funcionários, é mais uma oportunidade para melhorar tanto a produtividade no trabalho, quanto os resultados da sua unidade.

AGENDA DOS CU

Master Água Doce e Iomerê É sempre prazeroso repassar conhecimento e auxiliar as pessoas na melhoria de suas habilidades. E quando isso é feito com o planejamento e atenção da Master, o trabalho se torna ainda mais incrível. O carinho com que fui recebida pelos funcionários proporcionou ampla troca de informações. Durante cada visita, também pude adquirir conhecimentos sobre produção de suínos. O time da Master é formado por pessoas dinâmicas, determinadas e proativas. O clima e as condições encontradas são favoráveis à aprendizagem dos participantes, que se comprometeram de forma louvável no processo.

Márcia Caroline Rodrigues Instrutora do SESI e facilitadora do Curso

RSOS:

Já aconteceu: cio: 10/09 e 22/10. Master São Roque - Iní . erê - Início: 19/08 e 03/09 Master Água Doce e Iom /09 16 e /08 Início: 26 Master Curitibanos -

Master Curitibanos

Irá acontecer: 11 o - Início: 23/10 e 6/ Master Arroio Fund /11 06 e cio: 23/10 Master Carijos - Iní . - Início: 23/10 e 06/11 os ad eim Master Qu

Master São Roque


05

Notícias

Sistema da Master é referência Empresa vence prêmio de gestão ambiental A Master foi uma das empresas vencedoras do 20º Prêmio Expressão de Ecologia. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 19 de agosto no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Empresas públicas e privadas com ações ambientais de referência foram homenageadas na cerimônia com o recebimento do Troféu Onda Verde. Destaque na categoria Gestão Ambiental, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Master é responsável por promover o desenvolvimento da política ambiental da empresa. Por meio dele, é possível planejar e organizar os procedimentos, processos e metas da instituição, levando em consideração o dever de responsabilidade ambiental. Três unidades na cidade de Papanduva são cer-

tificadas e seguem os requisitos da norma NBR ISO 140012004, diferencial importante para apresentar as práticas cumpridas pela empresa relacionadas à gestão ambiental, e outras unidades estão com o sistema implantado ou em implantação.

Esta conquista representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Master na parte ambiental. O envolvimento e dedicação de todos os funcionários são fatores muito importantes para a criação de uma nova cultura ambiental.

Desde 1993, a Editoria Expressão promove o Prêmio Expressão de Ecologia, com o objetivo de reconhecer e estimular ações ambientais entre instituições da região Sul do Brasil. A iniciativa é certificada pelo Ministério do Meio Ambiente como a principal do país em seu segmento e os principais projetos sociais e ambientais vencedores são destacados na publicação “Guia de Sustentabilidade 2013”. Em vinte anos de realização, o Prêmio já registrou 1.996 inscrições.

Cleonei Gregolin Ambiental e Manutenções Master Queimados

Cleonei Gregolin na esquerda e Arildo Krajeski na direita (Coordenador SGA)

SIPAT 2013 ganha novo slogan Todas as unidades da Master realizarão, até o fim deste ano, a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT 2013). Entre as atividades da programação do evento, a primeira delas é o concurso cultural para escolha do slogan da SIPAT. Os funcionários criaram uma frase sobre os temas segurança e saúde e uma delas foi escolhida. O vencedor do concurso foi Nelson Tedesco, do setor de espostejamento de suínos no frigorífico Monte Bérico, em Videira (SC).

Tedesco recebe a premiação da diretoria da Master

A frase selecionada: “Segurança é atitude, plante e cultive essa ideia”.

somos mais | informativo master | OUT.2013


Capa Centro de Processamento de Sêmen

A produção na Master

Principais Atividades Melhoramento genético e controle de qualidade do sêmen – implantado durante a inseminação artificial.

Funcionários contam como realizam as atividades, além das funções de cada setor

Curiosidades  A fêmea é inseminada com 2,8 doses de sêmen.  Uma dose possui cerca de 3 bilhões de espermatozoides.

M

uitos já sabem que a Master é a maior produtora individual de suínos do país, mas poucos imaginam como é possível produzir, com tanta qualidade, quase 1 milhão de suínos por ano. O segredo está no processo de produção distribuído em seis etapas consecutivas. Todas executadas por equipes altamente capacitadas e conscientes da importância do seu trabalho para a qualidade final dos produtos da empresa.

2 unidades

O trabalho do CPS, desde a coleta do sêmen até sua distribuição, influencia toda a produção. União, esforço e dedicação é o lema da equipe, comprometida em garantir qualidade no processo. Marinês Frederico do Rosário 6 anos de Master | Papanduva

Indústria 1 unidade

Há um forte trabalho genético em todas as fases da produção. A tecnologia empregada, as regras de biossegurança e a nutrição balanceada sintetizam o profissionalismo de um trabalho realizado com muito engajamento. O conjunto desses fatores garante uma carne saudável, nutritiva e saborosa. Rafael Kummer Gerente Unidades Próprias 4 anos de Master Master Cidade Alta

5 pessoas

254 pessoas

Principais Atividades A carcaça suína é processada e cortada conforme a finalidade. Cada produto possui um processo específico, desde a preparação da matéria prima até a embalagem final. Curiosidades  Em 2011, a média de abate era de 100 suínos por dia, enquanto a produção trazia 8,8 kg de produto a cada hora.  Atualmente, se alcançou a média diária de abate de 480 suínos e a produção, com menor esforço, chega a 21 kg por hora.  A indústria possui o registro de 135 produtos diferentes.


07

Gestação 7 unidades

45 pessoas

Maternidade 7 unidades

92 pessoas

Principais Atividades É realizada a inseminação artificial em um grupo de animais selecionados de 30 mil matrizes.

Principais Atividades Atendimento e cuidado do leitão desde o momento de parto até a retirada do período de mama.

Curiosidades  O período de gestação dura - em média - três meses, três semanas e três dias – total de 114 dias.

Curiosidades  Em média, nascem 12,5 leitões em cada parto.  Com 21 dias, os leitões possuem 6kg e passam pelo desmame.

Trabalho com carinho e dedicação, mas é somente com esforço e união de toda equipe, que atingimos as metas do setor. Quando alcançamos, nossos clientes recebem ainda mais qualidade. Sérgio Marcelo Chacharowski 11 anos de Master | Iomerê

Master Curitibanos

Terminação 235 unidades

235 integrados

Principais Atividades Responsável pela alimentação e ganho de peso do suíno, de acordo com os valores necessários ao abate e processamento. Curiosidades  Os suínos permanecem neste setor por 115 dias.  Eles aumentam o peso de 22kg para 125 kg.  Durante o processo, o suíno chega a ganhar mais de 1kg por dia.

Creche 27 unidades

27 integrados

Principais Atividades Cuidados especiais ao leitão, devido a época do desmame e início da alimentação por ração. Curiosidades  O leitão cresce por, aproximadamente, 42 dias.  Ele sai 6 kg para 23 kg, peso médio.

Para a Master continuar sendo a referência que é, todos os funcionários precisam se dedicar. A qualidade entregue em cada fase do processo é o que determina o sucesso do resultado final. Lucimar R. de Souza Rocha Assistente Técnico de Campo 11 anos de Master

somos mais | informativo master | ago.2013 OUT.2013


BoasPráticas

Familiares aliam o trabalho à união

Os Moriggi estão envolvidos com a produção de suínos há muitos anos na cidade de Caçador (SC). Começou com os irmãos Alcides, Valdir e João, que se integraram na Master em 1996. Junto com eles, vieram os seus filhos, netos e cunhados. Unida em casa e no trabalho, a família cresce e participa da história da Master. Desde 1984, os Moriggi já tinham contato com os processos de crescimento e terminação de animais. Assim começaram e assim seguiram. Hoje, dez componentes da família trabalham com a Master na área de suino-

cultura, que traz grandes oportunidades para profissionais do campo. Alcides e os seus filhos Jair, Leucir e Valcir trabalham juntos e são integrados ao sistema de terminação. Com mais de 25 anos de experiência, a família reconhece as possibilidades com a chegada da Master na região. “É uma empresa acessível, de fácil negociação. No mercado atual, o que nos fornece mais segurança e rentabilidade é a suinocultura”. Junto com Valdir, chegaram os seus filhos Deonilson, Deomades e Siliane, além do seu genro

União significa dar as mãos e caminhar juntos. Por isso estamos até hoje com a Master, porque andamos de mãos dadas com a empresa.

João Moriggi

Integrado Master Cassiano Batistela. “Quando começamos, a Master era recém-fundada e seguimos trabalhando juntos até hoje”. Responsáveis por engordar os suínos, os funcionários conseguiram realizar uma ampliação na sua granja em 2012 para recebimento de mais 700 animais.

Família de Valdir Moriggi Integrados Master


09

MaisConquistas

Crescimento Pessoal e Profissional Leocimir Luiz Cossul

“ “

Idade: 34 anos Natural de Videira-SC. Admissão: 05/01/1998. Cargo: Supervisão Geral da Unidade Iomerê. Tempo de empresa: 15 anos e seis meses.

Há quase 16 anos, comecei a trabalhar na Master como ajudante de granja em Iomerê. Dezoito funcionários atuavam na instalação e existiam apenas mais duas unidades: Água Doce e Rio Verde.

Durante o tempo, ocorreram muitas mudanças e cresci internamente. Passei pelos cargos de supervisor dos setores de creche e maternidade até alcançar a minha posição atual como supervisor geral da unidade. O trabalho é gratificante e

Ingressei na Master como auxiliar financeira há 13 anos, quando todo o setor administrativo contava com somente nove pessoas. A instituição ainda contava com apenas quatro unidades, divididas entre as cidades de Iomerê, Água Doce, Rio Verde e Videira. Desde o início do trabalho, me surpreendi com a forma simples e objetiva na qual os processos eram conduzidos. Na época, existiam várias limitações e sabíamos disso, mas éramos sempre encorajados a superar nossos limites para contribuir com o resto do grupo. Por todo o tempo, tivemos a consciência da confiança que nos era depositada e da responsabilidade

que nos era exigida. No entanto, esses dois fatores fizeram com que permanecêssemos cada vez mais comprometidos com o negócio da empresa durante todos esses anos. Atualmente, sou supervisora financeira e faço

me traz realização profissional, pois exerço minhas atividades com dedicação e sentimento. Como entrei na Master aos 18 anos, a empresa é toda a referência que possuo profissionalmente. Por meio dela, concretizei sonhos pessoais, como a melhoria na qualidade de vida da minha família. Por isso, tenho um carinho muito grande pela empresa e pelas pessoas da minha equipe. Somente com sabedoria, dedicação e comprometimento de todos os funcionários, é que formamos um time de sucesso. Agradeço por cada ensinamento que recebi e pela oportunidade de fazer parte da Família Master.

parte de uma equipe de sete pessoas, que respondem juntas pela área financeira.

Beatriz Soerger Bado Data admissão: 08/03/2000 Cargo: Supervisora financeira Setor atual de trabalho: Financeiro Tempo de empresa: 13 anos

somos mais | informativo master | OUT.2013


CulturaLazer

Receita Irresistível! Como fazer bife suíno com tutu de feijão Por Angélica Oliveira Setor Administrativo / Master Rio Verde

Separe os ingredientes:

Comece a preparar:

Monte o prato:

Bife suíno:

Primeiro, deve-se temperar o bife com gotas de suco de limão. Depois, amasse o alho e passe levemente na carne com sal. Deixe-o no tempero por 15 minutos para depois leva-lo à grelha. Quando ele estiver macio e dourado, retire do fogo e reserve.

Aqueça o arroz cozido em uma frigideira e adicione salsinha, cebolinha e alho frito. Leve a couve para o fogo com manteiga e frite de modo que o vegetal não perca rigidez.

• • •

Alho e sal a gosto 200 gramas de bife de lombo suíno Suco de limão

Tutu de feijão: • • • • •

Alho e sal a gosto 1 colher de cebola roxa picada 1 colher de farinha de mandioca 1 colher de óleo 1 xícara de chá de feijão vermelho cozido

Acompanhamentos: • • •

Arroz cozido Couve regofada Ovo frito

Junte em um mesmo recipiente o lombo, o ovo frito, a couve e o arroz. Depois, sirva o tutu.

Já para o preparo do tutu, deve-se bater o feijão e a cebola no liquidificador. Coloque a pasta de feijão em uma panela e refogue com alho e sal. Quando começar a ferver, acrescente a farinha de mandioca e mexa até engrossar ligeiramente. Depois, desligue o fogo e reserve.

Compartilhe sua receita irresist ível! de sua unidade. Envie para o email: adriano@master.agr.br ou entregue ao RH


11

SouMaisEu

Quando diversão vira dedicação Funcionária produz e vende adesivos para unhas Desde criança, Clemari Santos, do setor de Espotejamento da Unidade Monte Bérico, tem o hábito de desenhar. O que era diversão se mostrou uma habilidade, levando-a para a produção de adesivos para decoração de unhas. Atualmente, Clemari dedica duas horas diárias à produção e chega a confeccionar mais de três mil adesivos por mês. Há um ano e cinco meses na Master, ela também é estudante de processos gerenciais.

Clemari Santos Setor Espostejamento | Master Monte Bérico

A paixão por aviões de guerras Durante lazer, funcionário customiza aeronaves

Montar aviões e helicópteros idênticos aos utilizados nas guerras mundiais. Esse é o hobby de Alexandre Pereira, trabalhador do setor de Manutenção em Monte Bérico há um ano. Ele dedica três horas todos os dias ao estudo e customização das aeronaves, de acordo com a época escolhida. “No começo era mais difícil, mas hoje em 20 dias consigo finalizar. O processo exige muita concentração, pois utilizo pinças e pincéis especiais”.

Alexandre Rodrigues Pereira Setor Manutenção | Master Monte Bérico

somos mais | informativo master | OUT.2013


Copyright Zoetis Indústria de Produtos Veterinários Ltda. Todos os direitos reservados. Material Produzido JUL/2013.

Número 1 em proteção contra Pneumonia Enzoótica.

• Única que pode ser aplicada a partir do 1º dia de vida do leitão. 1 • Única que comprovadamente reduz a colonização e disseminação do agente. 1 • Ampla quantidade de estudos e mais de 2 bilhões de doses aplicadas.

Proteção e Tecnologia Contra o Circovírus

• Única vacina que reduz a viremia com apenas uma dose. 2 • Uma aplicação e 4 meses de proteção. 3 • Segurança e qualidade Zoetis.

SAC: 0800 011 19 19 | www.zoetis.com.br Para informações sobre a titularidade dos produtos consulte o site www.zoetis.com.br. Referências: 1) Kaiser, T. et al. Mycoplasma hyopneumoniae vaccine administered to pigs at one day of age. AASV, 2009. 2) Opriessnig, T. et al. Comparison of efficacy of commercial one dose and two dose PCV2 vaccines using a mixed PRRSV–PCV2–SIV clinical infection model 2–3-months post vaccination. Vaccine 27 (2009) 1002–1007. 3) Morozov, I.; Wu, S. Duration of Immunity Study of Single Dose Porcine Circovirus Vaccine Type 1-Type 2 Chimera, Killed Virus, in Pigs. TIA Number 23473, VS Code 19K5RI, dez.2005.


Informativo Interno Master - Ed 43