Page 1

Material de Apoio - Atividades

Atividade 1: tomaremos como case a catalogação de livros, na coluna teremos uma série de “palavras”. Vocês deverão dividir essas palavras em dados e informação. Case: Como catalogar livros. Existem várias formas de se catalogar os livros. A primeira delas pode ser usada caso você queira organizar uma biblioteca doméstica e possua muitos livros de um mesmo autor. A dica é guardar os livros conforme os seus autores. Em cada reserva de livros escreva o nome do autor. Isso vale para quem consegue lembrar mais do nome de quem escreveu o livro do que do próprio nome da obra. Outra forma e mais aconselhável é através dos assuntos que eles tratam. Por exemplo, em um espaço da sua estante coloque livros só sobre literatura e assim por diante, sempre etiquetando cada lugar para achar cada assunto com mais facilidade. Dentro desses assuntos também podem ser feitas ramificações como, por exemplo, literatura infantil, e vá separando estes sub-assuntos e etiquetando Se você estiver organizando uma biblioteca que muitas pessoas vão ter acesso, o ideal é que se faça uma catalogação mais sistemática dos livros. Separe-os por assuntos e também pela seqüência de numeração de cada livro. Esta numeração pode ser encontrada na primeira página de cada exemplar. Em seguida coloque-os em ordem crescente sempre respeitando a numeração. Também é possível fazer a catalogação usando a tecnologia, pois na internet pode-se encontrar programas que podem ser baixados, justamente para catalogar exemplares de livros. O programa de computador é mais indicado para quem deseja fazer um controle mais rígido

dos

empréstimos

dos

livros.

Pois

além

de

organizá-los,

este

sistema

de

acompanhamento também pode identificar quando um livro está faltando. Mesmo que você tenha uma biblioteca doméstica apenas para o seu próprio uso, sem a intenção de realizar empréstimos, o programa de catalogar livros pode ser bastante útil.


Dado 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Informação

Scott Fitzgerald Gato de Botas Ficção Paulo Coelho O Alquimista O Grande Gatsby 1988 1925 Romance

Atividade 2: Dinâmica Lúdica – Construindo um Projeto de Banco de Dados a partir da confecção de um móbile. Objetivos: representar fisicamente um projeto de banco de dados a partir do conteúdo dividido em sala de aula, bem como, o material disponível na apostila. Tempo: 30 minutos Material: • Um cabide de roupas (ou pedaço de madeira de aproximadamente 30 cm). • Barbante • Fita adesiva. • Papel Cartão em 3 cores • Canetas • Cola.


Desenvolvimento: O tutor orienta o grupo para a representação de um projeto de banco de dados a partir da construção de um móbile; Grupos de 4 pessoas; O móbile deverá ter 3 níveis, que vão corresponder aos 3 modelos de banco de dados.

Apostila  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you