O JOGO COOPERATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Page 5

5

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Figura 2

DEVEMOS FAZER:

DEVEMOS COOPERAR

DEVEMOS NEGOCIAR

COMO TERCEIRO ELEMENTO: DEVEMOS MEDIAR

Além dos elementos citados anteriormente. No quadro 1 compartilhamos uma lista de outras recomendações úteis quando se produz um conflito. Quadro 1

DEVE FAZER 1.

Considerar os conflitos algo natural; 2. Abordar os conflitos o mais rápido possível; 3. Tratar em primeiro lugar de compreender o problema e em segundo lugar de fazer-se entender; 4. Escutar atenciosamente para entender bem o problema; 5. Formular perguntas abertas; 6. Determinar quais são os problemas, os interesses e as reações pessoais; 7. Apresentar os argumentos em primeira pessoa; 8. Reconhecer as reações emocionais como um elemento válido; 9. Estabilizar no problema e não na pessoa; 10. Manter uma atitude aberta para encontrar soluções criativas; 11. Determinar os pontos de acordo e realizar o seguimento; 12. Solicitar a assistência de pessoas que podem ajudar.

NÃO DEVE FAZER 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Evitar os conflitos, já que desse modo se acusarão; Fazer suposições, emitir julgamentos ou culpar; Ignorar os interesses de cada uma das partes; Atacar à pessoa que tem a palavra Interromper a pessoa que tem a palavra; Permitir que as emoções controle o diálogo; Estabilizar os riscos do problema que não é possível mudar; Impor sobre os demais valores e convicções pessoais; Impor.

O JOGO COOPERATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.