Issuu on Google+

Agregadores de ConteĂşdo RSS


Agregadores de conteúdo O que são • Os agregadores são programas ou uma página Web na qual podemos ver todas as atualizações que houve nas páginas e blogues cujos feeds subscrevemos. • Tais programas são recetores de RSS Feed, uma tecnologia que permite a distribuição/recebimento de conteúdo (texto, som, vídeo) sem a necessidade de aceder a um website.

Símbolo para indicar a existência de um canal RSS numa página Web ou blogue


Agregadores de conteúdo Acedia-se às atualizações de duas formas: • através da recepção de e-mail de alerta (por meio de subscrição) • através da adição do hiperligação à listagem de favoritos do nosso navegador da Web (Internet Explorer, Firefox, …)

• Com o RSS é a própria informação que vem ter connosco. • A agregação de conteúdos com RSS combina dois conceitos que não são novos na distribuição de informação na Internet, que são as tecnologias “push e pull”, já que por um lado é um servidor quem envia os alertas ao cliente (push) mas é este que tem que se subscrever previamente para solicitar esse envio (pull).


Agregadores de conteúdo o Aumenta

o tráfego para o site.

o A informação pode ser empurrada para os utilizadores e assinantes por meio do método de difusão. o Distribui informação automaticamente aos utilizadores quando uma atualização é feita.

o A visibilidade e acesso à informação pode ser aumentada (link para artigos de texto completo de informações subscrito). oPode ser usado como uma ferramenta de marketing. Os utilizadores que subscrevem os feeds recebem as novidades do blogue e de algum serviço que seja apresentado

no blog. É vantajoso para os dois lados já que para o blogger os leitores estão interessados no assunto e é publicidade bem direcionada e para os leitores que estão interessados naquela tema recebem as novidades.


Agregadores de conteúdo Fornece as últimas atualizações, ao subscrever um blogue através do feeds podemos ser avisados quando houver uma nova atualização sem termos de visitar o blog.

Poupa tempo. Uma vez que recebemos as atualizações não temos de andar a visitar constantemente o blogue para o lermos. Além disso, com num leitor de feeds podemos organizar os blogs por temas. Podemos sempre desativar a subscrição. É livre de spam ao contrário de outro tipo de subscrições por email. Os feeds RSS são lidos através de um leitor de RSS ou colocado como conteúdo web. Assim, o e-mail pessoal não está sobrecarregados com informações adicionais para o usuário ler.


Agregadores de conteúdo • Alguns utilizadores preferem receber as actualizações por email e isso nem sempre está disponível. • As imagens não aparecem em todos os leitores rss. Muitos dos leitores rss por uma questão de simplicidade e de rapidez não apresentam as imagens dos textos o que significa que perdemos parte do conteúdo. • Pode tornar-se confusa a leitura se existirem muitos itens por ler se os textos não disserem nome do blog nem o endereço. • A não ser que se use o feedburner, por exemplo, não se sabe o número de assinantes dos feeds, o que é importante para o blogger, por exemplo, saber qual a popularidade do blog e a aceitação que tem.


Agregadores de conteĂşdo


Agregadores de conteudo