Issuu on Google+

Arquitetura e Urbanismo


Sumário

Mariana Drem Picolo – Arquitetura e Urbanismo


Biografia

Mariana Drem Picolo, nasceu em 1º de setembro de 1989 na cidade de Americana, interior de São Paulo, cursa Arquitetura e

Urbanismo na Universidade Metodista de Piracicaba, formando-se em 2014. Identificase com linhas clássicas e formas contemporâneas.

Mariana Drem Picolo – Arquitetura e Urbanismo


Projeto em Madeira 2011

A ideia inicial foi a criação de um elemento arquitetônico capaz de exercer várias funções. Com construção e fixação baseadas em encaixes entre peças modulares. Posteriormente as peças foram adaptadas, mudando suas formas e dimensões para a montagem final. Com este

conceito o projeto não tem forma fixa e tem funções múltiplas como banco de apoio, áreas de coberturas, brinquedo de escada e até mesmo uma função estética própria. Através de encaixes e módulos a peça tem autonomia, podendo ser montada e desmontada com diferentes formas, remetendo ao antigo

brinquedo Tangran, porém com possibilidade de montagem tridimensional. As peças finais foram desenvolvidas para proporcionar os encaixes necessários para uma estrutura fixa. E foram feito quatro peças de cada. As peças então foram dimensionadas e os desenhos técnicos com medidas foram feitas


Projeto em Madeira 2011 Croquis do projeto no formato digital e maquete fĂ­sica


Projeto Miolo de Quadra 2011

A quadra foi escolhida devido a grande quantidade de árvores na vista aérea, o que chamou muita atenção. Localizada em uma área central da cidade de Americana, no bairro jardim Santana, a quadra escolhida é residencial e tem o total aproximado de 48.225m2. O objetivo principal é a construção de um parque recreativo para a cidade de americana, voltando para a educação ambiental. O interior da quadra possui um grande lago pertencente a uma antiga pedreira, o local encontra-se murado e abandonado. O projeto possui um auditório, plataforma de arborismo, quiosque de tirolesa, rapel e um restaurante.


Projeto Miolo de Quadra 2011

Viveiro

Audit贸rio Restaurante Museu

Audit贸rio

Museu


Projeto Concessionária da Citröen 2011 O projeto foi feito para ser implantado em uma importante avenida da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, Avenida Monte Castello, com uma proposta de ocupar uma área total de um quarteirão, contendo área de exposição, vendas, café, escritório, salas para funcionários, respondendo a um programa de necessidades para uma concessionária de alto padrão.


Projeto Conjunto Habitacional 2011

Esse projeto de conjunto habitacional foi desenvolvido com a seguinte tipologia: Uma moradia estudantil, com até 4 pavimentos, podendo utilizar somente 15 % da área do empreendimento com densidade ocupacional de 300 a 350 hab/h. Depois de desenvolver vários estudos em módulos com até 4 pavimentos, o conjunto habitacional foi projetado em 8 prédios de 3 pavimentos, sendo 3 apartamentos por andar, planejado para 4 pessoas. O projeto foi projetado para ser implantado na cidade de Santa Bárbara D´Oeste, próximo ao campus da Universidade Metodista de Piracicaba.


Projeto Conjunto Habitacional 2011

Identificação das áreas do projeto na cidade de Santa Bárbara D´Oeste: • UNIMEP • Área de implantação do projeto


Projeto Conjunto Habitacional 2011

Corte

1. รrea de serviรงo 2. Cozinha 3. Lavabo 4. Sala 5. Banheiro 6. Quarto 7. Quarto


Projeto Jardins Filtrantes 2011 Esse projeto teve como finalidade proporcionar um Projeto Âncora para a área da pedreira no município de Piracicaba, pois a mesma encontra-se esquecida, com falta de equipamentos públicos e com uma problemática gritante, a enchente causada pelo transbordamento do leito do Rio de Piracicaba. O Projeto Âncora tem a finalidade de resolver esse problema e também planejar um atrativo pro local, fazendo uma leitura de toda a área e bairros no entorno. O projeto teve o rio como principal ponto de partida para projetar-se um parque linear, onde pode-se observar como acontece o processo dos jardins filtrantes, contém também jardins, viveiro para as plantas, havendo também uma reestruturação viária com a construção de uma ponte.


Projeto Jardins Filtrantes 2011 Ponte

Para alcançar os objetivos propostos, foram utilizados diferentes elementos urbanos, baseados no Projeto Âncora de Jardins Filtrantes para atrair a população à pedreira.

Sistema dos Jardins Filtrantes: A fitorrestauração visa preservar os recursos essenciais: água, solo e ar e também o valor social, econômico, ecológico e paisagístico das àreas tratadas. Tem com objetivo restaurar os recursos naturais sem poluir as plantas por bioacumulação. Os poluentes passam pelo processo de biodegradação ou biolixivitação e são capturados pelos filtros vegetalizados.

Jardins Parque linear Ponte Viveiro Área institucional

Áreas desabitadas Atual

Proposta


Projeto Jardins Filtrantes 2011

Ciclovia

Jardins Filtrantes

Parque linear


Projeto Habitação temporária para desabrigados

2012 Projeto foi desenvolvido para dar um novo plano diretor para a antiga rodoviária de Campinas, localizada no bairro de Botafogo, pois essa área encontra-se abandonada. A partir de estudos realizados na área, foi possível observar a necessidade de um local direcionado a população que passa grande parte do tempo no local, e não somente para a parcela de pessoas que usam a área como local de transito temporário. Um grande número de moradores de rua e elementos da parcela marginalizada da população, se enquadram no primeiro grupo; ao qual o projeto deve ser dedicado.


Projeto Habitação temporária para desabrigados

2012 A proposta baseou-se na construção de 5 prédios distintos, com funções complementares. O primeiro tem funções de caráter emergencial, no segundo está instalado o restaurante, no terceiro contém salas multi-uso, no prédio principal estão os dormitórios e no último prédio, áreas de higiene. O projeto privilegiou a circulação natural de ar e a iluminação, buscando aproveitá-la durante o dia.

Volumetria da proposta


Projeto Habitação temporária para desabrigados

2012


Contato: marianadrempicolo@hotmail.com

Mariana Drem Picolo – Arquitetura e Urbanismo


Portfólio