Page 1

Locomotiva a vapor no sĂŠculo XIX


As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram movidas por motores a vapor. Era constituído por uma locomotiva e varias carruagens, que transportavam mercadorias e pessoas e contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, industria e comércio. Era feito de madeira, ferro e cobre. Antes de inventarem o comboio a vapor, a viagem era mais demorada, cara e insegura, mas com a sua invenção tornou-se mais rápida, barata e segura.

Figura 1. Ponte ferroviária de Gaia-Porto

Figura 2 .Ponte ferroviária de Foz Tua

Figura 3. Estação de

Figura 4. Estação d


Foram construídos caminhos-de-ferro a ligar as principais cidades, tornando o comboio o meio de transporte mais utilizado até á invenção do transporte. No Brasil eram chamadas de "MariaFumaça", em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento. Para circular foi preciso construírem linhas férreas, tuneis, estações e pontes.

comboio- alhos vedros

de comboio-Portimão

Figura 5. Túnel– Rosa dos Ventos

Figura 6. Túnel- Rossio


Funcionamento da locomotiva a vapor

Figura 7. Funcionamento da locomotiva Onde está o fogo, é a fornalha, onde o combustível é queimado e os gases da combustão passam por tubos com água que é aquecida e transformada em vapor e saem pela chaminé. O vapor desce pela seta branca e vai até ao cilindro, onde se divide em dois caminhos. O vermelho é o do vapor aquecido cuja força movimenta o embolo. O amarelo é a saída de vapor por outra chaminé.

Figura 8. Constituição de uma locomotiva a vapor


A primeira locomotiva a vapor foi construída pelo inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. No entanto, muitos anos passaram até que se tornassem num meio de transporte prático e economicamente viável.

Figura 9. Primeira locomotiva a vapor

O inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812 que usava dois cilindros que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda que ativavam uma cremalheira. Usava trilhos de ferro-fundido, que substituíram os trilhos em madeira. Figura 10. Locomotiva de Blenkinsop


O maior passo para o desenvolvimento da locomotiva seria dado por George Stephenson. Construiu a sua primeira locomotiva - Blucher e destinava-se ao transporte dos materiais da mina, puxava trinta toneladas à velocidade de 6 km/h. Construiu a primeira linha férrea Stockton and Darlington Railway, entre Stockton-on-Tees e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825 e tinha 61 km.

Figura 10. Locomotiva Blucher

Figura 11. linha férrea Stockton and Darlington Railway


Primeira linha férrea em Portugal Após a construção da primeira linha-férrea em Inglaterra, defendeu-se a sua introdução em Portugal, como uma das formas de modernizar o país.

Iniciado em 1853, a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal, inaugurou-se em 28 de Outubro de 1856, entre Lisboa e o Carregado a primeira linha férrea e demorou 3 anos a ser construída.

Figura 12. inauguração do caminho-de-ferro Lisboa– Carregado

A 1 de Julho de 1889, 25 anos depois de ter chegado ao Norte, o comboio chega a Faro.


Evolução dos transportes ferroviários:

Figura 13. 1856comboio a vapor

Figura 14. 1895– eléctrico


Figura 15. 1948- comboio diesel-elĂŠctrico

Figura 16. 1959 - metro

Figura 17. 1987alfa


Trabalho historia  

locomotiva no século XIX

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you