Page 1

20 21 TRENDBOOK

Tendências para criar mudança.


Florianรณpolis


ÍNDICE

04 08 60 118

Introdução 06 - O que é uma tendência?

MacroTrend 1 09 - Natural 14 - Conforto Considerado 30 - Transforme 44 - Propósito Absoluto

Macro Trend 2 62 - Artificial 66 - Techtility 30 - Legado Reconstruído 44 - Design de Emoções

Conclusão


INTRODUÇÃO À medida que nos aproximamos da virada da década, compreender e conseguir vislumbrar esse novo cenário que se constrói será primordial para o bom desenvolvimento das grandes e pequenas empresas. Observar com cautela as mudanças previstas para 2020 e 2021 é um caminho indispensável para obter êxito quando lidamos com pessoas e seus desejos de consumo, potencializando o poder de inovação e cativando o público consumidor. No conteúdo desse Trendbook, identificamos duas Macrotendências que irão guiar a sociedade nos próximos anos, num panorama amplo, e também discorrer sobre suas vertentes, em um cenário mais focado e pontual, ressaltando as principais estratégias para tomar em relação à criação de produtos, com o objetivo de manter a relevância da sua marca no mercado.


Em um mundo que está cada vez mais complexo e polarizado, enfrentar desafios dos opostos crescentes como sustentabilidade e tecnologia irá requerer um pensamento social, ambiental e político, onde os produtos são projetados para ir além do material e estético. As pessoas buscarão por objetos que contemplem seu modo de vida e suas ideologias, através de formas surpreendentes, materiais de qualidade e sistemas sustentáveis.

Caderno de Tendências | Introdução

5


O QUE É UMA TENDÊNCIA Uma tendência é a direção em que alguma coisa está se desenvolvendo ou se transformando, um fenômeno de evolução. A tendência surge a partir de algum tipo de inovação ou mudança, que pode ser econômica, social ou tecnológica, e é incorporada aos poucos no comportamento das pessoas. Empresas costumam monitorar e analisar tendências por meio das chamadas pesquisas de tendência e usam os dados como base na hora de desenvolver novos produtos/serviços; essa é a principal estratégia para garantir que elas estejam sempre à frente das necessidades dos seus consumidores. As tendências são separadas em duas categorias: macrotendências e Microtendências. As macrotendências são mudanças em grande escala que afetam diferentes segmentos da sociedade e do consumo. Já as Microtendências são mudanças de prazo mais curto (geralmente duram de 3 a 5 anos), e que atingem uma quantidade menor de consumidores.

?


MACROTENDÊNCIA

MICROTENDÊNCIA

Caderno de Tendências | Introdução

7


1 MACROTREND PALAVRAS - CHAVE: qualidade de vida, essência, artesanal, natureza, sustentabilidade, equilíbrio, consciência.


NATURAL Caderno de TendĂŞncias | Natural

9


Fonte: Annie Spratt


A macrotendência NATURAL prospecta a retomada das essências, em contrapartida da globalização, reforçando a conexão das pessoas com a vida real, unindo-se em uma reação ao mundo cada vez mais impessoal e tecnológico. O trabalho manual e o uso de materiais naturais serão valorizados e exaltando o “como foi feito”, com o intuito de destacar o processo artesanal. Usa-se do potencial da natureza para transformar desafios em mudança, explorando materiais e sistemas adaptáveis e inovadores que permitem transformar a natureza em nossa salvação. No design, as formas são adaptáveis, os materiais “vivos” e de pesos mais leves. Reverencia o uso de resíduos em objetos refinados e nada óbvios, assim como redução do uso de recursos naturais e encontrar novos usos para os já existentes.

1

Caderno de Tendências | Natural

11


MICRO TENDÊNCIAS As Microtendências são derivações das Macrotendências, e estão relacionadas a um status momentâneo de desejos e modos de vida, de maneira sazonal e direcionadas a um nicho. A Macrotendência Natural dá origem à Conforto Considerado, Transforme e Propósito Absoluto, cada uma delas desenvolvidas com seus pontos de ação, aplicações, cartela de cores e superfícies e materiais.

1 Comforto Considerado


2 Transforme

3 PropĂłsito Absoluto

Caderno de TendĂŞncias | Natural

13


Microtendência

Comforto Considerado Palavras-chave: aconchego, macio, tátil, suave.

01

Conforto considerado explora como as tendências responderão à nossa mudança de relacionamento com a nossa casa, à medida que ela se transforma em um sistema multifuncional de vida. Em 1923, o arquiteto pioneiro Le Corbusier proclamou que “uma casa é uma máquina para viver”, e isso estará mais forte do que nunca em 2021. Os padrões fluidos de trabalho estão mudando a maneira como usamos nossas casas, permitindo com o avanço da tecnologia realizar atividades de ar livre em ambientes internos. Por meio dos sistemas de exercícios da Hitech, por exemplo, que conectam treinadores virtuais para simular a experiência de uma aula de ginástica em sua própria sala de estar. Para vestuário, isso alterará o que queremos de nossas roupas e o que esperamos delas. Peças multiuso se tornarão mais comuns e o conforto será um benefício óbvio. Espere um grande crescimento em relação à materiais extra macios, naturais e com funções táteis, principalmente em formas de casúlo, que abraçam e confortam. Onde há estrutura, ela irá se adaptar ao corpo, e não contra ele, para facilitar o movimento, seja dentro ou fora de casa. O foco será em itens que podem mover facilmente entre o privado e o público, entre relaxar e viver, apoiar o trabalho, descansar e se divertir. Em 2021, nossas casas serão multifuncionais e nossas roupas seguirão o exemplo.


Natural | Comforto Considerado

15


PONTOS DE AÇÃO

01

Adote projetos ergonômicos: não projete para restringir ou confinar. Reavalie peças com uma única função no guarda-roupa diário e priorize a funcionalidade das peças modulares que podem ser usadas em composições diversas.

02

A sustentabilidade será imperativa: à medida que os consumidores se tornam mais conscientes de seu impacto no planeta, é hora de reexaminar como sua marca produz itens e gerencia resíduos e fontes de forma sustentável.

03 04 05

Fonte: Nendo

O aconchego é a chave: olhe para tecidos macios como as malhas e o plush, assim como fios delicados que transmitem um clima de contentamento e conforto. JOMO (joy of missing out em português, a alegria em não participar de tudo) não FOMO (fear of missing out em português, o medo de estar perdendo algo). Esqueça o medo de estar por fora, o agora é sobre a alegria de não precisar estar por dentro de tudo. Feminilidade reformulada: o vestuário feminino tem sido impulsionado pela moda masculina nas últimas temporadas. À medida que uma nova década toma conta, inspirese em designers que estão defendendo uma abordagem bem humorada para reformular o que significa ser mulher.


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA Dance! A graça sedutora do ballet inspira uma história impulsionada pela sensualidade, elegância e facilidade de uso. Concentre-se em designs ergonômicos que são feitos para se adaptar às curvas do corpo ou que seguem linhas orgânicas. Princípios básicos premium conduzidos por elementos modulares serão fundamentais.

Fonte: Kathryn MacNaughton

Fonte: Max Mara

Fonte: Max Mara

Natural | Comforto Considerado

17


Dobramentos O plissado e os dobramentos intrigantes vem à tona para o artesanal, favorecendo o feito à mão ao invés do industrial. A marca emergente Kepler vai além da saia plissada e aplica formas dobradas nas mangas como uma maneira de remodelar formas volumosas.

Fonte: Anna Ostoya

Fonte: Kepler

Trabalhe com pregas volumosas e utilize superfícies amassadas para criar uma justaposição moderna de texturas.

Fonte: @looks.like.summer


Delicadamente Esculpido A frequente conversa em relação à inclusividade de todos os tipos de corpos inspira a celebração da forma feminina. Estruturas curvilíneas suaves, evitando sensação de confinamento e trabalhando em torno do corpo e não contra ele. Olhe para marcas como Kepler para inspiração de silhueta, e Chakshyn, que reinterpreta a camisa denim com proporções de ajuste e textura. Formatos esculturais nos calçados e acessórios celebram as formas transmitindo para as peças um viés artístico. Fonte: Kepler, Sculpture IV Jacket

Fonte: Alina Szapocznikow Sculptures Fonte: Reike Nen Parachute Ankle Boots

Natural | Comforto Considerado

19


No conforto de casa Estar arrumado e não ir à lugar algum. Silhuetas de grande dimensão, formas dramáticas e esculturais. Tecidos como o push, texturas que remetem a sensação de conforto da casa inspiradas em mobiliários macios mas em nenhuma forma básicos. Cores inspiradas na natureza, extremamente vibrantes e alegres. Para a decoração louças com motivos clássicos ganham releitura com padrões humorados com traços que remetem diretamento ao manual. Tudo passa a informação de acolhimento, o extravagante para você usar para você mesmo.

Fonte: Luke Edward Hall

Fonte: Brummel House by Adolf Loos in Pilsen, Czech Republic, 1929

Fonte: Marni


Retro Suave A nostalgia da decoração com padrões vintage impulsiona uma visão mais suave do visual dos anos 60 e 70. Valorize os papéis de parede retrô e os geométricos super chamativos.

Fonte: Jet Martinez

Fonte: Ellery

Foque em silhuetas e formas modernas para atualizar as roupas e objetos.

Fonte: Rayne Shoes

Natural | Comforto Considerado

21


True to Nature Estampas com texturas temáticas estão fora de cogitação há algum tempo, agora elas voltam com enfoque na natureza. De padrões de mármore e pedra a designs que lembram pelagem, essas texturas se misturam na paisagem natural.

Fonte: Jacob Van Loon

Fonte: Loéil

Considere os padrões naturais como uma alternativa refrescante e madura para a camuflagem clássica. Mantenha a aparência suave e usual com pequenas escalas e cores tonais.

Fonte: Giuseppe Penone, Contemporary Art


A Cena Paisagens pitorescas continuarão a ganhar popularidade, transitando entre designs mais populares até peças mais elevadas. Inspire-se em pinturas antigas de cenas rurais e tapeçarias antiquadas para criar estampas cênicas, calorosas e aconchegantes. As fotografias de cenas naturais de Hannah Brown são ideais para a inspiração visual.

Fonte: Stella McCartney

Fonte: The Gentlewoman

Fonte: Carine Gilson

Fonte: Hannah Brown

Natural | Comforto Considerado

23


CARTELA DE CORES As cores transmitem conforto e uma qualidade calmante nesta tendĂŞncia, tocando em uma mentalidade de bem estar. Usar neutros sofisticados, como Redwood, Camel e Plastic Pink para adicionar o calor aos projetos, e tons mais pesado como o Digital Teal e Gravity Grey para adicionar profundidade.

Digital Tea

Gravity Grey

Icicle

Silver Grey


Fonte: Terzo Piano

Unbleached

Fonte: Contemporist

Camel

Redwood

Plastic Pink

25


SUPERFÍCIES E MATERIAIS Priorize materiais vindos da natureza com acabamentos imperfeitos que valorizam a tendência do tátil. Inspire-se nos veios do mármore criando formas e padronagens, referências como o piso granilite adicionam dimensão para superfícies lisas, misturando padrões irregulares e orgânicos. Materias naturais e com a estética crua, quando usados em formas rígidas e lineares trazem sofisticação às peças.

Fonte: Foolscap Studio

Inspire-se nos origamis para criar padrões geométricos refinados e lineares. A estética contrapõe à suavidade da tendência do Conforto Considerado com as linhas minimalistas inspiradas na cultura japonesa, o resultado são acabamentos suaves com finalização mate. O uso da variação de tons, ondulações e formas esculpidas em estruturas geométricas básicas traz suavidade e conforto ao olhar.

Fonte: Deezen


Contornos curvos e silhuetas arredondadas incentivarão o consumidor a relaxar, descontrair e reequilibrar. Bordas suaves e formas reconfortantes amolecem os objetos para transmitir sentimentos de aconchego.

Fonte: Rich Mnisi

Fonte: Igarashi Design Studio

Materiais suaves e formas arredondadas enfatizam o conforto e evidenciam os temas de auto-cuidado, presentes no novo estilo de vida vigente. Conforto é a prioridade, com formas arredondadas e exageradas, criando sensação de calor e fluidez. Aplicações mais comerciais irão trazer as curvas e acolchoados para itens menores, tanto rígidos quanto macios em termos de trabalho de superfície.

Fonte: Veega Design

Fonte: Farg e Blanche

Natural | Comforto Considerado

27


As cores e superfĂ­cies planas ficarĂŁo mais saturadas, cores e acabamentos focados em tons quentes e naturais. Formas simples, contornos limpos e descomplicados fornecem uma estĂŠtica visualmente calmante e trazem tato suave aos objetos.

Fonte: Matteo Ferrari Studio & Ciszak Dalmas Malababa

Fonte: Wangsoderstrom

Fonte: Orion Janeczek


PRINCIPAIS MATERIAIS Papel Madeira clara Madeira escura manchada Terracota Mármore Pedra Folhas de palmeira recicladas Resina Cerâmica Vidro Camurça

Fonte: Thomas Bentzen x Muuto

Algodão escovado Flanela Agregados naturais Couro de peixe e alternativas vegan Feltro

Fonte: Orion Janeczek

Natural | Comforto Considerado

29


Microtendência

Transforme Palavras-chave: transformação, inovação, natureza, mudança.

02

Estamos vivendo em tempos sombrios. Em todo o mundo, as paisagens políticas estão nitidamente divididas e nossa paisagem natural está em perigo. O relatório anual de energia global mais recente constatou que as emissões de carbono aumentaram 2% em 2018 - a taxa mais rápida desde 2011 - e de acordo com o Forum de Economia Mundial, pelo menos oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano - o equivalente a um caminhão de lixo por minuto. Mas em meio a essas estatísticas cataclísmicas, o design está apontando para uma luz, com produtos, materiais e sistemas que possam transformar resíduos em beleza, com intuito de usar menos recursos naturais ou encontrar novos usos para os já existentes. A microtendência Transforme explora como adaptar projetos inovadores, materiais e sistemas que podem transformar a natureza em nossa salvação. Tecidos tecnológicos evoluirão para designs adaptáveis, materiais “vivos”, naturais e materiais mais leves. O oceano também se tornará uma referência fundamental, inspirando superfícies iridescentes e formas fluidas. As cores nessa direção vão de tons mais escuros para púrpura, azuis e verdes água. A natureza será celebrada pelo uso de matérias-primas, seja de formas mais indiretas, como impressões fotográficas. Em uma época de crise, o design funcionará em sinergia com a natureza e desempenhará um papel central na transformação de desafios em mudanças positivas duradouras.


Natural | Transforme

31


PONTOS DE AÇÃO

01

A adaptabilidade será chave: à medida que o tempo se tornar mais imprevisível, veremos um foco crescente no design modula, aquele que pode se adaptar com facilidade.

02

Olhe para o oceano: ele será a principal fonte de inspiração, desde o paraíso perdido de Atlântida, com foco em materiais marinhos naturais, para o Segredo das Águas referência de ficção pós-apocalíptica que remete a produtos que englobam diversão e o lúdico dos temas oceânicos.

03

Use materiais naturais e valorize as texturas: eleve projetos básicos tradicionais ou cotidianos com casca e adornos orgânicos ou brutos. Certifique-se de manter um foco em fornecimento e produção sustentáveis.

04

Não tenha medo de tons escuros: o clima romântico, gótico e distópico irá conduzir os designs nesta tendência. Preto e tons mais escuros serão fundamentais, atualizados através de padronagens chamativas ou detalhes femininos contemporâneos.

05

Abrace a irregularidade: use materiais reciclados para adicionar textura e caráter únicos aos projetos e criações.

Fonte: William Gubbins


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA

Náutico Refinado Para definir refinamento e a continuidade do tema náutico, use materiais de rede de pesca combinados com técnicas do artesanato contemporâneo. O artesanato minimalista é valorizado com o uso de palha e redes de pesca, garantindo um viés contemporânio para os objetos. Trabalhe com materias naturais sustentáveis e introduza os motivos náuticos por meio de cordas, nós e detalhes de metais.

Fonte: Solemio

Fonte: Maryard

Fonte: Love Frankii

Natural | Transforme

33


O Segredo das Águas Reinterprete temas aquáticos com diversão e a estética lúdica, incorporando materiais sintéticos que imitam a água viva, bolhas de água e estrelas do mar. Seja criativo com a reprodução do mar literal através do encapsulamento de objetos realacionados à vida marítima.

Fonte: W Korea

Fonte: Jens Lang Kjaer

Os sintéticos podem ser desenvolvidos como peças sustentáveis, sem o uso de materias de origem animal. Trabalhe com formas líquidas: assimetria e organicidade é a chave. Fonte: Jens Lang Kjaer


Atlantis Inspire-se no mar e no mundo perdido de Atlantis. As conchas e a madrepérola entram como material-chave, usadas em composições completas ou somente em detalhes. As conchas abaloadas com brilho iridescente trazem informação de quase magia para os objetos. Use corais como temática, cordões com miçangas ou contas para criar formas “de outro mundo”. O foco na sustentabilidade aparece através do uso de lixo do mar, incluindo as conchas quando aparecem em excesso nas regiões. Fonte: Sicky

Fonte: Bethan Gray

Fonte: Mia Larsson

Natural | Transforme

35


Ornametos Brutos Use de materiais geológicos e orgânicos para adicionar novidade às peças. Adote uma abordagem moderna em superfícies naturais adornando objetos clássicos com materiais crus, como pedras, conchas e metais distorcidos. Levando em conta a sustentabilidade, use de materiais reaproveitados: as formas brutas adicionarão um caráter inovador e único.

Fonte: Mia Larsson

Fonte: 1granary

Fonte: Sicky


Romance Obscuro Inspire-se no estilo gótico, concentre-se em construções acolchoadas que têm qualidades amplas que proporcionam proteção. Use de acabamentos brilhantes, preferencialmente em tons neutros.

Fonte: Jet Martinez

Fonte: Ganni

Fonte: Bottega Veneta

Materiais como o cetim fornecem luz e contraste quando usado em tons escuros.

Fonte: Prada

Natural | Transforme

37


CARTELA DE CORES Para a tendência Transforme a cartela de cores tem foco em tons com uma borda artificial, como o Quiet Wave e Blue Beat, e também inclui dois tons naturais aprimorados - Velvet Pire e Elm Bark - que são mais escuros e caminham entre estações.

Unbleached

Pink Lift

Satsuma Spritz

Quiet Wave


Fonte: Florian Joye & Florence Tétier

A.l. Aqua

Fonte: Selfridges Ocean Exhibiton

Blue Beat

Velvet Pine

Elm Bark

39


SUPERFÍCIES E MATERIAIS Priorize materiais com texturas naturais ou vindos da natureza, sempre pensando na sustentabilidade. Valorize materiais reflexivos a luz, feitos de plástico reciclado ou tecidos tecnológicos que utilizam de pets como matéria prima.

Fonte: Ocean Exhibition

Inspire-se nas formas orgânicas dos elementos presentes no oceano. Formas não tão óbvias são muito valorizadas, não é necessário seguir a temática náutica para usar o oceano como inspiração.

Fonte: Florian Joye


Texturas irregulares e disformes são evidenciadas nessa tendência, com o objetivo de cada produto ser único.

Fonte: Igarashi Design Studio

Cascas, materiais brutos do nosso dia a dia ganham evidência nessa tendência. sempre pensando em produtos adaptáveis e modulares para uma utilidade completa da criação.

Fonte: Mia Larsson

Natural | Transforme

41


As cores e superfícies são vibrantes e modernas, com um ar tecnológico, mas sem deixar as referências da natureza de lado.

Fonte: Novica

Fonte: Tanguo

Fonte: Cherry Cor


PRINCIPAIS MATERIAIS Corda Rede de pesca reciclada Palha Fibras naturais Materiais reciclados Conchas Madeira pintada Madrepérola Miçangas Cordões Pedras

Fonte: Brad de Graf

Metais distorcidos Materiais crus

Fonte: The Right Mat

Natural | Transforme

43


Microtendência

Propósito Absoluto Palavras-chave: artesanal, atemporal, significado, sustentabilidade.

03

Em um mundo saturado de ‘coisas’, tem se a pressão para ser melhor, mais rápido e mais forte. Propósito Absoluto explora um retrocesso para um ritmo de vida mais lento e projetos que celebram o artesanal e duradouro. O foco é em itens que adotam estilos atemporais e materiais clássicos. A tendência explora o impulso em direção a projetos com um senso de integridade e atemporalidade, com foco na sustentabilidade e viver melhor. Para superfícies e materiais, o processo de fabricação se tornará tão importante quanto o produto final, e o valor será adicionado através do significado, com produtos que incorporam narrativas poéticas e pessoais.


Natural | Propรณsito Absoluto

45


PONTOS DE AÇÃO

01

Transparência e integridade são fundamentais no processo de produção do produto: os consumidores esperam transparência e respondem favoravelmente a produtos que não apenas parecem bons, mas que são realmente bons.

02

O pensamento sustentável guiará uma nova era de design: usar bem dos recursos nunca foi tão importante. Olhe para o desperdício de alimentos, matéria vegetal, materiais reutilizados ou biodegradáveis, bem como processos mais eco-friendly em design e produção.

03 04

O conceito da ‘perfeita imperfeição’ redefinirá as ideias de beleza: os processos experimentais e os designs com acabamento manual irão agregar valor e provocar novos olharem, agregando aos produtos um senso de autenticidade e significado. Brinque com a nostalgia para dar aos produtos uma sensação de conforto e familiaridade: designers e fabricantes devem tirar o melhor do passado para informar o futuro, atualizando formas e cores simples, com novos materiais e acabamentos.

Fonte: Jonathan Callan


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA Descamação e Rachaduras A filosofia japonesa do wabi-sabi, que celebra as virtudes da imperfeição, inspirará projetos que encontram beleza nas falhas. A cerâmica terá grande influência com rachaduras da queima, descascamento excessivo ou reparos de ouro em rachaduras, formas distorcidas e disformes serão fundamentais. Os móveis de madeira vêm com camadas que descascam revelando painéis coloridos embaixo, remetendo à casca de árvores, já os têxteis têm cortes e fendas mecanizados. Fonte: Brian Rochefort

Fonte: Marie Lund

Fonte: Lado Bokuchava

Natural | Propósito Absoluto

47


Alimentos Valorizados O conceito da alimentação impulsionará a pesquisa e o desenvolvimento de materiais sustentáveis à medida que os projetistas exploram inovações em compostos ecológicos derivados do desperdício de alimentos.

Fonte: Studio Bycolor

Fonte: Fernando Laposse

As resinas ecológicas de plantas, como o cardo e a alcachofra, serão usadas para móveis moldados, enquanto papéis ecológicos feitos à mão, telhas e materiais de revestimento usarão de diversos recursos desde cascas de frutas e cascas de milho até cascas de ovos e pedras.

Fonte: Organoid Technologies


Entrelaçado Manual Artesanato de malha permanecerá importante, respondendo a um crescente desejo do consumidor por conforto na moda e interiores. As malhas tubulares grossas suavizam os designs dos móveis com estruturas metálicas industriais e os acessórios flexíveis de couro tornam-se mais maleáveis com construções po corte à laser. Malhas tradicionais são usadas para fazer acessórios macios, obras de arte e cerâmicas.

Fonte: Kepler, Sculpture IV Jacket

Fonte: Reike Nen Parachute Ankle Boots

Fonte: Alina Szapocznikow Sculptures

Natural | Propósito Absoluto

49


Flexibilidade Retro O estilo Mid-Century foi marcado por um design mais minimalista, com linhas fluídas e orgânicas que valorizavam o espaço útil de acordo com a necessidade de seus usuários. As residências passaram a ser espaçosas, com salas amplas do tipo ‘loft’. Esse estilo permanecerá influente, com os consumidores apreciando o equilíbrio da beleza atemporal e função flexível dos objetos. As cores retrô terão uma nova cara aplicadas em novos materiais e formas. As divisórias de sala de madeira serão modulares, e para ass cores, os tecidos formam blocos de cores gráficas. Metais foscos, vidro, laminados, cerâmica, plástico, resina, esmalte e têxteis são materiais chave. Fonte: Shan Hur

Fonte: Andrey And Shay Fonte: Rive Roshan


Tramas A tecelagem tradicional influenciará o design, ampliando a escalas das construções tramadas para objetos como divisores de quarto e tecidos muito macios.

Fonte: Will Cruickshank

Fonte: Smillow Design

Obras de arte são feitas de pinceladas suspensas para criar efeitos 3D impressionantes. Fonte: Will Cruickshank

Natural | Propósito Absoluto

51


Reflexões Líquidas À medida que ansiamos cada vez mais pela calma e a contemplação, os produtos que nos rodeiam se renderão à formas mais suaves e hipnotizantes. O movimento da água inspirará espelhos em forma de poças.

Fonte: Vanderlei Lopes

Fonte: Fernando Laposse

Objetos como lustres e móveis passam a ter formas indefinidas, produzidos em cobre, aço e titânio de grande qualidade. Jóias de metais preciosos aparecem com formatos sinuosos, arredondados ou com pontas cravejadas, já para os têxteis há a representação de detalhes em ouro.

Fonte: Chloe Le Drezen


Poesia dos Materiais A poesia do processo comunicará por meio de projetos, com narrativas envolvendo materiais que ressaltam a sustentabilidade. Formas experimentais de vidro são combinadas com areia de diversos terrenos com o intuito de transmitir a expressão e sentimento dos lugares. As conchas de ostras são incorporadas ao concreto e ao mármore para efeitos estilo granilite, e as pedras são usadas para fazer móveis e até mesmo têm sua textura projetada em itens como o tênis. Fonte: Oesterplat

Fonte: Rezzan Hasoglu

Fonte: Roxxlyn x Nat-2

Natural | Propósito Absoluto

53


CARTELA DE CORES

A paleta Propósito Absoluto tem uma qualidade reconfortante e nostálgica com tons suaves como o Silver Ash e o Putty . Mesmo os mais vibrantes aparentam certa suavidade como o Good Yellow e o Tangerine. Os tons mais nítidos e energéticos , Dark Graphite e Pink Pomegranade possuem papel de contraste na cartela de cores.

Silver Ash

Dark Graphite

Pink Pomegranade

Good Yellow


Fonte: Florian Joye & Florence TĂŠtier

Tangerine

Fonte: Janet Echelman

Putty

Blue Yonder

Pine Cone

55


SUPERFÍCIES E MATERIAIS As superfícies aparecem rachadas, excessivamente descascadas ou rasgadas. Linhas limpas e bordas afiadas são suavizadas com padrões tonais, dando uma aparência nostálgica.

Fonte: Mae Engelgeer

Inspire-se na filosofia japonesa Wabi Sabi para celebrar a imperfeição como virtude através de produtos com texturas extremas.

Fonte: Brian Rochefort


A linha de bordar e o fio são usados para embelezar superfícies sólidas. Pedaços de madeira são unidos tornando-se quebra cabeças esculturais. Detalhes de ouro líquido adicionam um toque de luxo às superfícies.

Fonte: Kevin Manville

Fonte: Vanderlei Lopes

A madeira é deixada sem tratamento, expondo sua beleza natural. Por meio dos volumes, materiais como a argila ou o concreto tornamse peças esculturais com uma aparência crua, porém refinada. Contrastes de textura, lisos e esponjosos a sólidos e grosseiros, adicionam tato aos designs e criam uma aparência reconfortante. Fonte: Mieke Meijer

Fonte: Studio Furthermore

Natural | Propósito Absoluto

57


Formas suaves e hipnotizantes feitas de couro sintético e tecidos acolchoados com intuito de passar sensações de calma e contemplação. Materiais artesanais como cerâmica e cortiça são contrastados em formas fluidas contra metal com formas angulares e vidro.

Fonte: Katy Gillam

Fonte: Irina Razumovskaya

Fonte: Victor Alge


PRINCIPAIS MATERIAIS Madeira Fibras Argila Granilite Cerâmica Vidro Cimento Resíduos diversos Estruturas metálicas Metal líquido Fonte: Cocoform

MUDAR

Fonte: Lemanoosh

Natural | Propósito Absoluto

59


2 MACROTREND PALAVRAS - CHAVE: tecnologia, soluções, funcionalidade, longevidade, emoções, conexões.


ARTIFICIAL Caderno de TendĂŞncias | Artificial

61


Fonte: Nendo


À medida que os seres humanos se tornam mais digitais, a tecnologia se torna mais humana. A inteligência emocional e as conexões, tanto reais como virtuais, serão os pilares do futuro. As singularidades e estranhezas que nos fazem humanos tornam especiais os objetos que usamos e os espaços que habitamos. A vida real não é perfeita – e isso a torna interessante. Em 2020, o design de produtos é colaborativo e foca nas emoções, dando alma à tecnologia, que se une ao artesanato para produzir resultados que não seriam possíveis no processo manual, mas mantendo as texturas e o espírito do artesanal, valorizando as imperfeições presentes na produção humana. A atratividade e a sustentabilidade aparecem alinhadas: com o crescimento do consumo consciente, haverá mudanças em termos do que faz um produto ser desejável. O design colaborativo e a revolução do “fazer com as próprias mãos” juntamente com o auxílio das novas tecnologias proporciona experimentações inesperadas que abrem portas para o renascimento de conceitos artesanais. A macrotendência Artificial utiliza do potencial tecnológico

2

para conseguir resultados que não seriam possíveis se feitos

manualmente, mas priorizando manter a alma do artesanato.

Caderno de Tendências | Artificial

63


MICRO TENDÊNCIAS As Microtendências Techtility, Legado Reconstruído e Design de Emoções são tendências originárias da Macrotendência Artificial, e são apresentadas com seus pontos de ação, aplicações, cartela de cores e superfícies e materiais. Seguindo o conceito de Microtendências, que possuem propriedades de serem mais momentâneas e específicas do que as Macrotendências.

1 Techtility


2 Legado Reconstruído

3 Design de Emoções

Caderno de Tendências | Artificial

65


Microtendência

Techtility Palavras-chave: utilitário, tecnologia, inovação, funcionalidade.

01

As linhas entre o real e o virtual, o autêntico e o falso, a verdade e a fantasia estão se desfazendo. Techtility explora como a indústria vai equilibrar essas duas vertentes. À medida que passamos mais tempo interagindo nas telas, fica cada vez mais difícil dizer o que é real e o que é digital, e as pessoas vêm se importando menos com essa distinção. Com o mundo dos jogos online em expansão, grandes marcas estão criando produtos que podem ser comprados no jogo e na moda. Empresas como a The Fabricant também está criando visualizações digitais para marcas como uma alternativa acessível para as campanhas fotográficas com a vantagem de que as marcas podem ir além das limitações físicas para criar fotos aparentemente impossíveis. Para o vestuário, essa mudança impulsionará uma visão mais fantástica e fictícia sobre o que nossas roupas podem ser - pense em estilos esportivos futuristas e neutros em termos de gênero, silhuetas estruturadas que reformulem o corpo, casacos e tênis conceituais que parecem vindos lua. As cores terão um foco digital - escolhido por sua aparência na tela tanto quanto a forma como aparecem na vida real - e a tecnologia e a inovação dos materiais serão o foco principal, com tecidos inteligentes que respondem ao movimento ou regulam a temperatura. Nesse novo cenário, o cotidiano se tornará mais extremo, e o tecnológico se tornará mais tátil. É hora de repensar as regras padrão do que seus designs podem ser.


Artificial | Techtility

67


PONTOS DE AÇÃO

01

Celebre a estética digital: Continuaremos a gastar muito tempo interagindo através de telas e isso vai mudar a maneira como vemos os designs. Explore materiais, texturas e designs com foco na iluminação, para destacar tanto na tela quanto pessoalmente.

02

Abrace visuais efêmeros e sobrenaturais: explore as relações mutáveis entre tecnologia, fantasia e realidade. Inspire-se no trabalho de artistas digitais que estão projetando ambientes imaginários que alteram o humor, fornecendo inspiração para o design futurista, escapista e sensorial.

03

Repense a estrutura: rasgue o livro de regras para adaptar e redefinir inteiramente a construção. Olhe para detalhes subvertidos, recortes abstratos e re-proporção.

04

O desempenho é tudo: adote uma abordagem hiper-funcional para designs utilitários, com peças em camadas modulares que são feitas para funcionar juntas, bem como para serem usadas juntas.

Fonte: Gaëlle Gabillet and Stéphane Villard


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA

Do Avesso Uma concepção subvertida do design vê as estruturas internas reveladas, à medida que a forma torna-se funcional. Composições reversas, costuras expostas e padrões desconstruídos são fundamentais nessa história. Helena Manzano transforma materiais de estoque antigos em roupas, expondo as costuras dos itens como partes estéticas essenciais para as composições. Fonte: Helena Manzano

Fonte: The Carrot Box

Fonte: Lado Bokuchava

Artificial | Techtility

69


Conectado Projetos curvilíneos, construções de tela e formas arredondadas exploram a ligação entre o artesanato e a conectividade. Explore padrões de engenharia e vazados que envolvem o design.

Fonte: Jen Keane

Fonte: Papay Fanny

Formatos como favo de mel ou as trelíças de antigamente aparecem em materiais inovadores.

Fonte: Dion Lee


Mutação da Flora Após as temporadas de florais pintados à mão, as impressões fotográficas ressurgirão, à medida que a estética digital ganha terreno. Os botânicos excênticos vêm à tona, de flores de maracujá à orquídeas raras, deformadas ou distorcidas para uma atualização peculiar e maravilhosa sobre florais. Combine flores com listras, pixels ou geometria para um alto contraste gráfico.

Fonte: @brrch_floral

Fonte: Mantero Seta

Fonte: Collina Strada

Artificial | Techtility

71


Visões virtuais No mundo digital, a lacuna entre o vizinho e o próximo continente é indistinta, inspirando uma história gráfica influenciada pela Inteligência Artificial, onde o estrangeiro e o familiar se fundem. Falhas e fragmentos digitais inspiram uma visão ampliada que se baseia na estranheza do vasto mundo da internet. Os gradientes têm uma aparência fragmentada de outro mundo, com cores desalinhadas projetadas para o recurso de visualização na tela.

Fonte: Post Visual

Fonte: Ellen Paige Leach Fonte: Collina Strada


O Vazio Essa história explora a teoria estética de que o que não existe é mais importante do que o que existe, traduzindo-se em explorações inovadoras, recortes, luzes e sombras.

Fonte: Wright Le Chapelain

Fonte: @patternity

Procure esconder e revelar novas partes dos objetos e modelos. Para os têxteis femininos atualize os recortes com formas incomuns que revelam camadas de roupas em vez de pele.

Fonte: Dion Lee

Artificial | Techtility

73


Falso x Real As inovações por meio de materiais são importantes à medida que os designers investigam novos processos e abordagens que equilibram a tatilidade física com detalhes do design que brilharão online.

Fonte: Fredrik Paulsen

Fonte: Gaëlle Gabillet and Stéphane Villard

A partir de esculturas virtuais exibidos em cristais e madeira impressa a laser, abordagens inovadoras criam superfícies fascinantes que fundem inspirações digitais com uma estética ‘viva’ de outro mundo.

Fonte: Elisa Strozyk


Formas futuristas Esta história vê formas angulares e lineares interagirem com configurações e padrões geométricos. Os tons azuis serão mais predominantes, com realces monocromáticos que amenizam a cor forte e detalhes amarelos usados para proporcionar realce. As superfícies projetadas com traços 3D serão importantes para adicionar um toque suave a essa tendência extremamente tecnológica.

Fonte: @brrch_floral

Fonte: Facett by Ligne Roset

Fonte: SCMP

Artificial | Techtility

75


Camadas de Transparência Materiais e superfícies transparentes e translúcidass serão revestidas por camadas para revelar efeitos e estruturas inesperadas. O vidro e os plásticos coloridos em camadas oferecem novas maneiras de usar a transparência, destacando as estruturas criadas e a beleza do processo de fabricação. Use combinações de cores tonais sutis para adicionar profundidade as composições.

Fonte: Andrew Cohen

Fonte: Collina Strada Fonte: Nendo


Camuflagem Natural A poluição urbana e efeitos de metais oxidados serão usados para criar belas superfícies táteis. Móveis de resina enferrujada e paredes interiores naturalmente patinadas experimentam acabamentos opacos e padrões irregulares.

Fonte: Yuma Kano

Fonte: Pierre Frey

Cores naturalmente desgastadas pelo tempo, como verdes azuis oxidados, cinzas suaves e tons de bege quentes são o foco nessa tendência. Trabalhe com as textures envelhecidas usando de base formas simples.

Fonte: Mirrl

Artificial | Techtility

77


CARTELA DE CORES A paleta Techtility foca em cores inspiradas em tons chamados de digitais. Cores vibrantes como Cyber Red, Violet Spectrum e Dynamic Cobalt seguem a linha artificial de tonalidades, que combinadas com tons pastel transformam os designs impactantes tanto nas telas quanto na vida real. Essa cartela tem um apelo jovem para uma geração obcecada pelas telas.

Lilatech

Pink Crystal

Bio Lime

Purist Blue


Fonte: Maxim Zhestkov

Cyber Red

Fonte: Columbia University

Violet Spectrum

Dynamic Cobalt

Soot

79


SUPERFÍCIES E MATERIAIS Acabamentos iridescentes e brilhantes criam padrões delicados semelhantes a líquidos e um apelo hipnótico e intangível, obscurecendo as fronteiras entre o físico e digital.

Fonte: Lucy Hardcastl

Foco no apelo digital de cores, texturas e padrões, considere como irá parecer na tela tanto quanto como aparecem na vida real. Fonte: Kengo Kuma


Os metais transformados assemelham-se a formas mineradas ou industriais com acabamentos amassados, retorcidos e grosseiramente talhados.

Fonte: @artur.de.menezes

Fonte: Christopher Prinz

As camadas de materiais e superfícies transparentes e translúcidas revelam efeitos e estruturas inesperados. A madeira impressa a laser funde inspirações digitais com uma estética ‘viva’ do outro mundo. Fonte: Crafting Plastics

Fonte: Amy Brener

Artificial | Techtility

81


Grades reposicionadas, cortadas em motivos circulares. Interação entre curvas arredondadas, círculos e linhas sobrepostas. Linhas delicadas fornecem um contraste sutil que funcionará bem em todo o mercado de interiores.

Fonte: Rashid Khalifa

Fonte: Nort Studio

Fonte: Astrid Skibsted


PRINCIPAIS MATERIAIS Plástico impresso em 3D Vidro transparente e colorido Arame Aço Alumínio Acrílico Papel Fibras recicladas Porcelana Cerâmica Resina

Fonte: WASP

Feltro Lã Linho

Fonte: Heim Textil

Artificial | Techtility

83


Microtendência

Legado Reconstruído Palavras-chave: sustentabilidade, economia circular, longevidade, clássicos reinventados.

02

Em tempos de incerteza, o passado pode ser um poderoso fascínio. Legado Reconstruído explora como os produtos serão reinterpretados, de forma mais sustentável para o futuro. Com a ascensão da cultura digital, o estilo que valoriza a herança dos antepassados foi firmemente incorporado no cenário do design, oferecendo reconforto em um fluxo constante de novidades. Independentemente do formato da reconstrução, os designs serão sustentados por um senso inerente de valor e longevidade. O foco será em melhorar à medida que a sustentabilidade se torna uma questão mais urgente. Tecidos naturais e ultra resistentes terão um apelo inegável, oferecendo o contraponto as tendências orientadas pela tecnologia. Aposte na ascensão de websites de revenda e marcas que oferecem serviços de reparo para os clássicos reinventados: eles farão parte de uma economia circular ou simplesmente serão reutilizados de novo e de novo por sua qualidade ímpar. Espere uma fusão de referências de várias eras, subvertida com uma vantagem contemporânea. É sobre respeitar o passado sem replicá-lo. Os consumidores se concentram em comprar produtos melhores, não em maior quantidade.


Artificial | Legado ReconstruĂ­do

85


PONTOS DE AÇÃO

01

Design para a longevidade: crie produtos que resistam ao teste do tempo, com materiais resistentes, de estilos atemporais e componentes facilmente adaptáveis.

02

Explore diferentes épocas: misture elementos de design clássico, ou de uma série de períodos, com detalhes e materiais modernos.

03

Celebre o artesanal e a imperfeição: à medida que a cultura digital se torna mais difundida, haverá um crescente retrocesso para designs com um autêntico toque humano. Abrace o artesanato tradicional e o design moderno, combinando o artesanal com o tecnológico.

04

Reaproveite resíduos para projetos sustentáveis: veja como você pode usar materiais residuais de maneiras novas, de maneiras discretas e sofisticadas, ou com uma estética crua onde o foco será nos elementos reaproveitados.

Fonte: Kaori Juzu Acessórios


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA

Retórica Retrô O design mid-century trouxe grande riqueza de inspiração para os interiores e para moda. Reinterprete temas retrô com um toque moderno, aposte em listras contrastantes ou combinadas de forma abstrata com composições geométricas. Use construções de tecido duplo para trazer uma nova complexidade aos padrões geométricos. Fonte: Gucci

Fonte: Palm Swimwear

Fonte: Victoria Mingot

Artificial | Legado Reconstruído

87


Jogo Hípico Inspirada em uma história tipicamente britânica que revive os retiros reais e clubes de cavalgaria, essa tendência propõem um toque moderno. Reconsidere as proporções dos objetos, acessórios, adicionando um toque dos anos 80.

Fonte: Burberry

Fonte: Burberry

Atualize a estamparia para lenços, evidenciando características que remetem ao clássico.

Fonte: Laura Lombardi


Reciclado Artístico Utilize rebarbas de peças, materiais obsoletos e peças vintage reaproveitadas para criar novos produtos. A sustentabilidade será um imperativo para o design em 2021. Inspire-se em marcas de moda contemporânea como a Rave Review, que utiliza de peças paradas no estoque para reformulalas e transformar em peças desejo. A designer Priya Ahluwalia trabalha exclusivamente com tecidos vintage para uma abordagem inovadora e única.

Fonte: Ahluwalia Studio

Fonte: Helen Kirkum Fonte: Eric N. Mack

Artificial | Legado Reconstruído

89


O novo vintage O crescente interesse dos milenials em móveis e decoração vintage está impulsionando um novo mercado para a “nostalgia mista”. Os novos consumidores estão atualizando a imagem desse mercado com uma abordagem dinâmica ao estilo e à venda. O contraste é fundamental: as casas são estilizadas com uma mistura vibrante de antigo e novo, sofisticado e divertido, com tecnologia moderna misturada com peças antigas ou vintage.

Fonte: Thonet

Fonte: Virgil Abloh x Ikea Fonte: Victrola


Personalização Criada Opções personalizadas simples de serem feitas colocam os consumidores no controle do estilo e da criação da casa, possibilitando à eles o papel designer dos próprios produtos.

Fonte: Made

Fonte: Ikea

Lojas online trazem maior flexibilidade para soluções decorativas trazendo oções de tapetes modulares e sofás. Por outro lado produtos artesanais já prontos trazem para o consumidor a oportunidade de finalizá-los ou adicional um toque personalizado pessoal.

Fonte: Heather Lins Home

Artificial | Legado Reconstruído

91


Classicismo Renovado Decorações geométricas simplificadas com design reduzidos permanecerão essenciais. Menos é mais nesta história. Incorpore configurações arquitetônicas, contornos de degraus e uma fusão de formas redondas e angulares.

Fonte: CC Tapis

Fonte: Eric Roinestad

Use cores restritas para atualizar e modernizar desenhos e aposte no mármore para adicionar textura às superfícies.

Fonte: Bart Joachim


Contorno Natural O desejo do consumidor de misturar elementos externos e internos continuará evoluindo, inspirando objetos de decoração com narrativas naturais. Acabamentos semelhantes a pedras e elementos de vidro recriam padrões topográficos que imitam a natureza. Padrões e composições tonais recriam formas naturais com estilos em relevo. Os acabamentos podem ser foscos ou com alto brilho.

Fonte: Zig Zag Zurich

Fonte: Alice Walton Fonte: Vicenzo de Cottis

Artificial | Legado Reconstruído

93


CARTELA DE CORES Tons outonais com características retrô evidentes como o Golden Verde, Xanthoria e Furnace, combinados com cores com menos apelo como o Pink Crystal e Unbleached. Use Purist Blue e Glow para realçar os designs e trazer apelo futurista.

Golden Verde

Xanthoria

Furnace

Astro Green


Fonte: ll’atelier

Glow

Fonte: Marcante-Testa x Ceramica Vogue

Purist Blue

Unbleached

Pink Crystal

Artificial | Legado ReconstruĂ­do

95


SUPERFÍCIES E MATERIAIS Eleve materiais industriais, como aramado, concreto e pedras descartadas, usando-os para criar acessórios e adereços refinados. Use concreto para uma estética industrial, ou funda elementos do design neoclássico com estilos contemporâneos.

Fonte: Dirk van der Kooi

Misture elementos de mármore, padrões de pintura e efeitos “esboçados” em superfícies. Fonte: Ortogonale


Formas arquitetônicas de camadas, como arcos, cúpulas e triângulos juntos. Misture padrões e formas abstratas para remixá-los de uma forma contemporânea.

Fonte: Studio Ilio

Fonte: Fabrice Berrux

Use os materiais e processos de produção em massa de maneiras inovadoras para uma nova abordagem do estilo industrial. O concreto continuará sendo um material essencial para produtos, valorizado por sua estética, bem como por sua resistência e durabilidade. Combine-o com alumínio e mármore para um visual mais refinado. Fonte: Altrock

Fonte: Bentu Design

Artificial | Legado Reconstruído

97


Recicle materiais e abraçe a estética imperfeita, em vez de disfarçá-la. Refaça cortes e acabamentos dos materiais para criar novos produtos. Crie uma aparência imperfeita e feita à mão com superfícies e materiais irregulares, com camadas e endurecidos. Celebre os processos do design circular usando resíduos para criar novos produtos e torne o processo visível, em vez de oculto no resultado final.

Fonte: Jeonghwa Seo

Fonte: Marcantonio Raimondi Malerba

Fonte: Acne Studios


PRINCIPAIS MATERIAIS Veludo Suede Metal Concreto Pedras Mármore Linho Cerâmica Zinco Madeira Jeans

Fonte: Bethany Williams

Couro e Couro vegan Plástico Reciclado

Fonte: Lio de Bruin

Artificial | Legado Reconstruído

99


Microtendência

Desing de Emoções Palavras-chave: sensibilidade, emoções, conexões, tecnologia, imperfeição.

03

Design de emoções explora o cruzamento entre artesanato e tecnologia. Nessa tendência, a imperfeição é adotada e a simplicidade é celebrada, os designs têm uma qualidade quente, calmante e tátil que envolve os sentidos. Também explora a interação entre pessoas e tecnologia, à medida que nos tornamos mais digitais, e nossos dispositivos se tornam mais reais. O industrial é combinado com o artesanal, e os designs são mais do que apenas produtos - eles oferecem uma sensação de conexão emocional e humana. A vida real não é perfeita – e é muito mais interessante do que isso. Com a tecnologia digital possibilitando criar designs cada vez mais impecáveis, os profissionais de criação vão investir na imperfeição – nas texturas, singularidades e estranhezas que nos tornam humanos, e que fazem com que os objetos que usamos e os espaços que habitamos sejam especiais. Os seres humanos vão exigir mais da tecnologia e deles próprios. A inteligência emocional e as conexões, tanto reais como virtuais, serão os pilares do futuro. Cada vez mais, nós vamos integrar as necessidades humanas, que são físicas e sensíveis ao toque, ao mundo da tecnologia. E, ao mesmo tempo, isso vai proporcionar à tecnologia um novo alcance de emoções.


Artificial | Design de Emoçþes

101


PONTOS DE AÇÃO

01

Os temas minimalistas ganham foco: use cores e texturas para elevar e refinar designs simples, com ênfase em acabamentos porosos táteis e perfis aparentemente imperfeitos.

02

Invista na imperfeição: celebre as texturas, esquisitices e estranhezas que nos tornam humanos através de desenhos artesanais que revelam o processo de fabricação.

03

Os designs são honestos e cuidadosos: texturas naturais, cores não tingidas e materiais não tratados. Projete de forma inclusiva: foco no design para o humano, ao invés do ideal.

04

Reconecte-se com a natureza: abrace materiais e formas que nos levem de volta à natureza.

Fonte: Remodelista


APLICAÇÕES DA TENDÊNCIA

Tela Branca 2020 tem o significado de uma tela em branco, trazendo um aumento de materiais simples de origem sustentável, texturas naturais e cores neutras ou sem tingimento. Texturas imperfeitas proporcionam verdade e luxo. Para os materias de objetos para casa faça o uso de texturas porosas, tecidos texturizados, madeiras claras, não-tratadas e com nós, rattan claro, cortiça e papel. Fonte: Barbara Crockett

Fonte: Gnant Hiroyuki Morit

Fonte: Arup x CLS

Artificial | Design de Emoções

103


Dobra Simples A simplicidade impulsionará a sustentabilidade, já que os resíduos são evitados desde o início do processo de fabricação dos produtos. O banco exclusivo de Min Chen é esculpido simplismente por camadas de bambu envernizado, e a série Vases des Laune, de Theolonious Goupil, é feita de uma peça contínua de argila, mesclando perfeitamente tradição e modernidade. Fonte: Neal Aronowitz

Fonte: Min Chen

Crie produtos elementares com desperdício zero em materiais e recursos disponíveis.

Fonte: Thelonious Goupil


Renascença do Mármore Os materiais em mármore vão olhar para o passado, inspirandos na arquitetura antiga, por meio de novas cores, padrões e formas. Os móveis do Bloc Studios revisitam revestimentos em mármore da fase renascentista romana e italiana, enquanto a série Ruins, de Roberto Sironi, apresenta referências da arquitetura clássica. Os vasos de Wang & Söderström’s combinam impressão 3D com acabamento manual. Atualize os materiais de mármore com tons mais suaves encontrados em minerais semipreciosos.

Fonte: Roberto Sironi

Fonte: Wang & Söderström’s Fonte: Bloc Studios

Artificial | Design de Emoções

105


Superfície Esculpida Os produtos do dia-a-dia assumem uma materialidade e formas mais tåteis, graças aos materiais ondulados e rugosos. Acrescente texturas com nervuras aos produtos de vidro, metal, madeira, couro e resina.

Fonte: Kodai Iwamoto

Fonte: Phill Cuttance Fonte: Stephane Parmentier


Granilite As composições apresentam um ar fresco e natural com manchas e pintas pigmentadas evocando solos terrosos ou materiais provenientes de matérias-primas sustentáveis e da natureza.

Fonte: Studio Elke Fonte: Jung- You Choi

Os projetos de Jung-You Choi reaproveitam resíduos de casca de ovo da indústria alimentícia, e os vasos de cerâmica criadas por Ulrica Trulsson fazem referência a paisagens australianas. Pra um granilite reciclado ou bio, escolha materiais como restos de plástico fosco, restos têxteis, resina, cascas, cerâmica, vidro ou couro.

Fonte: Ulrica Trulsson

Artificial | Design de Emoções

107


Links Artesanais As construções de cota de malha perderão sua sensação industrial, adotando a tatilidade em materiais inesperados ou recuperados. Inspirese no saco de balde de Paco Rabanne com discos de couro interligados e nos tecidos upcycled de tração de anéis da Bottletop. As cerâmicas do Grit Studio são meticulosamente criadas por links para resultar em obras de arte.

Fonte: Paco Rabanne

Fonte: Grit Studios

Desenvolva cota de malha de forma criativa em couro, fio, metal, vidro e madeira.

Fonte: Bellani Bottletop


Acabamento Matte Use materiais foscos, perfis redondos e cores amenas para criar uma aparência suave e ligeiramente retrô. Inspire-se nas robustas poltronas estofadas com contornos arredondados da Faina Design e nos vasos de cerâmica Achille e Pier Giacomo Castiglioni’si, que equilibram a produção industrial e o artesanato. Foco em metais com revestimento em pó, cerâmica fosca, esmalte e tecidos macios.

Fonte: Wang & Söderström’s

Fonte: Faina Design Fonte: Tan Sei Yee

Artificial | Design de Emoções

109


Forma Fluída O vidro se torna cada vez mais tátil, com formas fundidas, bolhas de ar, superfícies onduladas e cores irregulares que refletem o processo feito à mão. Os vasos de vidro e abajures de Jochen Holz parecem fluir e derreter, e a bandeja de cobre e vidro do Atelier Sohn emula água ondulante. Crie texturas e formas suaves em vidro claro, opaco e colorido, assim como em acetato, resina, espelho e metal.

Fonte: Dutch Invertuals

Fonte: Jochen Holz Fonte: Atelier Sohn


Comforto Amplo Formas aconchegantes nos encorajarão a aproveitar o conforto, com bordas arredondadas e formas que são envolventes e volumosas. O mobiliário da Kusheda Mensah é projetado para interação humana íntima e divertida, e até mesmo materiais industriais como o Happy Concrete de Iwan Pol exploram volumes rechonchudos.

Fonte: Kusheda Mensah

Fonte: Jung- You Choi

Considere proporções generosas e perfis mais macios para móveis, formas que sejam macias, afundadas e táteis. Fonte: Iwan Pol

Artificial | Design de Emoções

111


CARTELA DE CORES Design de emoções tem uma paleta de tons médios enraizados na natureza. Estas são cores relacionáveis e versáteis podem ser facilmente combinadas entre si, proporcionando amplo apelo em todas as categorias de produtos e mercados. Os amarelos ganharão aceitação em massa, tendo aumentado constantemente em popularidade em relação às temporadas anteriores, e o azul continuará em transição para uma cor de composição para uma cor de destaque.

Birch

Wild Olive

Lilac Sand

Deep Pool


Fonte: Tan Sei Yee

Sakura Pink

Fonte: Hiroki Furukawa

Palo Santo

Mellow Yellow

Soft Grass

113


SUPERFÍCIES E MATERIAIS Crie superfícies feitas à mão, onduladas, com bolhas e escorridos em vidro, resina e bioplásticos. Superfícies foscas são essenciais para metais revestidos em pó, cerâmica, couro, folheados, esmalte e têxteis.

Fonte: Gala Is Love

Fonte: Paola Mirai

Projete superfícies sensualmente surpreendentes através de revestimentos elegantes ou cerosos e toques suaves.


Esculpa materiais para criar texturas com nervuras, use papelão ondulado, técnica de entalhamento e impressão 3D.

Fonte: Studio Ilio

Fonte: Phil Cuttance

Simplifique os materiais e agilize os processos para criar mais “honestidade”,produtos sustentáveis e feitos com cuidado. O sem cor é interessante. Desenvolva utensílios de mesa porosos, tecidos de textura não tingida, papel vegetal, madeira clara ou laminada, rattan e cortiça. Fonte: Vosges Paris

Fonte: Grit Studio

Artificial | Design de Emoções

115


Torne o granilite ecolĂłgico, reutilizando de forma criativa os resĂ­duos industriais. Atualize materiais de mĂĄrmore com tonalidades encontradas em minerais semipreciosos.

Fonte: Smile Plastics

Fonte: Roberto Sironi

Fonte: Studio Elke


PRINCIPAIS MATERIAIS Resíduos de construção Vidro Plástico reciclado Rattan Madeira Clara Cortiça Fios tecidos Mármore Cerâmica Argila Papel vegetal

Fonte: Dar Rotem

Metal reciclado

Fonte: Jochen Holz

Artificial | Design de Emoções

117


INTROCONDUÇÃO CLUSÃO As atividades artesanais estabelecem uma nova maneira ativa de pensar. Compreendemos com o conteúdo desse Trendbook que as Macrotendências do Natural e Artificial não são conceitos que se excluem, mas que se complementam, motivando como resultado um produto com alma, onde a criatividade e o design são explorados zelando pela consciência ambiental e social. O equilíbrio do uso da tecnologia em materiais e na produção, aliado ao resgate da essência vital do artesanato, valorizando a experiência do processo artesanal, confere humanização e identidade aos artefatos.


À medida que os consumidores exigem produtos com entrega e propósito emocional, pequenas mudanças na projeção e criação dentro da sua marca terão potencial de impactar. Como coletivo, precisa-se compreender a capacidade de impacto que se têm, influenciando o comportamento e consumo na região que se atua. Entender as tendências tanto de forma mais ampla, quanto as pontuais e singulares, te auxiliará no processo de criação e posicionamento de marca, definindo uma linha estética consistente, indicando qual o interesse de consumo do seu público e direcionando às inovações sustentáveis. As tendências reportam para qual cenário desenvolver para promover mudança sociocultural e florescer como arte e marca.

119


Profile for Maria Eduarda Hoffmann

TRENDBOOK SEBRAE Tendências 2020/21  

TRENDBOOK SEBRAE Tendências 2020/21  

Advertisement