Page 1

Boletim Informativo da Biblioteca Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, “O Magriço” Penedono Escola Básica Álvaro Coutinho,”O Magriço” – Serviços de Biblioteca Ano XII– XII– Nº 33– 33– Mensal – fevereiro 2012 Distribuição Gratuita

12 de Fevereiro - Dia internacional contra a utilização de crianças-soldados

No mundo, milhões de crianças lutam em guerras e conflitos armados. A maioria das crianças-soldado encontra-se no continente africano. Segundo dados estimativos das ONU, existem mais de 100.000 crianças que atuam como soldados, sobretudo em Uganda, Libéria, República Democrática do Congo e Sudão.

Esta problemática no cinema… e na literatura... O cenário deste filme é uma cidade da Libéria, país destruído pela guerra, onde impera o caos. Grupos de crianças–soldado aterrorizam as populações com atos de violência, sem qualquer respeito pela vida .

Este filme mostra-nos as aventuras de um ex-mercenário na Serra Leoa que se cruza com um pai que procura o seu filho, recrutado para um grupo rebelde que explora criançassoldado.

Em Uma Longa Caminhada: Memórias de Um Menino Soldado, Ishmael Beah, hoje com vinte e sete anos, conta-nos a sua história: com doze anos, fugiu a um ataque de rebeldes e vagueou por um país tornado irreconhecível pela violência. Com treze, foi recrutado pelo exército do governo e, embora no seu íntimo fosse um rapaz meigo, descobriu que era capaz de actos verdadeiramente terríveis. Com dezasseis anos, foi afastado dos combates pela UNICEF e, com a ajuda dos funcionários do centro de reabilitação aprendeu a perdoar-se, a recuperar a sua humanidade e, por fim, a sarar. Um testemunho assustador e comovente! (http://biblogtecaqui.blogspot.com/2010/02/dia-internacionalcontra-utilizacao-de.html)

1


7 de Fevereiro, dia Europeu da Internet Segura Este ano, o Dia Europeu da Internet Segura é dedicado à temática “Aproximando gerações”.

Pela sexta vez consecutiva (desde 2007), a Rede de Espaços Internet (composta por cerca de 1.150 Espaços Internet, que funcionam em: municípios, bibliotecas públicas, instituições de solidariedade social, centros de inclusão digital, centros de emprego e de formação profissional, associações culturais e recreativas e centros de Ciência Viva) adere às comemorações deste evento organizado a nível europeu pela INSAFE (rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos) através da realização de ações de informação/sensibilização/formação dirigidas às comunidades locais entre os próximos dias 6 e 18 de Fevereiro. http://www.internetsegura.pt/pt-PT/Noticias/actualidades/ContentDetail.aspx?id=424

200 anos do nascimento de Charles Dickens

Charles John Huffam Dickens nasceu em Portsmouth a 7 de Fevereiro de 1812. Foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romanNa nossa BE

ces não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist".

'O sonho de Dickens', retrato de Robert William Buss

2


Escritor do mês Maria Teresa Maia Gonzalez Nascida no ano de 1958, em Coimbra, Maria Teresa MaiaGonzalez estudou na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, Foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997. Na sua carreira de autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca A Lua de Joana, sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, em outubro de 1994 e conta já com 17 edições e 250 000 exemplares vendidos (editado também na Alemanha, Bulgária, Albânia, Espanha e China). Os seus livros têm a particularidade de refletir assuntos relacionados com a juventude. revelando uma grande sensibilidade e atualidade. Algumas das suas obras Colecção “O Clube das Chaves” Terra Verde – O Incendiário Misterioso O Guarda na Praia Pedro Olhos de Águia A Viagem do Bruno Gaspar & Mariana A Fonte dos Segredos A Cruz Vazia Anti-Bonsai Alguém Sabe do João? Noites no Sótão Um Beijo no Pé A Lua de Joana Retratos Imperfeitos Inês e o Ministro da Educação Em Casa do Vasco A Contemplação da Coroa Tomás e Bianca O Salvador O Pai no Tecto Pedro e o Papa Os Herdeiros da Lua de Joana Tão Cedo, Marta! Os Pés que Anunciam a Paz A Rapariga Voadora A Família de Nazaré David, um Herói entre Chamas Quase Adolescente Os Campistas Bicho em Perigo

Nesta obra, Gustavo relata o Verão que mais o marcou na sua adolescência. Fala-nos do seu grande amor, da sua horrível e adorada família, do mundo que o rodeia, dos seus grandes amigos. Neste livro, Gustavo faz descobertas incríveis, sempre acompanhado dos seus “mais íntimos”, os animais. Nos seus laboratórios (dos vivos e dos mortos), descobre a sua verdadeira vocação: veterinário.

O Ombro de Cláudia Ricardo, o Radical

http://pedrodfr.wordpress.com/2007/12/22/45/

Histórias do Céu I

3


Em fevereiro… ⇒

nasceu Júlio verne

Júlio Verne nasceu em França a 8 de fevereiro de 1828. É considerado pelos críticos literários o precursor da ficção científica, tendo feito profecias nos seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Destacam-se as obras Viagem ao Centro da Terra, 20 Mil Léguas

Submarinas e A Volta ao Mundo em 80 Dias.

Foi inventado o voleibol

A 9 de fevereiro de 1895 o voleibol é inventado, nos Estados Unidos da América, por William George Morgan . O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Rapazes", era criar um desporto de equipa sem contacto físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.

Morreu Molière

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, nasceu em Paris a 15 de janeiro de 1622 e faleceu a 17 de Fevereiro de 1673. Foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière ficou conhecido por usar as suas obras para criticar os costumes da época e por introduzir “ as pancadas”. “As pancadas” de Molière têm por finalidade avisar o público que o espetáculo está prestes a começar. PARA DIVERTIR

Algures numa Biblioteca...

Umas piadolas… Como se diz toptop-less em chinês? - XemXem-xuxu-tian. O que é que uma impressora diz para a outra? -Essa folha é tua ou é impressão minha? Para que servem os óculos verdes? - Para verde perto. Para que servem óculos vermelhos ? - Para vermelhor.

4


Bibliotim de fevereiro  

Boletim informativo da Biblioteca

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you