Page 1

T E C N O L OG I A T Ê X T I L CADERNO DE INOVAÇÃO TÊXTIL TECNOLOGIA FIBRA OUTLAST MICROENCAPSULAMENTO DE ÓLEO ESSENCIAL


MARIA EDUARDA HOFFMANN NATÁLIA PREIS YASMINE LUNELLI


DULCE MARIA HOLANDA MACIEL GABRIELA KUHNEN ROBERTA MACHRY VIANNA DOS SANTOS


A marca Hello Kitty, foi desenvolvida para meninas românticas de 0 a 14 anos que sonham e vivem em um mundo mágico, alegre e delicado, cheio de fantasias inserido ao mundo maravilhoso da personagem Hello Kitty. •

Fundada em Blumenau em 1970, cresceu oferecendo roupas de qualidade a crianças e adultos.

Fortalece sua presença no segmento infantojuvenil, passando a atuar apenas neste mercado, com as marcas Hello Kitty (licenciada há mais de 12 anos), Quimby, We Love Gloss, Bee Loop e Up Baby, e distribuindo suas criações para todo o Brasil e países de todo o mundo.

Hello Kitty possui mais de 800 lojistas clientes ativos


Com base nas análises realizadas em empresas de vestuário para crianças recém-nascidas, nota-se uma carência de produtos inovadores e atrativos ligados à estética, sendo as tecnologias têxteis pouco exploradas. É a parte dessa necessidade que parte o interesse na pesquisa e procura por inovações para este segmento de produtos. Além disso, na área existe uma oportunidade de criação, inovação e solução para a vida do consumidor (pais) e usuário (bebê), contribuindo com a materialização dos princípios do design.

PROBLEMAS DO MERCADO ATUAL •

Falta de modernização do mercado, mesma gama e estilo de produtos que não são aprimorados. Modelagens mal elaboradas, que dificultam a troca de roupa e até o conforto da criança. •

Relação durabilidade X preço: roupas de qualidade baixa, vendidas a preço alto, com curta durabilidade. •

Constante segregação por gêneros.

Poucas inovações tecnológicas têxteis.

O produto escolhido foi o body de manga longa, peça coringa e indispensável no guarda roupa de um recém nascido. Prático, confortável e básico.


A proposta estética será direcionada pelas características do design nórdico: minimalista e com cores neutras, sem perder o calor do aconchego, evitando a distinção das peças por gênero. A marca Hello Kitty trabalha com vestuário feminino, explorando características naturalizadas ao feminino e a logormarca, tal como a personagem Hello Kitty. Em um panorama geral do mercado existem bodys femininos e masculinos bem definidos em relação à cores, formas, estampas e uso de aviamentos. O objetivo proposto é adaptar a marca ao body com tecnologia, que é altamente interessante para ambos os gêneros e direcionar a criação a linhas retas, formas básicas e cores neutras associados à elementos infantis.


A relevância do questionário é perceber os resultados, para então atender as maiores necessidades do público alvo. O questionário foi aplicado com os pais, que revelam interesse pela existência de um body para seus filhos com tecnologias têxteis. Entre as variedade de tecnologias que pode-se utilizar para a roupa de recém-nascidos, sugere-se como opções: roupa que altera a coloração apontando febre; roupa com medição exata da temperatura, com envio dos dados para o celular da mãe; fibra reguladora da temperatura corporal e por fim, a combinação de todas essas. 52% das mães acharam interessante que houvesse uma combinação entre todas as tecnologias, seguido pela fibra reguladora de temperatura corporal. Outra inovação que as mães acharam relevante foi a ação de alívio de cólicas. No quesito preço, quase 80% das entrevistadas responderam que gastariam em torno de 100 reais por uma peça tecnológica para seu bebê. O questionário foi importante para entender qual a real necessidade que os pais tem no cuidado com seus filhos recém-nascidos, fazendo com que fossem descartadas outras tecnologias anteriormente consideradas. É relevante atender às necessidades do nosso público alvo (mamães, papais e bebês) trazendo a eles facilidade, conforto e segurança. Com esses dados, chega-se à conclusão de que o produto proposto deve contar com a tecnologia da fibra reguladora de temperatura corporal, juntamente com uma ação de alívio de cólicas.


1. Roupa que mude de coloração apontando a febre. 2. Roupa com medição exata da temperatura e envio para o celular. 3. Fibra reguladora da temperatura corporal 4. Combinação das opções acima.


1. Ação calmante

3. Ação protetora de raios UV

2. Ação anti-microbiana

4. Ação de alívio das cólicas

FONTE: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScB33jNQTwAgeSEkEJFU4oBXuQT6i 60W2X9snDJ67iked7meA/viewform>. Acesso em 28/09/2016.


Baseado no conforto e segurança, a proposta inovadora é um body para recém-nascido, com a aplicação de materiais de mudança de fases, os PCMs (phase-change materials) nas fibras do tecido que formará a peça. Em acréscimo, a microencapsulação do óleo essencial de Camomila, sendo esse aplicado durante o beneficiamento da peça, na parte que cobre a barriga do bebê. A inovação tem como fundamento o alívio de cólica e a regulação da temperatura natural. A tecnologia termorreguladora deixa o bebê confortável, pois o body tem como principio deixar o corpo sempre na temperatura ambiente/ideal, caso esteja quente ou frio demais. Em casos de cólicas, os pais massageiam a barriguinha do recém nascido, expelindo as microcápsulas que contem o óleo essencial de camomila, que entram em contato com a pele do bebê, entrando em seus vasos sanguíneos e também liberando o aroma da camomila, ambas ações tranqüilizante.


A MICROENCAPSULAÇÃO: consiste na isolação de compostos ativos, que variam conforme o efeito que se pretende atingir, através de uma membrana natural de forma esférica e de pequeno tamanho, mas que proporcionam uma área de aplicação relativamente grande. Os compostos ativos encapsulados são liberados através da ruptura, difusão ou dissolução da membrana da microcápsula (SANCHEZ, 2006). Para cada uso específico da microcápsula é aconselhado um tipo de microcápsula e um processo específico. 2 tipos de microcápsula: uma contendo PCM e outra o óleo essencial de Camomila. O BODY é uma peça muito usual para esse tipo de tecnologia, pelo fato de ser ajustada no corpo, sendo assim, mais fácil os componentes do microencapsulamento terem um maior contato com a pele do bebê. A tecnologia funciona melhor em modelagens mais ajustadas.

A TECNOLOGIA OUTLAST®: A tecnologia Outlast redefine o conceito de conforto, aliviando proativamente mudanças bruscas na temperatura da pele ao longo do dia. Com a adição da tecnologia aos produtos de vestuário, o usuário permanecerá na temperatura correta, independentemente das atividades que estiver realizando ou da estação do ano. Além de maior conforto, os produtos também terão valor agregado. A Outlast é uma tecnologia testada e comprovada que já está sendo usada por várias marcas respeitadas de roupas em diversos segmentos do mercado do vestuário.


A tecnologia se classifica como material de mudança de fases para têxteis funcionais. Originalmente desenvolvida para a NASA, utiliza PCMs (materiais que mudam de fase) que absorvem, armazenam e liberam o calor para fornecer o conforto térmico ideal. Os materiais que mudam de fase Outlast® funcionam da mesma forma, mas estão em microcápsulas permanentemente envoltas e protegidas em um invólucro de polímero. Essas são chamadas de Thermocules™. Essa tecnologia regula proativamente o calor ao mesmo tempo em que controla a umidade antes mesmo de ela começar a ser produzida. Dentre as diferentes aplicações dos compostos ativos microencapsulados em tecidos, ressalta-se a utilização de materiais de mudança de fase (PCMs – phase-change materials), que podem ser aplicados em tecidos e fibras e tem como objetivo promover o equilíbrio térmico, e “absorver, armazenar e liberar o calor”(AVILA ET AL., 2013).


Os materiais de mudança de fase podem ser utilizados tanto no combate ao frio, uma vez que, ao se solidificar, a microcápsula libera calor, quanto para combater o superaquecimento, através do armazenamento de energia, utilizando os princípios da termorregulação (NELSON, 2002). Os PCMs possuem a capacidade de alterar seu estado em determinada faixa de temperatura e os tecidos que o contém reagem imediatamente a essa mudança (MONDAL, 2008).

Efeito de resfriamento e aquecimento, termorregulação e isolamento térmico são os efeitos provocados. No caso do body, considerando a temperatura de 37°C normal para um RN.


Óleo essencial de camomila: Através da inalação ou absorção, o óleo essencial promove um tratamento natural e têm um rico potencial terapêutico beneficiando a saúde a níveis físicos e emocionais. Quando aplicados são absorvidos e levados pela corrente sanguínea a diversas regiões do corpo e então atuam em órgãos específicos, conforme a propriedade específica do óleo essencial. Na pele, os óleos penetram pelos ductos das glândulas sudoríparas.

Se na área sobre a qual o óleo essencial foi aplicado é massageada, a absorção aumenta pelo efeito do fluxo sanguíneo, que é aumentado pela massagem.


CÓLICA A cólica em nenéns pode ser decorrente do fato de que o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, o que faz a barriga doer em reação a algumas substâncias do leite materno. Outras possíveis explicações é porque o sistema nervoso do bebê ainda não amadureceu e fica sensível demais, porque esse tem dificuldade de expelir os gases formados durante a digestão.

CAMOMILA Como alternativa ao alívio da cólica, temos a Camomila, que é frequentemente usada para acalmar bebês. De origem egípcia, essa apresenta propriedades calmantes e digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal. Indicada para as cólicas, apresenta também propriedades antialérgicas e antinflamatórias, ajudando a reconstituir a flora intestinal. A camomila tem propriedades antiespasmódico, o que significa que ajuda a relaxar as contrações musculares. Tal erva também é conhecida por suas propriedades de sedação e por isso seu uso também pode ajudar a tratar problemas de sono em bebês.

A tecnologia seria pela microencapsulação de óleo essencial de Camomila nas fibras do tecido, sendo acionadas pela fricção (massagem local), liberando aroma e o óleo, sendo absorvido pela pele da criança.


Simulação da fibra aberta, com a tecnologia Outalast aplicada.

Trama com simulação das micro cápsulas de camomila aplicadas no acabamento.


Facilidade de manejo (facilidade de vestir, facilidade em desvestir, materiais adequados ao uso, mobilidade durante o uso, conforto durante o uso, fácil acondicionamento, praticidade, acionamento dos aviamentos). Facilidade de manutenção (facilidade de limpeza, qualidade dos aviamentos e componentes, as instruções de manutenção contidas no produto são claras). Facilidade de assimilação (clareza de manuseio, clareza nas instruções de usos). Segurança (nenhum aviamento é desconfortável ao recém nascido, tecido não inflamável, aviamentos sem bordas vivas, resistente, tecido que permite transpiração, modelagem que permite mobilidade). Indicadores de usabilidade (consistência nas tarefas realizadas, compatibilidade com o usuário, funcionalidade, priorização da informação, aplicação adequada da tecnologia). Conforto (toque macio, ajuste da peça ao corpo, flexibilidade).


Pais que valorizam aspectos muitas vezes subjugados no passado e inovam na criação de seus filhos. Em um cenário modernizado revolucionário, se apropriam da tecnologia como apoio na criação e cuidados para com o bebê. Caminham em direção a um compartilhamento igualitário do prover, criar e educar, enfatizando a consciência da importância dos vínculos afetivos necessários para o desenvolvimento psicológico, social e intelectual das crianças.


Promovida por uma maior valorização do ser criança e suas particularidades em relação aos cuidados há a valorização do aconchego e segurança, criando um casulo pessoal que atenda todas as necessidades do bebê. Cores suaves e toques macios nutrem um ambiente de conforto garantindo o acolhimento do recém chegado ao mundo.


A incerteza eminente ao rápido crescimento das cidades, fez do privado um ambiente múltiplo. O sentido de lar reforça-se como local de acolhimento e abrigo, conciliando aconchego e proteção, ampliando o tempo de permanência das pessoas dentro de suas casas. O encapsulamento é um convite ao convívio protegido da agitação e violência externa.


Modernidade com um toque clåssico, mantendo a simplicidade. Linhas retas, formas simples, cores neutras e valorização de elementos infantis.


1. Grow Up 2. Tip Top Baby 3. Nature Baby 4. Up Baby


Marcas que priorizam o conforto e permitem maior aconchego do bebĂŞ, promovendo a praticidade para os pais e bem estar dos filhos, sem abdicar dos atrativos estĂŠticos que seguem para uma neutralidade entre gĂŞneros.


SNOW

LOVELY

SERENITY

SHEEP

DREAMY

JUMBO

SUGAR


Inspirado pelo mood caloroso do aconchego, a cartela de cores trås tons suaves e confortantes. O branco Snow e os cinzas Sheep e Jumbo trazem a neutralidade. Os tons de marrom Dreamy e Sugar aquecem a cartela, emanam ao outono e ao recolhimento. As cores Lovely e Serenity, inspiradas nas cores de 2016 definidas pela Pantone, evocam o equilíbrio e transmitem psicologicamente tranquilidade e segurança.


VISCOLYCRA 56% Viscose - 40%Viscose Outlast - 04%PUE Gramatura: 200g/m2

RIBANA CANELADA 100% CO Gramatura: 245g/m2

SUEDE 100% PES Gramatura: 230g/m2


A maleabilidade e conforto foram decisivos para a escolha da cartela de tecidos. A Viscolycra da embasamento a coleção de bodys, por ser um tecido apto ao recebimento dos beneficiamentos tecnológicos, pela sua composição de viscose. A ribana e o suede aparecem em detalhes que agregam valor ao produto e os diferenciam no mercado infantil, ainda mantendo as características de princípios da praticidade e bem-estar do bebê.


ESTAMPA LISTRADA DE ESTAMPARIA ROTATIVA E LOCALIZADA DE SERIGRAFIA


COTOVELEIRAS DE SUEDE

ESTAMPA XADREZ DE ESTAMPARIA ROTATIVA


RIBANA E ACABAMENTOS EM VIÃ&#x2030;S NA COR SUGAR

ESTAMPAS LOCALIZADAS DE SERIGRAFIA ESTAMPAS CORRIDAS DE ESTAMPARIA ROTATIVA


ESTAMPA CORRIDA DE ESTAMPARIA ROTATIVA, PADRONAGEM INSPIRADAS NOS PONTOS DE TRICô.

ACABAMENTOS EM VIÉS NA COR SUGAR


referencias Beleza e saúde, Aromaterapia. Disponível em: http://belezaesaude.com/aromaterapia/. Acesso em: 20.11.2016. Cólica nos bebês. Disponível em: http://www.mdsaude.com/2013/12/colicasbebê.html. Acesso em: 15.11.2016 DOS SANTOS, Roberta. RELAÇÃO ENTRE DESIGN DA MODELAGEM E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DE MUDANÇA DE FASE NO VESTUÁRIO: UMA ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO COM BASE NOS FATORES HUMANOS. Dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Design do Centro de Arte, da Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). . Guia Medicinais, Ervas. Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/ervas/Guia_medicinais_C.htm. Acesso em: 05.11.2016. Hello Kitty. Disponível em: http://www.cristina.com.br/hellokitty/br/. Acesso em: 20.11.2016. Medicina alternativa, Efeito antiespasmódico de algumas plantas. Disponível em: medicinais.http://www.365saude.com.br/pt-alternative-medicine/pt-herbsalternative-medicine/1009144145.html. Acesso em: 06.11.2016. Outlast, usos. Disponível em: http://www.outlast.com/pt/usos-finais/vestuario/. Acesso em: 05.11.2016. Óleos essenciais. Disponível em: http://www.herbia.com.br/blog/oleosessenciais/oleos-essenciais-e-o-poder-da-sua-absorcao-_36/. Acesso em: 20.11.2016. Up baby, lookbook. Disponível em: http://www.upbaby.com.br/br/lookbook/essentials-spring-summer-collection/15/. Acesso em: 20.11.2016.


Caderno de Inovação Têxtil  

Caderno de Inovação Tecnológica Têxtil Tecnologia fibra Outlast e microencapsulamento de óleo essencial de camomila com aplicação ao públic...

Advertisement