Issuu on Google+

GOVERNO MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/JN COORDENADORIA PEDAGOGICA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil Construindo o futuro hoje!

Projeto de Leitura de Livros Paradidáticos


GOVERNO MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA PEDAGÓGICA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Email : educacaoinfantil.jn@gmail.com

MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO Diretora da Educação Infantil

LUCÉLIA DA COSTA SAMPAIO Gerente Pedagógica

RITA DE CÁCIA TAVARES BORGES Gerente Administrativa

MARIA DE LOURDES BORGES Técnica Pedagógica

EUGÊNIA GONÇALVES CELESTINO Técnica Pedagógica

MARIA FRANCINEIDE MACÊDO LANDIM Formadora PAIC

MILENE KELLY PEREIRA LINHARES Formadora PAIC

JAINARA DANTAS MEDEIROS Formadora PAIC

ANA CÉLIA CANDIDA SILVA Formadora PAIC

ANA KÁTIA MORAIS DOS SANTOS Formadora PAIC

DÉBORA RODRIGUES DOS SANTOS Digitadora

JUAZEIRO DO NORTE – CE


Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura Descrição: A leitura no universo da criança é um caminho que leva a despertar emoções, imaginações e sentimentos. É importante para a criança ouvir, imaginar, contar e recontar histórias, pois o contato com os livros suscita o gosto e o prazer dos novos leitores. A intimidade com os livros é essencial nessa faixa etária, os contos e histórias fazem parte do imaginário da criança levando-a a confrontar realidade e fantasia, organizar ideias e pensamentos e ainda estimular a criatividade e ampliar o vocabulário. A família é um canal facilitador entre a criança e o livro, envolvê-la nessa ação proporcionará hábitos de leitura familiar, bem como conhecimento e entretenimento. A escuta de histórias desperta nos ouvintes a sensibilidade do ouvir, a capacidade de se desligar dos estímulos externos e viajar no mundo da imaginação.

Município: Juazeiro do Norte – CE Título do Projeto: Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura Objetivos: Fomentar o gosto pela leitura; Incentivar a família a fazer parte do processo de inter-relação com o universo imaginário da criança e da leitura; Proporcionar momentos de prazer através da literatura infantil; Desenvolver o hábito de ouvir o outro; Enriquecer e ampliar o vocabulário; Expressar a leitura através da imaginação, da criatividade, do movimento da oralidade e da escrita.

Serviços Oferecidos: O projeto oferece para as crianças o contato com a literatura infantil através da contação de histórias pela família e pela escola.

Período de funcionamento: O projeto se desenvolve durante o ano letivo, dividido em três etapas: lançamento do projeto com contação de histórias e dramatização, entrega de livros


paradidáticos nas escolas e desenvolvimento da prática de leitura com a escola, crianças e família.

Metodologia: Será confeccionada uma sacola atrativa como sugestão para cada escola. Conterá na sacola livros paradidáticos, para as crianças levarem para casa e junto com a família ler, imaginar e contar as maravilhas da leitura. As crianças serão estimuladas pelo professora à leitura através de contações, dramatizações e outras dinâmicas e ao retornarem a escola farão um relato do livro para a turma.

Escala/Alcance do Projeto: Todas as instituições de Educação Infantil do município.

Grupo alvo para focalização: Professores, crianças do Infantil I ao V e seus familiares.

Critérios para focalização: As escolas serão motivadas a participar do projeto uma vez que precisamos desenvolver e estimular o hábito da leitura nas escolas, sobretudo no ambiente familiar. O essencial é que a leitura torne-se um momento enriquecedor e prazeroso para a criança e família.

Localização do serviço: O projeto se desenvolverá no ambiente familiar e escolar. Conquistas/ O que funciona: Crianças e famílias com interesse pela leitura e formar desde cedo bons leitores.

Website/contato: email: educacaoinfantil.jn@gmail.com Blog: http://seducjuazeirodonorte.blogspot.com.br/


Projeto Ler, Imaginar e Contar as Maravilhas da Leitura