Issuu on Google+

Autoavaliação da biblioteca escolar Ano letivo de 2012-2013

Custoias


Domínios A. Apoio ao desenvolvimento curricular B. Leitura e literacia

C. Projetos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade D. Gestão da biblioteca escolar

2


DomĂ­nio avaliado: C. Projetos, parcerias e atividades livres e de abertura Ă  comunidade

3


Pontos fortes identificados  Número

de alunos que autonomamente utilizam a BE nos intervalos para consulta, leitura.  Respeito pelas regras de funcionamento da BE e pelo seu acervo.  Horário contínuo de abertura da BE e espaço agradável e atrativo para os alunos.  O Plano de atividades da BE muito diversificado, que integra o PAA do Agrupamento.  A organização do espaço facilitadora da utilização autónoma de todos os recursos disponíveis.

4


Pontos fortes identificados O número de alunos que autonomamente procuram/utilizam a BE nos intervalos para jogar (jogos de mesa ou no computador), ler, conversar e fazer amigos.  A expansão e a dinâmica da Feira do livro, tanto no que concerne ao número de obras expostas e divulgadas, como à dinamização e ao número de visitantes/participantes.  A adesão muito significativa dos docentes e alunos às iniciativas do PNL e a pronta resposta aos inquéritos por parte de todos os docentes.  O envolvimento dos docentes. 

5


Pontos fortes identificados A

disponibilidade e recetividade das coordenadoras de departamento e de estabelecimento.  A partilha de documentos.  Envolvimento da coordenadora [das BE]em projetos e parcerias.  O número significativo de EE que participaram/visitaram a Feira do livro e o número de obras adquiridas.  A aceitação da iniciativa Mar de poemas e consequente dinamização pelos proprietários junto dos clientes.  A participação da Associação de pais e encarregados de educação no contacto com as entidades. 6


Pontos fracos fortes identificados

 Articulação

não tão expressiva, como desejável, com as disciplinas curriculares.  Pouco envolvimento das famílias, embora se tenha verificado um aumento considerável relativamente ao ano anterior.  A dificuldade/impossibilidade de envolver/trazer os alunos do CEQV e do JI PEV na/para a Feira do livro.

7


Pontos fracos fortes identificados

 Dificuldade

de deslocação dos grupos/turmas para as bibliotecas de outras escolas para apresentação de projetos ou de outros trabalhos.  Trabalho com o SABE inexistente.  A não articulação do Plano da BM com o Plano da BE (convites ocasionais e não programados atempadamente).

8


Ações de melhoria

 Planificar

formal e mais regularmente atividades com docentes, em formulário próprio.  Continuar a promover sessões de formação, de curta duração, em Ambientes digitais para a equipa, assistentes operacionais e colaboradoras da BE.  Implementar os guiões de literacia em sessões formativas para todos os 5.ºs anos.  Produzir mais guiões de literacia.

9


Ações de melhoria

 Promover

ações de sensibilização para o uso dos recursos em linha, junto de todos os coordenadores com assento no CP.  Disponibilizar as listas das obras do PNL no blogue das BE.  Envolver mais alunos do 2.º ciclo no concurso “Faça lá um poema”.  Enriquecer o fundo documental com novidades de acordo com as necessidades e/ou sugestões.

10


Ações de melhoria

 Continuar

a diligenciar para que um maior número de encarregados de educação e/ ou familiares partilhem as suas experiências de leitura/escrita na Semana da leitura ou ao longo do ano.  Renovar as ações que envolvem os docentes e alunos em atividades de leitura e de escrita em ambientes diversificados.  Calendarização de visitas à BE para pais e encarregados de educação dos alunos de 5.º ano contando com a presença dos DT.

11


Ações de melhoria

 Horário

comum para as PB e a equipa reunirem.  Atualização da coleção de acordo com as necessidades e prioridades.  Renovação da assinatura da revista Visão júnior.

12


Recomendações do CP

BE/CRE

13


Custoias ppt cp2013