Page 44

1979

1983

No dia 29 de novembro, 25 agricultores, sob a liderança de Walter Ribeiro Porto, fundam a Capezobe – Cooperativa Agro Pecuária da Zona de Bebedouro, precursora da Coopercitrus, e começam a escrever um novo capítulo na história do cooperativismo no município.

O governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins, assina a transferência do controle acionário da Frutesp à Coopercitrus, no dia 14 de maio, véspera do final de seu mandato, concretizando o sonho dos citricultores de terem sua própria fábrica de suco de laranja.

Em junho, é realizado em Brasília, DF, o 1º Seminário Brasileiro das Cooperativas de Crédito, coordenado por Roberto Rodrigues e com a presença de altas autoridades governamentais. Leopoldo Pinto Uchôa representou a Coopercitrus no evento.

A trajetória da Credicitrus

1964

1983 Na noite de 14 de setembro, 24 produtores rurais, todos associados da Coopercitrus, reúnem-se na sede da cooperativa, em Bebedouro, e fundam a Credicitrus, inicialmente denominada Cooperativa de Crédito Rural de Bebedouro Ltda.

1983

1976 No dia 14 de maio, a Capezobe funde-se com a Capdo – Cooperativa Agrária d’Oeste Paulista, de Monte Azul Paulista, constituindo a Coopercitrus – Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo, com 1.920 cooperados e presença em 55 municípios.

No dia 19 de setembro, a quantia integralizada pelos 24 fundadores da Credicitrus, totalizando Cr$ 1.472.000,00, é recolhida ao Banco Central do Brasil, por meio de depósito na agência do Banco do Brasil em Bebedouro.

1983 É realizada no BNCC, em São Paulo, organizada pela OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo a reunião histórica, coordenada por Roberto Rodrigues, que definiu os novos rumos do cooperativismo de crédito rural. Leopoldo Pinto Uchôa representou a Coopercitrus nesse encontro.

Livro "Credicitrus - Um exemplo da força do cooperativismo de crédito  

Livro de comemoração dos 25 anos da Credicitrus.

Advertisement