Page 132

PARTE 3

A trajetória vitoriosa da Credicitrus

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/SP, previa que a Credicitrus seria contemplada, sem quaisquer ônus, com assessoria, monitoramento, consultoria, capacitação, treinamento e promoção social para modernizar sua administração. O objetivo desse programa era elevar as cooperativas participantes a um novo patamar de gestão, baseado em planejamento estratégico, governança corporativa e outros avanços. Persia Miotti, que no ano anterior concluíra o curso de Direito e fora promovida a supervisora da Unidade de Processamento e Serviços (UPS), foi indicada pela diretoria da cooperativa para participar do curso de gestão empresarial então promovido pelo Sescoop/SP. Persia tinha longa vivência na Credicitrus. Em 1984, ingressou no Centro de Processamento de Dados da Coopercitrus e, logo depois, passou a prestar, nessa mesma área, serviços de digitação para a Credicitrus. Posteriormente, em 1988, foi efetivamente transferida para a Credicitrus, onde exerceu diferentes funções, até assumir a supervisão da UPS. Ela relembra esse período de aprendizado: “Cerca de doze cooperativas aderiram a esse curso e a Credicitrus foi uma das primeiras, saindo na frente como sempre. O programa era dividido em vários módulos, com duração de dois anos e meio. Ingressei no curso quando este já estava iniciado, mas consegui recuperar a defasagem e fui até o final. Com o que aprendi, ajudei a implantar o planejamento estratégico na Credicitrus, sempre contando com o monitoramento e a assessoria do Sescoop. Para mim, foi uma verdadeira especialização profissional. Infelizmente, o curso não era reconhecido pelo MEC, mas tem grande valor até hoje”.

Nova imagem corporativa Em agosto de 2001, durante a 2ª Feacoop – Feira de Agronegócios Coopercitrus, foi lançada a nova logomarca da Credicitrus – a identidade visual que passaria a utilizar em sua nova fase de expansão. Matéria publicada pelo “Coopercitrus Informativo Agropecuário” assim registrou o acontecimento:

Credicitrus apresenta oficialmente a marca do seu novo tempo Praticamente todos os funcionários da Credicitrus, representando a matriz e todos os postos de atendimento já instalados em São Paulo, representantes dos órgãos de cúpula do cooperativismo de crédito e de bancos que participaram da II Feacoop, além de fornecedores e cooperados, participaram da solenidade de apresentação oficial da nova marca da Cooperativa. Leopoldo Pinto Uchôa dirigiu a seguinte saudação aos presentes: “Este é um momento importante, pois simboliza o início de uma nova fase em nossa trajetória empresarial”. E acrescentou: “Queremos estar cada vez mais perto do produtor rural. Vamos nos instalar em cada município, em cada distrito, em cada vila. E vamos manter a mesma filosofia de simplicidade e humildade. Para isso, procuraremos fazer parcerias com outras entidades, como cooperativas de produção que se caracterizem pela solidez e pela seriedade, prefeituras e sindicatos rurais. Em resumo, queremos fazer da Credicitrus a opção mais conveniente e mais adequada às necessidades e aos interesses do homem do campo”.

Livro "Credicitrus - Um exemplo da força do cooperativismo de crédito  

Livro de comemoração dos 25 anos da Credicitrus.

Advertisement