Page 1

Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” Escola E.B. 2,3 de Penedono – Serviços de Biblioteca Ano X– X– Nº 23 – Mensal – Fevereiro 2011 Distribuição Gratuita

21 de Fevereiro - Dia Internacional das Línguas Maternas Em 1999, a UNESCO estabeleceu o dia 21 de Fevereiro de cada ano como o Dia Internacional das Línguas Maternas. Esta comemoração impulsionou, assim, os esforços dessa Organização Internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes ao redor do mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural. O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vector da identidade cultural.

A Língua Portuguesa no Mundo Actualmente, a língua portuguesa é falado por cerca de 230 milhões de cidadãos em todo o mundo e é a língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal.

O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de: Zanzibar (Tanzânia, costa oriental da África), Macau (China) Goa, Diu e Damão (Índia) e Málaca (Malásia). Existem cerca de 6000 línguas no mundo; 50% destas estão em vias de extinção; em média, cada duas semanas, desaparece uma língua (Fonte: Portal da Unesco). Estima-se que o Português ocupe a 6ª ou a 7ª posição entre as línguas com maior número de falantes nativos . Curiosidade: Neste mundo cada vez mais virtual, o Português ocupa a 7ª posição entre as línguas mais

faladas na Internet.

1


14 de Fevereiro — Dia de S. Valentim O dia de S.Valentim está a chegar. Como é tradição, as flores marcam presença. Cada flor tem uma linguagem própria; simboliza pensamentos e sentimentos. Aqui estão alguns desses significados.

Ambrósia: “Eu também te amo!” Medronho: “Só te amo a ti!” Astilbe: “Esperar-te-ei pacientemente.” Camélia vermelha: “És uma chama no meu coração.” Camélia branca: “És adorável!” Cravo corcor-dede-rosa: “Nunca te esquecerei.” Cravo vermelho: “O meu coração bate por ti; admiro-te.” Crisântemo vermelho: “Amo-te!” Rosa vermelha: “Amo-te!” Frases /Pensamentos de amor "Só se vê com o coração. O essencial é invisível aos olhos..”

Saint Exupéry

“É possível dar sem amar. Mas é impossível amar sem dar.” Richard Braunstien

Rainer Maria Rilke “Amar é encontrar na felicidade de outrem a própria felicidade.” Gottfried Leibnitz “Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra."

Novidades na nossa BE

Foram muitas as aquisições da nossa Biblioteca Escolar. Aqui ficam algumas sugestões para visionamento, leitura e entretenimento.

DVD

Livros

Jogos

2


Escritor do mês Vitorino Nemésio Vitorino Nemésio nasceu na Praia da Vitória (ilha Terceira, Açores), a 19 de Dezembro de 1901, e faleceu em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1978. Frequentou a Universidade de Coimbra e foi professor da Faculdade de Letras em Lisboa, tendo também ensinado no Brasil, França, Bélgica, Espanha e Holanda. Além de professor e escritor, dedicou-se à televisão, tendo apresentado um programa cultural durante alguns anos. Da sua colaboração em jornais, destaca-se a direcção de O Dia em 1975. Do ponto de vista literário, Vitorino Nemésio ganhou certa notoriedade na revista Presença. Ficou consagrado como um dos grandes líricos do nosso século que equaciona nas suas obras o sentido da existência humana perante os diversos conflitos que a centram: o sagrado e o profano, o saber e a ingenuidade, a cultura e a natureza, o amor excessivo e os desapegos da banalidade quotidiana. Obras poéticas

La Voyelle Promise (1935), O Bicho Harmonioso (1938), Festa Redonda (1950), Nem Toda a Noite a Vida (1952), O Pão e a Culpa (1955), O Verbo e a Morte (1959), Cavalo Encantado (1963), Canto da Véspera (1966), Limite de Idade (1972), Sapateia Açoriana (1976). Ficção

Paço do Milhafre (1924), Varanda de Pilatos (1926), A Casa Fechada (1937), Mau Tempo no Canal (1944), O Mistério do Paço do Milhafre (1949), Quatro Prisões Debaixo de Armas (1971).

Mau Tempo no Canal conta uma quantidade de histórias numa só, é uma trama que enreda uma série de sucedidos e cujo ponto de apoio mais evidente é a relação entre dois personagens, entre duas famílias e entre dois estratos sociais. Os afectos, as paixões e os amores surgem-nos inteiros, frescos, intensos. Entramos no coração de uma menina de boas famílias, dividida entre o amor original de um rapaz de família indesejada e o dever de alianças com famílias de bem. Neste livro, respira-se a maresia, sofremos a melancolia do mar, a sensação de lonjura, de liberdade e esperança: a sensação de ser ilhéu. São quinze contos em que palpita o mistério e a solidão das nossas ilhas atlânticas, o segredo das suas almas e o encanto das suas paisagens grandiosas e sombrias. Alguns dos episódios mais aventurosos deste livro são contados pelos personagens que os viveram, pescadores e soldados que fizeram a vida dramática da caça da baleia e dos presídios militares de outros tempos. Episódios da guerra civil, das primeiras minas de oiro da Califórnia, naufrágios, amores, a emigração e a fantasia.

3


Em Fevereiro… •

Morreu Gutenberg

Johannes Gutenberg,

nascido em 1398, faleceu a 3 de Fevereiro

de 1468. Inventor e tipógrafo alemão que introduziu a forma moderna de impressão de livros, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros e jornais. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno

Nasceu Thomas Edison

1847 Thomas Edison -

em1931. Foi um

nasceu a de Fevereiro de 1847 e faleceu

inventor e empresário americano, considerado um

dos precursores da revolução tecnológica do século XX tendo registado mais de 1000 patentes. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontramse a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.

Gramofone

Morreu a ovelha Dolly Em 1996 nasceu a Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um ani-

mal adulto. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, Ian Wilmut e Keith Campbell, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Morreu em Fevereiro de 2003.

PARA DIVERTIR

4

Bibliotim n.º14  

Boletim Informativo da BE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you