Issuu on Google+

Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” Escola E.B. 2,3 de Penedono – Serviços de Biblioteca Ano XI– XI– Nº 28– 28– Mensal – Junho 2011 Distribuição Gratuita

1 de Junho Após a 2ª Guerra Mundial, as populações dos países da Europa e do Médio Oriente viviam muito mal, nomeadamente as crianças. Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar para contribuir para o sustento da família. Em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar mudar esta situação através do surgimento da UNICEF( United Nations Children's Fund /Fundo das Nações Unidas para a Infância), organização conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo. Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças; então, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs à ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo. Os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: - afecto, amor e compreensão; - alimentação adequada; - cuidados médicos; - educação gratuita; - protecção contra todas as formas de exploração; - crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. Somente a 20 de Novembro de 1959 é que várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".

DICIONARIO DAS CRIANÇAS Definições do Dicionário de Humor Infantil de Pedro Bloch. ADULTO é uma pessoa que não entende de chuva, criança ou bala. ALEGRIA é uma gargalhada pendurada na gente. AMOR é gastar todo o coração com uma pessoa só. AVESTRUZ é a girafa dos passarinhos. CABELO é uma coisa que serve pra gente não ficar careca. COBRA é um bicho que só tem rabo. CHOCOLATE é uma coisa que nunca se oferece aos amigos porque eles aceitam. BORBOLETA é uma flor que pensa que sabe voar. DESERTO é uma floresta sem árvores. ESPERANÇA é um pedaço das pessoas que sabem que vai dar certo. FELICIDADE é quando o coração enche e eu fico com vontade de cantar o tempo todo. PACIÊNCIA é uma coisa que mamã perde sempre. REDE é uma porção de buracos amarrados com barbante. SAUDADE é quando uma pessoa que devia estar perto está longe. VENTO é ar com muita pressa.

1


Personagens infantis famosas da literatura Tom Sawyer é a personagem principal dos livros infantis As Aventuras de Tom Sawyer, As

Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer Detetive, de Mark Twain (1835-1910). É um menino que vive com a tia e o irmão mais novo numa pequena cidade nas margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos da América, no século XIX. Esperto, Tom e o seu amigo Huckleberry Finn metem-se nas mais incríveis peripécias. Pipi das Meias Altas (na versão original, Pippi Langstrumpf) é a personagem que dá título a uma série de livros infanto-juvenis da autora sueca Astrid Lindgren. Pipi é uma menina de oito anos, de cabelo ruivo, tranças, sardas e inconfundíveis meias altas coloridas. Muito traquina e pouco convencional, é rica e extraordinariamente forte. Sem pais, vive sozinha, numa velha casa, com um macaco e um cavalo. Nas suas aventuras goza os adultos, acompanhada pelos amigos Tommy e Annika. Os Cinco (The Famous Five, na versão original) é uma colecção de livros de mistério e aventura, para crianças, escrita por Enid Blyton. A melhor coisa que pode acontecer aos Cinco são umas férias onde possam acampar e de uma aventura cheia de mistério e muitas cavernas para explorar. Ao longo das histórias, os Cinco vão conhecer muitos amigos, que os vão ajudar a desvendar mistérios e participar nas aventuras cheias de acção.

8 de Junho -Dia dos Oceanos Os oceanos têm um papel vital nas nossas vidas. Com efeito, cobrindo mais de 70% da superfície da Terra, os oceanos contribuem para a regulação do clima dando origem à maior parte da precipitação, regulam os padrões de ventos e temperaturas e são responsáveis pela prestação de inúmeros serviços. Entre estes destacam-se a produção de oxigénio, o fornecimento de alimento através da pesca, a protecção costeira e a disponibilização de recursos não alimentares e de oportunidades de recreação. Apesar da sua extrema importância os oceanos encontram-se actualmente ameaçados sob a pressão não só da pesca excessiva de algumas espécies, mas também de fenómenos como a destruição de habitat, poluição e a introdução de espécies exóticas invasoras, a que se associou recentemente o aquecimento global. Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Um dos principais assuntos, além da preservação da fauna e da flora, é a protecção das populações de algumas espécies.

Oceanário de Lisboa Inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os oceanos, um património para o futuro", o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano. O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente. Conta com mais de 16.000 animais e plantas de mais de 450 espécies, inseridos em ecossistemas naturais.

2


ESCRITOR DO MÊS Catarina Araújo Catarina Pereira Araújo nasceu em Lisboa, em 1981. Em 2004, concluiu a sua licenciatura em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, após o que frequentou o curso de Pós-Graduação em Edição, da Universidade Católica de Lisboa. Em 2001 foi responsável pela criação de um pequeno jornal do Jardim Zoológico.Actualmente trabalha como Redactora e Coordenadora de Conteúdos Web numa editora. Desde tenra idade que sofre da «Síndrome do Bichinho da Escrita» e que preenche cadernos e cadernos de letras e frases, compondo histórias, que só em 2005 começaram a ver a luz do dia. O Portal dos Sonhos assinala a estreia de Catarina Araújo como escritora e também como autora de livros infantojuvenis, concretizando, desta forma, um sonho de criança. O Ceptro de Fogo, o Herdeiro Desconhecido e A Aliança Secreta são os três volumes da série “O Portal dos Sonhos” através dos quais poderás conhecer o mundo fantástico de Fariel Quimera, uma menina fada que vive no Orfanato da Academia de Fadas e Feitiçaria da Clareira Verde, situado na Colina das Orelhas, na Ilha de Nolava. Acompanha as aventuras desta fada traquina, muito curiosa mas também bondosa, com um coração nobre e cheio de amor.

A vida de Tomás Lobo não é fácil. Para além de sofrer de "Síndrome de Excesso de

Imaginação" e de medo crónico de fantasmas e de monstros (quando todos à sua volta dizem que esses seres não existem), é perseguido pelo rapaz mais arruaceiro da escola, um matulão de treze anos, chamado Rufo Rocha, que lhe faz a vida negra. Mas quando Tomás se aventura pela intrigante oficina do avô, Artur Artesão, criador de famosos engenhos e inventos, e encontra um livro misterioso com um sinistro olho amarelo na lombada, inicia um perigoso caminho de descoberta que irá conduzi-lo a uma realidade, essa sim, verdadeiramente aterradora. É então que os piores pesadelos de Tomás se tornam realidade: a cidade de Castelo Alto, onde vive, é assolada por uma onda de ataques sangrentos. As pessoas que têm a rara sorte de sobreviver ao encontro com este assassino descrevem-no no como um verdadeiro… Monstro! A partir daí é desencadeada uma série de eventos, durante os quais Tomás irá descobrir o grande segredo que o avô e a mãe, Leona, lhe têm tentado esconder toda a vida. Na verdade, talvez o seu medo de fantasmas e de monstros não seja assim tão descabido. E com a ajuda da singular Ema, uma rapariga de doze anos com um jeito especial para o tirar de sarilhos, e de um poderoso e bizarro aliado, Tomás irá penetrar num mundo cheio de perigos mortais, enfrentando os seus piores pesadelos para tentar salvar o avô, e salvar-se a si próprio, de um horrível fim…

3


EM JUNHO… •

NASCEU… Jacques-Yves Cousteau (1910-1997) foi um oficial da marinha francesa, oceanógrafo mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa, a bordo do Calypso. Cousteau foi um dos inventores do aqualung, o equipamento de mergulho autónomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.

MORREU…

Luís Vaz de Camões (1524- 10 de Junho de 1580) foi um célebre poeta português. Como não foi reconhecido enquanto era vivo, pouco se conhece sobre ele. Pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio entre o público e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas. •

ACONTECEU… 1922 - Os aviadores portugueses Carlos Viegas Gago Coutinho (1869-1959), Almirante da armada portuguesa, historiador, matemático e geógrafo, e Artur Sacadura Freire Cabral (1880-1924), oficial de marinha e aviador, chegam ao Rio de Janeiro num hidroavião, realizando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

Hidroavião Lusitânia, no qual Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiram de Lisboa em 30 de Março de 1922 .

PARA DIVERTIR Encontra na sopa de letras as palavras em destaque. Toda criança tem o direito de brincar. Toda criança tem o direito de ter uma alimentação saudável. Toda criança tem o direito de ter uma família. Toda criança tem o direito de ter respeito. Toda criança deve ter acesso à educação. Toda criança tem o direito à vida. Toda criança tem o direito à saúde. Toda criança tem o direito à segurança. Toda criança tem o direito à liberdade.

4


Bibliotim n18