Issuu on Google+


Índice  Explicação sobre o vídeo; O que são falácias informais?; Apelo ao preconceito; Apelo às consequências; Generalização precipitada; Apelo a autoridade; Ataque pessoal; Post hoc.


Explicação Argumento presente: “Qual é o segredo da transformação? Quanto mais aplicares mais feio/a ficas – a marca do creme é racism. Logo, não deves usar este creme.” As características do auditório a quem o discurso se dirige: Todas as pessoas em geral.


Falácias informais Argumentos em que as premissas não sustentam a conclusão, em virtude das deficiências de contexto, ou seja, são erros de conteúdo.


Apelo ao preconceito Associação de valores morais a uma pessoa ou coisa para convencer o auditório.


Apelo às consequências O autor para mostrar que uma crença é falsa aponta a consequências desagradáveis que se advirão em sua defesa.


Generalização precipitada Argumento que consiste em enunciar uma regra a partir de dados não representativos ou insuficientes.


Apelo Ă  autoridade ď śArgumento que pretende sustentar uma tese unicamente apelando a uma personalidade de reconhecimento e mĂŠrito.


Ataque pessoal Argumento que pretende mostrar que uma afirmação é falsa atacando e desacreditando a pessoa que a emite.


Post Hoc Argumento que atribui a causa de um fenómeno a um outro fenómeno, sem que entre si exista qualquer nexo causal.


Falacias informais