Page 1

Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) Mandato 2012MM

Plano de Actividades

2011/2012


Prólogo A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) é a Federação que congrega as Associações e Núcleos de Estudantes de Ciências da Nutrição das Universidades Portuguesas. Desta forma a Lista A, candidata à direcção da ANEN, considera que esta deve ser um órgão que trabalha ao serviço das Associações e Núcleos que representa, sem nunca por em causa as suas políticas internas e, nunca esquecendo que a sua força advém dos estudantes que tão orgulhosamente representa. Assim, para além de todas as actividades que são realizadas de modo a dinamizar a cultura, e auxiliar a formação pessoal dos mesmos, é ainda necessário que nos preocupemos com as questões de política de saúde e política educativa que irão acompanhar estes futuros profissionais no mercado de trabalho e ainda durante o seu percurso académico. Deste modo, é com os objectivos de proximidade, colaboração e união em mente, que a Lista A se candidata à direcção da ANEN consciente de que um programa eleitoral é um grande compromisso com os outros, com a causa e com nós próprios! Será então um compromisso responsável, sério e acima de tudo exequível. Esta deve ser a base onde o mandato irá assentar, delineando o caminho a seguir e as novas metas a atingir. Servindo-nos como “livro de bolso” orientando toda a equipa e ajudando na concretização de todos os projectos. Contudo, é importante lembrar que a recém- criada ANEN, é uma estrutura recente e por conseguinte ainda com muito para conquistar. Por conseguinte, este programa de candidatura pretende ser a pedra basilar desta Federação, deixando a todos os níveis portas abertas para futuras direcções. Assim, não estando presos ao passado, aquilo que nos avizinha é um inexplorado caminho que com certeza terá altos e baixos, mas acima de tudo terá a força e empenho de quem o decidiu seguir.


Deste modo, pretende-se que a ANEN evolua, tal como evoluem os tempos e as sociedades, nunca perdendo o seu foco e objectivo principal de representação e defesa dos estudantes trazendo maior proximidade e união entre os Estudantes dos vários cursos de Ciências de Nutrição do país, fazendo com que todos os estudantes se vejam reflectidos e representados por esta estrutura que trabalha em prol dos mesmos. Por todos estes motivos a Lista A candidata-se perante as Associações/Núcleos que representa, certa de que tem um projecto ambicioso mas realista, árduo mas munido com a força desta equipa. Acreditando em nós próprios, mas acima de tudo na capacidade de realização de um sonho. Pois como dizia, Fernando Pessoa, o poeta “ Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce” Por último, é com a certeza da trabalhosa missão que nos espera e com a convicção da sua realização, que nos candidatamos à direcção dos primeiros órgãos sociais da ANEN.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Metas para 2012: 1.

Representar, ao mais alto nível Nacional todos os Estudantes de Ciências da Nutrição;

2.

Emitir posições ou pareceres sobre todas as questões consideradas relevantes pela Direcção

ou pelos Associados; 3.

Defender as posições emitidas perante as entidades parceiras de diálogo, mantendo uma voz

activa, informada, ponderada e consciente; 4.

Solidificar a estrutura orgânica da ANEN;

5.

Contribuir para a estabilidade financeira da ANEN;

6.

Promover a informação e a formação no seio dos Associados da ANEN;

7.

Incentivar o debate sobre questões de Políticas de Saúde e Educativas, no seio dos Associados

da ANEN; 8.

Divulgar notícias e actividades de interesse potencial para os Estudantes de Ciências da

Nutrição, apostando numa informação mais actualizada e dinâmica; 9.

Contribuir para a formação dos Estudantes de Ciências da Nutrição em termos científicos,

culturais e pessoais, através da organização de Actividades de qualidade; 10.

Promover a credibilidade da ANEN perante os Associados, entidades patrocinadoras,parceiros

institucionais, estudantes e comunidade em geral; 11.

Fomentar a identificação dos Estudantes de Ciências da Nutrição com a ANEN;

12.

Estimular a troca de ideias e vivências com e entre Associados;

13.

Trabalhar no sentido de contribuir para um desenvolvimento sustentado da ANEN.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Associação Nacional de Estudantes de Nutrição - ANEN (Estrutura Orgânica) Direcção Presidente Sara Lopes (FCNAUP) Vice-Presidente Ricardo Gonçalves (Universidade Atlântica) Tesoureira Bárbara Marques (CESPU) Departamento de Comunicação e Imagem: Carla Teixeira (Biotecnologia) Paula Costa (Biotecnologia) Margarida Babo (FCNAUP) Departamento de Actividades Sociais: Daniela Duarte (Universidade Atlântica) Joana Nunes (CESPU) Maria Raquel Luís (FCNAUP) Departamento de Intervenção Académica: Ana Teixeira (FCNAUP) Rita Sousa Machado (Universidade Atlântica)


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Os 11 elementos apresentados anteriormente formam, no seu conjunto, a Direcção da ANEN (DANEN). Cada um destes elementos tem competências específicas, mas que confluem num objectivo comum: trabalhar no sentido de uma criar uma ANEN credível, competente, pró-activa e capaz de representar, a nível Nacional todos os Estudantes de Ciências da Nutrição, no seu primeiro ano de mandato.

A DANEN é coordenada e representada pela presidente nas mais altas instâncias. Contudo, esta será apoiada pelo Vice-Presidente, que poderá também representar a ANEN. Estará à responsabilidade do Vice-Presidente coordenar a plataforma interacção e ainda, a par da Presidente, supervisionar todos os Departamentos constituintes da ANEN. À tesoureira cabe a função de administrar as verbas da ANEN, assim como a organização de toda a contabilidade inerente a esse processo. Está a cargo do Departamento de Comunicação e Imagem a uniformização de toda a imagem da ANEN, actualização do site, das redes sociais (Facebook) e a elaboração dos elementos de divulgação que serão utilizados, como por exemplo cartazes e outro tipo de publicidade. O Departamento de Actividades Sociais tem como principal objectivo sensibilizar não só os Estudantes de Ciências da Nutrição mas também, a população em geral para as diversas temáticas desta área. Neste sentido, para o alcance do objectivo serão desenvolvidas actividades e acções de sensibilização em diversos locais do país, abrangendo as diferentes faixas etárias e estratos sociais. O Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), com uma vertente científica e cultural tem em vista proporcionar a interacção de todos os Estudantes de Ciências da Nutrição. As II Olimpíadas da Nutrição, Desporto e Saúde, vertente mais social e lúdica tem em vista fomentar a divulgação do conhecimento na área da nutrição nas crianças em idade escolar e a sociedade em geral. O Encontro de Empreendorismo e Novos Desafios do Mercado de Trabalho, numa perspectiva de dar a conhecer aos estudantes novas oportunidades do mercado de trabalho, como ser um jovem empreendedor e apresentar alguns projectos com sucesso preconizando troca de ideias e experiências. Pretende-se assim que exista um impacto positivo não só na sociedade mas nos próprios estudantes que integram estas actividades. Pretende-se assim que exista um impacto positivo não só na sociedade mas nos próprios estudantes que integram estas actividades.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

O Departamento de Intervenção Académica foca-se essencialmente nos estágios extracurriculares Nacionais e Internacionais, aumentando a oportunidade de escolha dos estudantes que optam por programas de mobilidade de ERASMUS e também na representação da ANEN a nível Europeu.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

1. Política Educativa e de Saúde A representação Nacional e as Políticas de Saúde serão a principal prioridade da Direcção da ANEN para o mandato de 2011/2012. Pretende-se avançar com uma postura pró-activa, séria e rigorosa, de modo a, fomentar uma relação estável junto de todos os futuros parceiros institucionais da ANEN, mostrando assim a credibilidade de influência que queremos que a recém-criada ANEN exerça. Neste sentido, é fundamental que as Associações e Núcleos tenham uma participação constante, activa e informada em todas as estruturas que constituem a ANEN. A DANEN tudo fará para estimular a participação dos Associados. A Estratégia para as Políticas de Saúde e da Educativas é um documento que será aprovado em Senado da ANEN e orientará a Actuação da DANEN nas questões relacionadas com estas duas áreas. Neste documento constarão os temas que na visão da DANEN merecem mais destaque e que têm maior relevância para os estudantes de Ciências da Nutrição das Universidades Portuguesas, como: I.

Acompanhar de perto toda a nova legislação sobre os estágios curriculares, e

assegurar que as questões levantadas pelos estudantes são tidas em conta junto das entidades decisoras. II.

Elaborar um documento com uma tomada de posição no que diz respeito à nova

legislação para os estágios profissionais, levando este documento às entidades decisoras. III.

Estar atentos a todas as formações sem credibilidade na área das Ciências da Nutrição

(Exemplo: Cursos de Nutrição em 3 meses) denunciando estes casos às entidades competentes e à comunidade. IV.

Acompanhar o processo de formação da Ordem dos Nutricionistas, de modo a

assegurar que os receios dos futuros profissionais são tidos em conta e que as suas dúvidas são prontamente esclarecidas. V.

Assegurar a realização de um estudo sobre o estado da empregabilidade na área das

Ciências da Nutrição, fazendo chegar as suas conclusões a quem dê direito. VI.

Acompanhar atentamente todos os recentes cursos em Ciências da Nutrição,

garantindo que todos os estudantes têm a mesma qualidade no Ensino e oportunidades no mercado de trabalho. VII.

Acompanhar atentamente, a criação do Instituto Português do Desporto e Juventude,

que vem consolidar numa só entidade os organismos públicos na área da Juventude e Desporto,


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

nomeadamente IPJ e IDT, mostrando às entidades decisoras os receios dos estudantes face a esta fusão.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

2. Conselho Nacional da Juventude (CNJ) O conselho Nacional da Juventude (CNJ) é a Plataforma representativa das organizações de Juventude de âmbito Nacional, abrangendo diversos temas do Associativismo Juvenil. O CNJ trabalha em prol dos interesses de todos os Jovens Portugueses, sendo reconhecido pelo Estado enquanto parceiro em matérias de políticas de Juventude. Esta organização apresenta diversas áreas, sendo as de especial interesse para a ANEN: •

Associativismo e Participação Juvenil: nesta área o CNJ promove a participação dos

jovens na definição das politicas que lhes dizem directamente respeito e aos apoios, trabalhando a nível interno nas estruturas onde estas decisões têm lugar. •

Educação: O CNJ envolve-se no debate das mudanças que ocorrem no sistema de

ensino, tendo presença no Conselho Nacional de Educação da Assembleia da República. Podendo esta ser uma potencial ponte para a política educativa da ANEN. •

O CNJ dispõe ainda de uma rede de formadores nas mais diversas áreas, muitos dos

quais pertencem à rede europeia de formadores do Fórum Europeu da Juventude.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

3. Comunicação A Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição considera que, esta área da comunicação e imagem é uma das mais importantes no que diz respeito sua interacção com a comunidade estudantil. Sendo que um dos principais recursos do departamento será o site, pretende-se que este seja um forte elo de ligação com a comunidade que a ANEN abrange, dando-a a conhecer. Por outro lado, e uma vez que o uso de redes sociais para a divulgação de informação tem crescido de uma forma exponencial, prevê-se que a ANEN crie também o seu perfil no Facebook. No que diz respeito ao departamento em questão, é de salientar que muitas são as ideias que surgem para divulgar a associação, bem como dinamizar a comunicação entre a ANEN e os estudantes do curso de Ciências da Nutrição. Deste modo, ambicionamos que ao longo do ano haja uma evolução e que sejam continuadas e aprimoradas as alterações feitas nesta área de acção da ANEN. •

Logótipo da ANEN Este logótipo foi idealizado antes de se criar a direcção, quando o projecto ANEN estava no

início. Foi elaborado na tentativa de juntar os elementos que dizem respeito à Nutrição e Alimentação, tendo sido utilizadas estas cores por serem as cores das Ciências da Nutrição e a espiga porque é um dos símbolos da Alimentação.

Site da ANEN (www.anen.pt) A criação de um site tem como objectivo ser o principal meio de comunicação para o exterior.

Será um lugar amplo, que irá conter toda a informação actualizada, documentos, actividades e assuntos que sejam necessários transmitir de uma forma mais coerente e completa, não esquecendo um espaço destinado aos patrocínios. Este departamento quer apostar numa imagem acima de tudo criativa e prática, com o objectivo de obter um espaço dinâmico, apelativo, funcional, que, de forma simples e eficaz torne a busca de informação possível e eficiente por parte dos seus visitantes. Assim, pretende-se que o site seja um local que sirva de ligação e de transmissão de informação e que ajude na divulgação da ANEN desde já, neste começo do mandato.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Facebook da ANEN O Facebook tornou-se nos dias de hoje uma forma de propagação de informação e de conceitos mais

rápida, abrangente e simples, sendo que a comunidade alvo a que pretendemos chegar é utilizadora deste tipo de redes sociais. Ambicionamos criar um perfil da ANEN no Facebook para que possamos estar sempre em contacto com os estudantes, associações/núcleos e comunidade em geral. E, nesse perfil, disponibilizaremos a informação referente a ANEN de uma forma mais sintética com o objectivo de criar um elo de ligação com o site que dispõe da informação na íntegra. •

E-mail para ANEN A criação de um e-mail será feita em especial para dúvidas/sugestões que a comunidade estudantil

possa possuir, para inscrições em actividades organizadas pela ANEN e ainda como meio de contacto das empresas e/ou instituições parceiras. •

Cartazes e publicidade O departamento considera que os cartazes e publicidade são uma forma ainda eficaz e apelativa de

cativar pessoas para certo objectivo, ou actividade. Contudo, sendo a época digital a mais abrangente na nossa sociedade e a forma mais eficiente no que toca a cativar a comunidade, os cartazes, vídeos e flyers seriam disponibilizados ou mesmo enviados nos diversos locais que a ANEN tiver ao seu dispor (site, facebook e e-mail) em formato digital.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

4. Actividades II Olímpiadas da Nutrição, Desporto e Saúde A influência da nutrição e do exercício físico na saúde e na qualidade de vida nunca foi tão bem conhecida, nem tão reconhecida, como hoje, no inicio do século XXI. Assim sendo, a transmissão do conhecimento nestas áreas à sociedade torna-se uma responsabilidade, principalmente para quem está mais ligado a profissões ligadas à saúde, como nós, futuros nutricionistas. Neste sentido, assumindo uma vertente mais social e lúdica, a ANEN pretende realizar um evento que promova a divulgação do conhecimento na área da nutrição, focalizando a sua acção principalmente nas crianças, o futuro de amanhã. Esta actividade social tem também por objectivo realçar a importância cada vez maior do Nutricionista na prevenção da doença, promoção e educação para saúde. Objectivos Gerais 1. Alertar os presentes para a importância da nutrição e do desporto na promoção da saúde e prevenção da doença; 2. Transmitir conhecimentos fundamentais de nutrição e de hábitos alimentares saudáveis aos participantes; 3.

Incentivar a pratica de exercício físico;

4. Consciencializar a sociedade para a importância cada vez maior do profissional de nutrição numa sociedade cada vez mais desenvolvida; 5.

Disponibilizar avaliação do estado nutricional e de saúde dos participantes;

6.

Proporcionar troca de ideias, informações e esclarecimento de dúvidas.

População alvo Crianças em idade escolar e a sociedade em geral. Metodologia A segunda edição das Olimpíadas da nutrição, desporto e saúde será uma actividade realizada pela ANEN em parceria com a AEFCNAUP, associação de estudantes que realizou pela primeira vez uma actividade nos mesmos moldes.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Cabe aos membros do departamento de actividades sociais organizar as actividades para as crianças, as palestras e os rastreios de saúde para os participantes, estando sempre presentes, participativos e atentos na preparação e no decorrer da actividade de forma a que os objectivos que nos propusemos sejam inteiramente cumpridos. É da responsabilidade deste departamento, manter uma comunicação constante com a direcção da ANEN para que seja possível acompanhar todos os passos da organização do evento. Calendarização Setembro de 2012.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

I Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN) O Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), constituirá um dos eventos com maior visibilidade entre os estudantes de Nutrição do país. O seu principal enfoque é proporcionar a interacção de todos os jovens da área permitindo uma aproximação entre os estudantes do país e preconizando a integração, troca de ideias e experiências. O encontro incidirá numa vertente científica e cultural. Objectivos Gerais 1.

Proporcionar troca de ideias e interesses entre os estudantes universitários de Nutrição;

2.

Desenvolver actividades lúdicas;

3.

Desenvolver actividades desportivas;

4.

Incentivar a participação em actividades culturais;

5.

Promover acções de carácter científico

População alvo Estudantes de Nutrição das Universidades e Faculdades Nacionais. Metodologia O ENEN será uma actividade da ANEN, que terá a sua primeira edição em 2012 e que contará com ajuda de associações e núcleos de estudantes É da responsabilidade deste departamento, manter uma comunicação constante com a direcção da ANEN para que seja possível acompanhar todos os passos da organização do evento e para que ocorra uma coordenação na associação conseguindo assim uma discussão de ideias que sejam consensuais entre todos os membros. O departamento organizará workshops científicos que pretendem motivar e incentivar a participação dos estudantes presentes no encontro. Serão também realizadas actividades lúdicas e desportivas que pretendem promover a actividade física. O encontro terá também eventos de âmbito cultural permitindo um momento de partilha e diversão entre os participantes. O Encontro terá um programa definido e coerente a que todos os participantes terão acesso. A Direcção da ANEN apoiará a Comissão Organizadora sempre que assim se justifique. Calendarização Março


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Encontro de Empreendorismo e Novos Desafios do Mercado de Trabalho O Encontro de Empreendorismo e Novos Desafios do Mercado de Trabalho, constituirá um dos eventos com maior visibilidade entre os estudantes de Nutrição do país, tendo um enfoque principalmente científico, com a duração de dois dias, em data a designar. O objectivo do evento é dar a conhecer aos estudantes novas oportunidades do mercado de trabalho, como ser um jovem empreendedor e apresentar alguns projectos com sucesso preconizando troca de ideias e experiências. Tencionamos ainda que este projecto esteja aliado a várias empresas da área alimentar, existindo uma componente prática. Neste encontro, os estudantes reúnem-se em grupos, criam um projecto, e no fim do evento, pretende-se que o melhor projecto seja premiado. Objectivos Gerais 1.

Criar um evento de carácter científico para dar a conhecer novas oportunidades do mercado de

trabalho; 2.

Transmitir e aprender ideias de como ser um jovem empreendedor;

3.

Conhecer projectos de empreendorismo, com sucesso, a nível Nacional;

4.

Promover a troca de ideias entre os estudantes universitários de Nutrição;

5.

Promover actividades práticas e de grupo;

6.

Premiar o projecto e o grupo mais empreendedor e com a melhor aplicabilidade para a criação

de um bom negócio. População alvo Estudantes de Nutrição das Universidades Portuguesas e de Tecnologias de Saúde. Metodologia O Encontro de Empreendorismo e Novos Desafios do Mercado de Trabalho será uma actividade desenvolvida pela ANEN, e que contará com ajuda das associações e núcleos de estudantes Federados. Está ao encargo do departamento de actividades sociais promover um programa científico estimulante e motivador para incitar a participação dos estudantes universitários neste evento. Desejamos que os objectivos a que nos propusemos sejam inteiramente cumpridos, de grande valor rigor para o público-alvo.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

Será promovida uma dinâmica de grupo no decorrer do evento para que os estudantes aprendam mutuamente e trabalhem em equipa. No final do encontro o melhor projecto será premiado. O encontro terá também presentes várias empresas da área alimentar para dar a conhecer os novos avanços do mercado Nacional e permitir o envolvimento entre os estudantes e o mundo empresarial.

Calendarização Setembro/Outubro


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

5. Departamento de Intervenção Académica O Departamento de Intervenção Académica foca-se essencialmente nos estágios extracurriculares Nacionais e Internacionais e na representação da ANEN a nível Europeu. Actualmente é cada vez maior o número de estudantes interessados em ingressar em programas de mobilidade e estágios internacionais, sendo assim de extrema importância uma boa informação e uma vasta escolha, de modo a internacionalizar o curso das Ciências da Nutrição através dos mesmos para que haja maior mobilidade para o estrangeiro. Tendo em conta a situação que Portugal atravessa, a ANEN está consciente que é necessário fomentar o conhecimento dos estudantes preparando-os para a entrada num mercado cada vez mais global. Assim, a ANEN pretende proporcionar aos estudantes de Ciências da Nutrição em Portugal estágios extracurriculares, a nível Nacional e Internacional,. Para além disso, é ainda objectivo da ANEN aumentar a oportunidade de escolha dos estudantes que optam por programas de mobilidade de ERASMUS, garantindo que os gabinetes das respectivas Universidades proporcionem escolhas uniformes, possibilitando a igualdade de formação e oportunidades. Para tal, a ANEN pretende ajudar na criação de protocolos com várias instituições onde seja leccionado o curso de Ciências da Nutrição e Alimentação, de modo a tornar possível e facilitar a entrada dos estudantes de Ciências da Nutrição no mercado Mundial. Assim, os estudantes poderão aperfeiçoar os seus conhecimentos teóricos e práticos, beneficiando de uma notável experiência cultural, social e humana. Este departamento pretende ainda a garantir a representação dos estudantes de ciencias da nutrição na Europa, apartir da ANEN. Não obstante, é importante referir ainda que, um dos objectivos da ANEN é a inserção de actividades em regime de voluntariado Nacional e Internacional, de maneira a proporcionar não só experiências enriquecedoras para os estudantes voluntários mas também, possíveis parcerias com instituições/organizações de solidariedade. Em suma, a ANEN pretende enriquecer não só a vertente científica mas também a vertente cultural e humana dos alunos de Ciências da Nutrição.


Plano de Actividades da Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição – Mandato 2012

6. Conclusão A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição vem satisfazer os direitos dos estudantes. Todas as actividades dinâmicas acima descritas permitem uma envolvência de todos os estudantes da área a nível nacional. Para além disso, a associação permite também despertar hábitos de vida saudáveis na população que actualmente se encontra tão débil desses valores. Com o plano de actividades agendado para este mandato, a ANEN permite unificar os cursos de ciências da nutrição e alargar o curriculum para além do lado académico com as actividades a que se propõe. A ANEN garante que cumprirá no decorrer do mandato com todas as actividades descritas neste Plano de Actividades.


Caderno actividade  

caderno de actividades

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you