Page 1

ANO 7 Nº 24 JUN/JUL/AGO/SET 2018

FORNO DE MINAS: 28 ANOS DE

conquistas e delícias! Pág. 7

NOVA CERTIFICAÇÃO BRC

COMEMORAÇÕES DIA DO PÃO DE QUEIJO

100 DIAS SINERGIA FORNO DE MINAS E MCCAIN

Pág. 6

Pág. 10

Pág. 15


N

RECADOS

o mês de setembro, comemoramos, juntos, mais um ano da Forno de Minas. São 28 anos de dedicação, respeito aos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, investimentos em qualidade, inovação de produtos e muitos sonhos. Este ano, a comemoração tem um sabor especial: a parceria com a McCain. Uma empresa familiar, assim como a Forno, e que está sempre pensando em produtos de qualidade e em novos sabores. Mas nós não poderíamos deixar de agradecer a pessoas muito especiais: vocês. Sem vocês, colaboradores e familiares, este aniversário não seria tão especial.

Hélida Mendonça CEO Forno de Minas

Vocês, junto com a Forno de Minas, acreditaram nessa parceria e exercem um papel fundamental na união das duas empresas. São vocês que no dia a dia reforçam nossos valores, se preocupam em melhorar os processos, estão atentos às mudanças e dispostos a dar sempre o melhor. Por isso, gostaria de agradecer o empenho, a dedicação e o compromisso de fazer da Forno de Minas a melhor empresa de congelados do país. O caminho ainda é longo, e a nossa parceria com a McCain está só começando. Acredito que escreveremos uma bela história de conquista e sucesso por muitos e muitos anos. Obrigada!

PREMIAÇÕES

Reconhecimento conjunto

Mais um prêmio para a Forno

A Forno de Minas foi reconhecida pelo Instituto Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar de Minas Gerais.

A nossa galeria de prêmios não para de crescer. Ganhamos o troféu Top of Mind

O prêmio é um reconhecimento pelo esforço e dedicação de toda a equipe em construir um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.

pelos mineiros quando o assunto é pão de queijo. O nosso pão de queijo é mesmo top!

2018 – Marcas de Sucesso em Minas Gerais, como a marca mais lembrada

Troféu Gente Nossa A Forno de Minas também foi premiada com o Troféu Gente Nossa 2018, da Amis – Associação Mineira de Supermercados. O prêmio reconhece o trabalho de empresas e profissionais que se destacam no setor durante o ano.

Parabéns a todos!

“É sempre bom ser lembrado e premiado e é comum que a Forno de Minas siga ano a ano sendo reconhecida como empresa líder, que preza pela qualidade e tradição, com produtos práticos e deliciosos para atender a todo tipo de consumidor”, diz Luís Bastos, Diretor Nacional de Vendas Autosserviço e Food Service

Hélida Mendonça durante entrega do prêmio

Luís Bastos (Forno de Minas), Alisson Miranda (Pif Paf Alimentos), Leonardo Castro (Trigo Arte & Cia) e Ronaldo Peixoto (Grupo Super Nosso). Créditos: Ignácio Costa/AMIS

Luís Bastos durante entrega do prêmio

EXPEDIENTE

Jornal destinado aos colaboradores da Forno de Minas Alimentos S.A. Coordenação: Flávia Naves, Hélida Mendonça, Maria Flávia Soares Pereira e Juliana Oliveira Marketing | Comunicação | Recursos Humanos Produção: Link Comunicação Empresarial - (31)2126-8080 - www.linkcomunicacao.com.br Reportagens e textos: Cynthia Aguiar • Projeto Gráfico e Diagramação: Pro Brasil Propaganda Fotos: Arquivo da empresa • Tiragem: 1.200 exemplares • Impressão: Gráfica Editora Cedáblio Ltda.

2


SAÚDE E

Bem-estar FORNO EM MOVIMENTO " H oje me sinto melhor fisicamente e ainda fiz com que minha esposa me acompanhasse nessa rotina, ou seja, o projeto está fazendo bem não só para mim mas para minha família também. Eu só tenho a agradecer, pois se hoje eu estou há mais de 110 dias

praticando atividade física todos os dias é porque tenho apoio de todos os envolvidos no projeto, principalmente dos meus colegas de equipe, em especial ao Arnaldo Filho, Elaine Dias e o Marcus Kansaon”, Gabriel Borba, Técnico em Agropecuária da Forno de Minas.

Foto: Gabriel Borba

CUIDADOS COM A NOSSA SAÚDE O cuidado com a ergonomia no nosso dia a dia é tarefa de todos. Para propor melhorias e adequações, a equipe de saúde realizou o Treinamento de Ergonomia da NR17. Uma oportunidade de rever as práticas e a forma de realização das atividades diárias. É o Comitê de Ergonomia em constante evolução!

UMA MISSÃO POSSÍVEL

Programa de Conservação Auditiva nas fábricas

A

importância do uso correto dos protetores auriculares e os cuidados básicos no dia a dia foram tema do Programa de Conservação Auditiva realizado em julho, na nossa fábrica. Juntos, colaboradores e equipe médica, pensaram e discutiram novas atitudes para melhorar os ruídos e preservar a qualidade da nossa audição. Uma “Missão possível em conservação auditiva: só depende de você”. Lembre-se disso!

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

3


NOVIDADES NOVOS

produtos

Flauta Doce e Folhado de Linguiça são os dois novos produtos da linha food service. Duas novas delícias para os nossos consumidores!

FORNO pelo mun��

4

CHEGAMOS AO PARAGUAI

FORNO NA FLÓRIDA

Acabamos de chegar ao Paraguai! Em agosto, 10 toneladas dos nossos produtos chegaram ao país, incluindo pão de queijo cru e assado, waffle, tortinhas, quiches e empadas. E tem mais: no próximo ano, a Forno de Minas planeja alcançar o México, Argentina e América Central, junto com a McCain. Vamos dominar o mundo!

A Forno de Minas participou da primeira edição do Brasil Expo Florida 2018, em Fort Lauderdale (Flórida), em agosto. O colaborador Ricardo Mertens - responsável pelo Marketing da Forno de Minas USA - foi nosso representante e apresentou aos empreendedores as linhas de produtos e o modelo de atuação nos EUA, no painel Sabor de Sucesso nos EUA.

Promotoras em ação no Paraguai

Ação da Forno na Flórida


SEGURANÇA E

Logística

Atenção à saúde mental

O

s colaboradores do Laticínios da Forno de Minas participaram de mais uma SIPAT, que teve como tema a Saúde Mental. Durante uma semana, todos puderam participar de palestras e atividades que reforçaram a importância de cuidar da saúde do corpo e da mente.

Colaboradores após mais uma SIPAT

Cuidado em todas as esferas

O

s colaboradores de Contagem também participaram de mais uma edição da SIPAT, de 11 a 15 de junho.

Mais uma SIPAT em Contagem

A SIPAT 2018 veio com temas muito relevantes e enfatizou a importância de trabalharmos com a mente saudável. Somos uma equipe e precisamos de harmonia para o sucesso diário sem acidentes.

Prêmio melhor motorista da Distribuição Urbana

T

odos os meses, os motoristas de nossas unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são avaliados com base em três indicadores: menor índice de devolução, maior número de caixas entregues e maior número de entregas realizadas. O motorista com mais pontos alcançados ganha um kit da Forno de Minas. Uma delícia de prêmio, não acham? Motoristas de MG em mais uma premiação

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

5


Segurança fora da área industrial

O

s cuidados com a segurança do trabalhador são importantes em todos os setores da Forno de Minas. Por isso, desde o início de agosto, o engenheiro de segurança Fábio Silva está visitando as nossas filiais para alertar sobre os cuidados nas áreas comerciais. “O nosso objetivo é alertar para os cuidados com a segurança nas filiais, o uso correto dos EPI’s pelos nossos promotores e a conscientização da segurança no trânsito”, reforça Fábio. Fábio Silva em visita às filiais do DF, PR, RS, BA

Nova certificação BRC

P ˆ

elo terceiro ano consecutivo, a Forno de Minas conquistou a certificação BRC (British Retail Consortium) – Norma Global de Segurança de Alimentos, com maior índice de aprovação (AA), para as linhas de pães de queijo (crus e assados) e waffles. A certificação, usada por empresas de mais de 120 países, atesta a competência de todo o sistema produtivo, no que diz respeito à segurança alimentar. Parabéns a toda equipe!

Equipe alinhada para conquista de certificação

Novo local de armazenamento

D

esde o início de junho, os nossos produtos estão sendo armazenados em câmaras externas. A mudança foi necessária para a realização de obras nas câmaras da fábrica. O novo local possui 1.440 posições de pallets, de onde estão sendo expedidos os produtos para o abastecimento das filias e clientes com carga direta. “Neste período, as câmaras da fábrica passam a funcionar como estoque “pulmão”, o que minimiza a utilização de armazém em operadores logísticos”, explica José Gorgulho, gerente de logística. Armazém Externo

6


CAPA

UMA TARDE DE DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA E MUITA COMEMORAÇÃO

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

A

nossa tradicional Forno Fest teve um gosto especial este ano: a comemoração dos nossos 28 anos! Com muitas flores e cores, em homenagem à Primavera, a tarde do dia 15 de setembro foi a oportunidade de reunirmos os colaboradores da fábrica e do Laticínios, familiares e parceiros, para comemorarmos, juntos, a nossa amizade, trabalho e vitórias. Sem a dedicação e esforço de todos, essa celebração não seria possível. Para embalar o nosso dia, tivemos a apresentação da Banda Brilhantina, que fez todo mundo riscar o chão do pátio da fábrica, em Contagem, e dançar até cansar! Confira alguns momentos da Forno Fest 2018!

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

7


CAMPANHAS

Influenciadores na Fazenda da Dona Dalva

DIA DO PÃO DE QUEIJO N

o dia 17 de agosto foi comemorado o Dia do Pão de Queijo e nós não poderíamos deixar a data passar em branco! As comemorações tiveram início no dia 14 de agosto, com uma visita de jornalistas e influenciadores à fazenda da Dona Dalva, em Sete Lagoas (MG), onde puderam participar de uma “Experiência Forno de Minas” e conhecer os segredos do nosso tesouro. No dia 17, ouvintes da rádio Extra foram sorteados para ganhar um kit Forno de Minas e os jornalistas dos principais veículos de imprensa da capital foram presenteados com um kit da nossa linha completa de pães de queijo: coquetel, tradicional, lanche, gourmet, fit, assado e palito de queijo.

SER MÃE É UMA DELÍCIA P

ara comemorar o Dia das Mães, a Forno de Minas preparou um kit piquenique especial para as mães influenciadoras, com nossas delícias e brinquedos para os seus pequenos. A ação rendeu belas fotos e filmagens para as redes sociais. Falando em filmagem, cinco crianças participaram do vídeo “Sua mãe tem gosto de quê?”. Uma fofura só! ACESSE O NOSSO FACEBOOK E ASSISTA!

Post da blogueira Renata Linhares

10


FORNO NA COPA

RECEITAS SEM RIVALIDADE

Entrando no clima da Copa do Mundo, a Forno de Minas preparou um álbum de figurinhas personalizado para os jornalistas e influenciadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com fotos dos filhos, mãe, pai e outros, para que o influenciador pudesse montar o seu próprio time. A ação foi um gol de placa!

Ainda no clima da Copa, a Forno de Minas preparou três vídeos especiais misturando os nossos produtos com molhos e complementos típicos dos países que o Brasil enfrentou na primeira fase da competição. Não ganhamos a Copa, mas as nossas receitas foram campeãs nas redes sociais.

ACESSE O NOSSO CANAL DO YOUTUBE PARA ASSISTIR. Post da atriz Rafa Brites

NOVO BLOG NO AR

J

á está no ar o novo blog da Forno de Minas voltado aos clientes de food service. Nele, os leitores encontram dicas do setor e orientações para apoiar nosso cliente. ACESSE EM: BLOG.FORNODEMINAS.COM.BR

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

11


LATICÍNIOS

Programa Mais Leite Saudável

A

Forno de Minas acaba de ser aprovada no Projeto Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura. Depois de muito esforço e adequações da equipe do Laticínios, temos um projeto voltado para a melhoria da produtividade, qualidade e índices zootécnicos, que atenderá a 18 fornecedores de leite durante 36 meses. Parabéns à equipe e aos parceiros envolvidos!

Esquerda para direita: Gabriel Borba, técnico em agropecuária da Forno de Minas; produtor Hilton Renato, um dos participantes do projeto; João Pedro, veterinário da Cia do Leite.

Água de qualidade

P

ara garantir que os nossos equipamentos tenham mais durabilidade, a Forno de Minas investiu em um abrandador na Unidade de Conceição do Pará. Segundo Gregório Chaves, supervisor de manutenção, com o novo equipamento, a água torna-se ideal para uso nas caldeiras e torres, reduzindo o teor de cálcio e magnésio. Consequentemente, garante uma maior conservação dos equipamentos e redução nos gastos com produtos de tratamento.

Um creme de ricota só nosso

A

equipe do Laticínios está empenhada na produção de um creme de ricota especial para a Forno de Minas. O produto ainda está em fase de testes, mas já podemos afirmar que é muito saudável e delicioso.

Novo equipamento adquirido pela Forno.

Cremes em nova linha de produção

A

partir do dia 1º de outubro, os cremes da Forno de Minas serão fabricados em uma nova linha de produção, no Laticínios Forno de Minas, em Conceição do Pará.

“Com a nova linha teremos uma maior capacidade de produção, um sistema de resfriamento mais eficiente e a eliminação do risco de contaminação cruzada”, ressalta o gerente industrial do Laticínios, Analdo Guimarães.

12

Qualidade reconhecida

A

Forno de Minas foi aprovada em três novas auditorias de clientes externos. Um reconhecimento da qualidade dos processos e da preocupação com todas as etapas de produção. “A homologação de fornecimento é um passo importante para a empresa. Sem ela não poderíamos continuar atuando com os nossos principais clientes externos”, ressalta Barbara Ferreira, analista de qualidade.


PARCERIAS

Pão de queijo exclusivo Starbucks

Desde julho, a Starbucks conta com dois pães de queijo desenvolvidos especialmente para a rede: pão de queijo tradicional e pão de queijo multigrãos, ambos assados congelados. Ao todo, 120 lojas em todo o país já contam com os novos produtos. “A parceira é, sem dúvida, o resultado de um belo trabalho de equipe, em que todas as áreas se envolveram, principalmente P&D e Produtos”, afirma Fernanda Faria, Gerente Key Account Food Service.

Novos produtos na Megamatte

Forno de Minas nas alturas

Os clientes da Megamatte agora podem desfrutar de novas delícias Forno de Minas no seu lanche. Além dos produtos já oferecidos (Pão de Queijo, Folhados, Pão de Batata, Broinha de Milho e Cookies), a rede contará com novos itens: Folhado Integral, Burek, Pão de Batata ( novos recheios) e Quiches.

Desde o mês de julho, os passageiros da Latam Brasil contam com os nossos pães de queijo em suas viagens pelo país. Cerca de 100 aeronaves decolam com o cheiro e o sabor do nosso principal produto.

MEIOAmbiente A Produção está de olho no meio ambiente

O setor de utilidades conta agora com uma caldeira a vapor. Em termos de produção, ganham-se 50% mais de capacidade de geração, ou seja, conseguem-se mais 2.000Kg de vapor/hora. Mas quem ganha mesmo é o meio ambiente!

CURTAS

Visita à McCain Argentina

A

s equipes de Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade e Segurança do Trabalho fizeram uma visita às fábricas da McCain, na Argentina, no início de agosto. O objetivo da visita foi promover uma integração das equipes brasileiras e argentinas e também permitir que as equipes da Forno conhecessem as linhas de produção da McCain. As visitas foram feitas nas plantas de Balcarce (linha de batatas) e de Pilar (Pizzas).

Mais eficiência e menor poluição "A emissão de gases e particulados é menor e a geração de fumaça durante o processo quase inexistente. Além disso, por ser uma energia renovável oferece custo menor para a matriz energética da empresa”. Janaíne Souza – Técnica de Meio Ambiente

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

Equipe em visita à fábrica da McCain

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

13


CURTAS Recorde de produção

Acesse nossa intranet

O

Q

s meses de julho e agosto foram especiais para a Forno de Minas. Graças ao esforço de todos os colaboradores, batemos o recorde de produção nos dois meses. Parabéns a todos e vamos em busca de mais um recorde!

uer acompanhar todas as novidades da Forno? Desde maio nós temos a intranet, um importante canal de comunicação da empresa com seus colaboradores. Além das notícias, lançamentos de produtos, eventos, treinamentos e ações comerciais, o colaborador pode encontrar informações das áreas (documentos e procedimentos), contatos da equipe (ramais e e-mails), além de comunicados importantes.

Acesse e conheça nossa intranet: saindodaforno.com.br

Concurso de bolos

“A minha maior inspiração foi o incentivo dos colegas, em especial da minha supervisora Alessandra, e da minha família. É impossível descrever apenas neste espaço o que desejo à Forno de Minas nos próximos 28 anos. Espero que possamos ser conscientes de que todo o sucesso alcançado pela empresa é também responsabilidade de cada um de nós. Desejo que a união que nos apoia e nos faz crescer seja cada vez mais forte e que continuemos sendo essa grande família e que a qualidade continue nos guiando rumo ao sucesso!” - Daniela Micaela Reis

P

ara comemorar o aniversário da Forno de Minas, os funcionários foram convidados a fazer um bolo especial para os 28 anos. As produções foram inspiradoras, e a vencedora foi Daniela Micaela Reis, do almoxarifado. Parabéns, Daniela! Entrega do prêmio a Daniela

“Foi muito importante para a nossa equipe de gestores ter essa oportunidade de aprender um pouco mais sobre o funcionamento da mente e entender como nossas atitudes são impactadas pela nossa forma de ver o mundo”, ressalta. Um treinamento para os supervisores das duas fábricas já está sendo planejado para o mês de novembro.

14

Treinamento de Liderança Transformacional

N

o dia 13 de setembro, os diretores e gerentes da Forno de Minas participaram do treinamento de liderança transformacional, ministrado pelo coach Martin Luchia Puig. De acordo com Juliana Oliveira, gerente de recursos humanos, o objetivo do programa foi o aprofundamento em questões pessoais que influenciam o estilo de liderança de cada indivíduo.


CURTAS

100 dias DE SINERGIA FORNO E MCCAIN

H

á três meses iniciamos a parceria com a McCain e podemos dizer que, até o momento, os dias foram pautados por muita dedicação, planejamento da implantação de sinergias e frentes de integração com compartilhamento de melhores práticas entre as empresas. Foram dias de treinamentos, consultorias, reuniões e muito planejamento.

"Os primeiros 100 dias foram apenas o começo do nosso esforço e parceria.Os times estão agora, por meio dos projetos já estruturados, buscando os ganhos previstos no plano de integração, com as equipes se conhecendo muito melhor, entrosadas e com canais abertos para buscarem, juntas, ganhos mútuos! ”, Sérgio Soares Vilela, Project Management Office da Forno de Minas.

Equipe Forno e McCain em sintonia

fornodeminas.com.br

@fornodeminas_oficial

/fornodeminasbr

@amofornodeminas

15


COMERCIAL Dia D

M

ais uma vez as equipes de Trade, Comercial e Merchandising, no Brasil inteiro, participaram do Dia D.

“As mobilizações do Dia D são muito importantes para levarmos todo o time para os PDVs, garantir a rotina de execução, além de contribuir para a formação dos promotores”, ressalta Priscila Lopes – Gerente de Trade Marketing

Equipe em ação nos PDVs

Equipe de Trade capacitada

Equipe alinhada

N

O

o início de agosto, a equipe de Trade Marketing Brasil participou de um workshop visando a sinergia com o merchandising da McCain e para planejar as ativações a serem realizadas até o final do ano. Também receberam capacitação em ferramentas de preço, escopo de trabalho, além de direcionamentos nos canais food service, varejo, distribuidores e e-commerce. Equipe alinhada e capacitada

16

s gerentes e supervisores do Food Service Regional participaram, nos dias 26 e 27 de julho, de um workshop para alinhamento das ações e redefinições do projeto de atendimento e consultoria. Agora, estão todos alinhados para aperfeiçoar os padrões e resultados do Food.

Equipe em mais um dia de treinamento

Revista Assim Assado - Ed-24  
Revista Assim Assado - Ed-24  
Advertisement