Issuu on Google+


Departamento Ciências da Educação Ensino Básico-1º Ciclo 4º Ano/ 1º Semestre Estágio

Diário de estágio: Funchal, 9 de Dezembro de 2009 Esta aula teve início com as rotinas habituais da turma mas para minha surpresa tive oportunidade de observar pela primeira os presidentes da semana a efectuarem o registo da data no quadro. Foi notório o entusiasmo destas crianças por terem esta responsabilidade e também o gosto por poderem estar a utilizar o quadro preto. A partir do registo da data no quadro, a professora cooperante aproveitou a palavra Dezembro para relembrar os conteúdos que já tinham sido abordados à duas semanas atrás, as tais palavras que antecedem um -b e um -p (-mb e mp). Achei super interessante a forma como a professora o fez, brincando um pouco com os alunos releram as listas de palavra que já tinham sido feitas. Nesta altura apercebi-me que todos os momentos deveram ser aproveitados para trabalharmos os conteúdos com os alunos, estes momentos não estão planeados, simplesmente surgem e como a professora cooperante disse é necessário ver em todo um momento para aprender. Esta situação fez-me pensar nos meses que se aproximam, o estágio no segundo semestre, em que terei de guiar a turma sem “bengalas” é um pouco assustador tenho receio de não conseguir lidar com o imprevistos e não aproveitar as coisas da melhor forma. Posteriormente, a professora cooperante passou ao registo do Plano Diário no quadro que relativamente à semana anterior surgiu uma diferença, como podemos verificar:  Tarefas;  Planificação;  Comunicações;


 Projectos;  Inglês;  Trabalho de texto;  Tempo de Estudo Autónomo;  Livros e a Leitura;  Balanço do dia.

Chagada a hora das comunicações e qual tinha duas inscrições, da aluna J. e do aluno O., a aluna veio partilhar com a turma a aquisição de um novo livro que iria deixar no cantinho da leitura para que os colegas possam conhecer a história da Casinha de Chocolte, o outro aluno aluno informou a turma que já tinha trazido o material escolar dos colegas que ele tinha estragado. As comunicações cada vez mais cativamme é um momento de partilha, é muito agradável poder ter oportunidade de ver os alunos a desenvolver cada vez mais a sua capacidade oral e a partilha de valores que acontece neste curto tempo, que inicialmente parecia ser irrelevante. Relativamente aos Projectos, neste dia optei por circular pela sala, mas tentei passar algum tempo em cada grupo. Eu tinha um Power Point sobre os cuidaddos a ter na praia elucidei o grupo que estava a trabalhar este conteúdo através do mesmo. Gerou algum barulhho e curiosidade dos outros alunos, confor-me ia passando os slides questionei os alunos acerca do que estavam a ver e ainda consegui dar mais dicas para o trabalho deles. É interessante ver como os alunos trabalham nesta tempo, generalizando verifiquei uma maior autonomia das crianças e acima de tudo empenho e interesse que estes têm, é visivel a satisfação que têm na elaboração do trabalho sem que se sintam obrigados ou intimidados, tudo acontece com muita naturalidade. Seguidamente estava na hora da aula de inglês em que eu circulei pepla sala para ver o trabalho que os alunos estavam a fazer. Depois, este momento deu lugar ao Trabalho de Texto que foi processado exactamente da mesma forma que a semana anterior, enquanto o trabalhar estava a decorrer eu e a colega Joicy estávamos a trabalhar com outro grupo de alunos com as síalabas móveis.


No Tempo de Estudo Autónomo estive a trabalhar com dois alunos, a aluna R. e o aluno O., tive muita dificuldade em trabalhar com estes alunos, senti-me impontente perante as dificuldades destas crianças o aluno O. tem um comportamento particularmente dificil e por mais que o conduzi-se a trabalhar ele simplesmente não fazia nada a outra aluna tem algumas dificuldades mas estava a se esforçar e a trabalhar. A aluna R. depois de terminar a parte de Língua a Portuguesa decidiu efectuar recorte e colagem o que lhe proporcionou anímo e provocando no colega O. vontade de fazer o mesmo e foi o que sucedeu. Apesar de tudo e das dificuldades que senti, pois achei que os alunos não estavam a trabalhar o que por fim verifiquei o contrário. Os Livros e a Leitura foi muito agradável, a aluna B. veio partilhar com a turma um livro intemporal O Principezinho, até eu me sentei no chão com os alunos pois sentime fezil e curioso para ver como esta iria contar a história aos colegas. A aluna estava com algumas dificuldades e a professora cooperante ajudou-a a ler uma página do livro clarificando algumas palavras às crianças. Todos os alunos mostrarm interesse e provavelmente vai ser lido uma página do livro todos os dias, foi uma proposta da professora cooperante em que os alunos mostrarm estar receptivos a esta actividade. Como normalmente, a aula teve o seu fim com o Balanço do Dia e os alunos ainda continuam a ter alguns aspectos a melhorar e observaram aque já superaram alguns, de uma forma geral o balanço do dia foi positivo.

Elaborado por: Ana Margarida M. Perestrelo


10º Diário de Estágio