Page 1

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): • Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. • Oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes. Segundo a FAO/OMS (Departamento de Agricultura dos EUA / Organização Mundial da Saúde), um cardápio balanceado para a espécie humana deve conter, diariamente, cerca de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. •


Diretrizes   

   

Coma uma diversidade de alimentos. Mantenha um peso saudável. Escolha uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada. Escolha uma dieta rica em hortaliças, frutas e grãos. Use açúcar com moderação. Use sal com moderação. Se consumir bebidas alcóolicas, beba com moderação.


O que há na Pirâmide Alimentar? Todo alimento imaginável! 

A Pirâmide Alimentar encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável : Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais. Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.


Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis. Embora a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.


Como consultar a Pirâmide Alimentar? 

Mostra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados em sua dieta. A base da Pirâmide é constituída de alimentos que devem ser consumidos com freqüência (cereais, pães, arroz e massas), enquanto que no topo estão os que devem ser consumidos com moderação (gorduras, óleos e açúcares). A proporção aproximada dos diferentes grupos em sua dieta é :


Proporção Aproximada Cereais, pães, arroz e massas (energéticos)

6 a 11 porções

Hortaliças (reguladores)

3a5

Frutas (reguladores)

2a4

Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes (construtores)

2a3

Leite, iogurte e queijos (construtores)

2a3

Gorduras, óleos e açúcares

Use de forma reduzida


Crítica à Pirâmide do USDA, 1992

- Obsoleta - Não fornece informação suficiente para nos auxiliar a fazer escolhas certas


Surge nova pirâmide em 2004: Pirâmide de Harvard (Willett, 2004)

Limitar consumo de açúcar, gorduras trans, grãos refinados, consumir bastante frutas e verduras e praticar exercícios regularmente, mantendo o peso.


Pirâmide de Harvard (2004) vs Pirâmide do USDA (1992) 

Qualidade dos lipídios: saturados (podem entupir artérias e levar a DCV e outros problemas), insaturados (bons para a saúde), trans ( mais danosos que os saturados). Qualidade dos carboidratos: refinados(rápida absorção) vs complexos (fibra + nutrientes + fitoquímicos) Categoria das proteínas: - carnes vermelhas ricas em gorduras (ricos em gordura saturada). - nozes e legumes- logo acima de frutas e verduras - outras fontes acima de nozes e elgumes: peixes, aves, ovos e laticínios com baixo teor de gordura


Recomendações da Pirâmide de Harvard    

5 porções de verduras (batatas não contam) 4 porções de frutas 1 porção de nozes e tofu Carne branca (peixe ou ave) 4X mais que as carnes vermelhas (bovina, suína, caprina e carnes processadas) 3 a 6 porções de grãos integrais, tais como pães escuros e cereais ricos em fibra

A pirâmide alimentar  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you