Page 1

Dia Mundial da Poesia CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia. Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas. A entrega de prémios terá lugar no CCB a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.

REGULAMENTO 1. O concurso Faça Lá um Poema é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém e decorrerá entre Dezembro de 2009 e Março de 2010, destinandose a premiar poemas escritos por alunos dos seguintes níveis educativos: 1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico 3º Ciclo do Ensino Básico Ensino Secundário 2. As escolas que desejarem concorrer devem seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficará ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da Biblioteca Escolar. 3. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, recomenda-se que a extensão máxima de cada texto não ultrapasse os 4000 caracteres, incluindo espaços.

O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação


4. A inscrição efectua-se mediante preenchimento de uma ficha enviada às escolas a partir de 10 de Dezembro de 2009 e até ao dia 1 de Fevereiro de 2010. 5. A ficha de inscrição do concurso deverá ser preenchida pelo professor responsável e copiada consoante o número de candidaturas por escola. 6. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos participantes e submetidas dentro do prazo. 7. Os poemas deverão ser enviados por correio electrónico para Concurso Faça Lá um Poema com o seguinte endereço – luisa.matos@planonacionaldeleitura.gov.pt - indicando sempre os nomes dos respectivos autores e a escola a que pertencem. 8. O prazo para o envio dos poemas termina no dia 1 de Fevereiro de 2010. 9. Os trabalhos serão avaliados por um júri de três elementos, designados pelo CCB e pelo PNL. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem. 10. Não haverá recurso das decisões do júri. 11. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino serão anunciados oportunamente. 12. As escolas dos alunos premiados serão contempladas com um conjunto de livros. 13. Os trabalhos premiados serão divulgados no Sítio dos Concursos do Portal do PNL e do CCB – Centro Cultural de Belém. 14. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar em 21 de Março de 2010 (Dia Mundial da Poesia) no CCB – Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 15. Os encargos com o transporte e alojamento dos premiados serão da responsabilidade da organização do concurso.

Novembro 2009

O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação

Concurso_poesia  

Concurso_poesia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you