Page 1


O espetáculo atravessa os tempos, partindo do homem das cavernas e suas tribos e chegando a um mundo onde o império capitalista beira a ruína - mas continua a “melhor opção entre as piores”.


A concepção original de Jerry Seinfeld (tido como o comediante solo mais reconhecido do planeta) pode ser notada pela construção ácida e minimalista em detalhes da humanidade que até então passariam despercebidos.


Cobrindo todos os continentes e os mais importantes períodos históricos, descobertas, reis, rainhas, ditadores e presidentes, regiões e religiões. A História do Mundo nunca foi tão engraçada.


O desafio da versão brasileira foi mudar o ângulo dos EUA para o Brasil, mas sem perder a essência. O trio criativo - Bruno, Claudio e Adnet - se reuniu para manter as piadas e mudar o ponto de vista, escrevendo ainda um capítulo inédito sobre nosso país.


A HISTÓRIA DO MUNDO CONTADA EM UMA COMÉDIA DE UM ATO. Com esse objetivoestreou na Broadway em 2010 o monólogo “Long Story Short”, de Colin Quinn e direção original de Jerry Seinfeld, considerado um dos maiores comediantes de todos os tempos. Concebido como um espetáculo simples, um one man show recontando fatos históricos, tornou-se logo um grande sucesso, sendo visto por mais de 1 milhão de espectadores em 10 cidades americanas. Em cartaz no ano de 2010 no lendário Helen Hayews Theather, fez turnê pelos Estados Unidos e agora chega ao Brasil. O espetáculo é trazido ao país por Bruno Motta, que estrela a comédia e a primeira montagem do espetáculo

fora dos Estados Unidos. Um dos mais renomados comediantes da nova geração, Bruno é reconhecido por seu talento em aliar humor e crítica, um dos autores de programas como o Furo MTV e mais de 30 milhões de acessos no Youtube em seus videos de stand up comedy. A adaptação para o Brasil ficou a cargo de Marcelo Adnet e a direção está nas mãos de Cláudio Torres Gonzaga. De Sócrates ao Big Brother, da idade da pedra ao Facebook, o espetáculo foi considerado “Hilário e Imortal” pelo New York Times e “Afiado e de vanguarda” pela revista Time.


O ATOR

BRUNO MOTTA Um dos mais premiados humoristas da atualidade, fenômeno na internet com mais de 30 milhões de acessos em seus vídeos e apresentador de um dos maiores sucessos da comédia no país - o “Improvável” - Bruno Motta é um dos criadores do sucesso Furo MTV, foi comentarista de humor do Jornal da Record News ao lado de Heródoto Barbeiro e redator do núcleo de humor da Rede Globo. No teatro criou e integrou espetáculos de sucesso como Comédia em Pé, ImproRiso, Seleção do Humor, Improvável e Finalmente Tudo. Ator desde a juventude, Bruno é formado em publicidade com passagem pelos cursos de jornalismo e administração e desde que participou do seu primeiro festival como comediante stand-up, o Prêmio Multishow de Humor, em 1998, não parou mais. Em 2002, ganhou o primeiro lugar no Festival Nacional de Novos Humoristas e tem também no currículo prêmios como Melhor Stand Up Comedy do Brasil (2006) e até de Dramaturgia (2008).


Além de ser uma grande diversão, porque é assim que eu sinto meu trabalho, estar em cena cercado desses nomes é uma segurança e uma garantia de que eu fiz tudo certo. Admiro cada uma das pessoas com que trabalho nesse projeto, e esse deve ser o principal motivo pro resultado ser um produto que a platéia gosta tanto. É um presente. Bruno Motta


“Humor reflexivo, crítico e delicioso” Globo Teatro

“O texto é divertido (...) e traça perfis impagáveis de ícones históricos” Miguel Arcanjo Prado, APCA

“Uma vantagem de trabalhar em espetáculo criado por figuras geniais da comédia só ajuda, afinal, um dos fatores que os torna grandes é a capacidade de lidar com valores universais. É isso: uma comédia sobre o mundo.”

Cláudio Torres Gonzaga


“Sempre com domínio da plateia, sem nunca perder a pose ou cair na apelação” Rubens Ewald Filho, R7

“Você vai se surpreender” Paulo Palado, Guia de Teatro

“O Bruno é um visionário e um nome de muita força nos palcos e nos bastidores da nossa comédia. Esse projeto é bom pro o público e para os palcos. Porque é um desafio, algo pouco feito, portanto existe um ar de novidade e diferenciação em relação ao que se entende por comédia no teatro brasileiro hoje. É um projeto ousado, de extremo bom gosto e cheio de conteúdo e qualidade.”

Marcelo Adnet


A VERSÃO BRASILEIRA TEXTO

MARCELO ADNET Na Rede Globo comandou quadros no “Fantástico”, protagonizou o seriado de humor “Dentista Mascarado” e agora comanda o projeto de sucesso “Tá No Ar”. No cinema participou de produções como “Agamenon”, “Os Penetras” e “Muita Calma Nessa Hora”. Sua coluna sobre futebol é umas das mais lidas do jornal O Globo e foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais Marcelo tornou-se conhecido nacionalmente influentes. É um virtuose no aprendizado de através do programa “15 Minutos” na MTV, que línguas, e além de inglês, espanhol e francês é fluente apresentou e escreveu por 4 anos, diariamente. Na também em russo, servo-croata e papiamento e seu mesma emissora estrelou também os premiados conhecimento histórico levou seu programa “Adnet “Comédia MTV” e “Adnet Ao Vivo”, entre outros. Viaja” a ser indicado a diversos prêmios. DIREÇÃO

CLAUDIO TORRES GONZAGA

É o criador do grupo Comédia em Pé, o primeiro de stand up comedy no Brasil e já visto por mais de 1 milhão de espectadores em dez anos em cartaz. Cláudio já escreveu programas de humor como Grande Família, Sai de Baixo e Os Caras de Pau, além de ter sido redator final de Sob Nova Direção

e Divertics. Cláudio já criou e estrelou quadros no Fantástico e fez participações em séries e filmes como As Brasileiras e De Pernas pro Ar. Como diretor tem no currículo o sucesso “Enfim Nós”, comédia romântica escrita em parceria com Bruno Mazzeo, “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues, com o qual ganhou o prêmio MinC; “A Mulher Sem Pecado”, também de Nelson Rodrigues, “O Mercador de Veneza” e “A Comédia dos Erros”, de William Shakespeare, também indicado como melhor diretor para o prêmio Shell; “As Preciosas Ridículas”, de Moliére, com Helena Ranaldi e “As Armas e o Homem de Chocolate”, de Bernard Shaw, recebendo a indicação de melhor direção para o Prêmio Cultura Inglesa.


A VERSÃO ORIGINAL TEXO

COLIN QUINN Figura constante na cena da comédia stand up de Nova York, Colin se tornou personalidade conhecida por sua passagem no Saturday Night Live, integrando o elenco por cinco anos e ancorando o lendário quadro Weekend Update. Teve seu próprio programa no Comedy Central (“Though Crowd”) e passagens por comédias no cinema como Gente Grande e Comedian.

DIREÇÃO ORIGINAL

JERRY SEINFELD Jerry Seinfeld é um dos mais conhecidos comediantes de todos os tempos e seu estilo e técnica formaram uma geração. Detém recordes como maior audiência no último episódio de sua série de comédia e maior salário já pago a um comediante. Hoje se divide entre apresentações para grandes multidões em Las Vegas e projetos pessoais como um programa sobre comédia amado pela crítica Comedians in Cars Getting Coffee.


A versão brasileira é a primeira montagem do espetáculo fora da Broadway.

FICHA TÉCNICA

de COLIN QUINN direção original JERRY SEINFELD tradução DANIEL ALVES versão MARCELO ADNET colaboração BRUNO MOTTA e CLÁUDIO TORRES GONZAGA trilha sonora LEANDRO NASSIF design de iluminação CLAUDIA URBANISK cenário figurino e direção CLÁUDIO TORRES GONZAGA design e programação visual MARCOS GUIMARÃES fotografia LURINGA direção de produção ANDRE KLARGE (SP) AGATTA MARINHO (RJ) produção executiva BRUNO MOTTA

Foram 6 meses de negociação dos direitos, 6 meses de preparação de texto e outros 3 meses de ensaio.


Os projetores utilizados em cena são Kodak Ektagraphic e foram inventados em 1967.

AGRADECIMENTOS

Este espetáculo não seria possível sem a incrível colaboração de SERGIO SAYD - FERNANDA CAROLINA - CAROL ALMEIDA - MARIA BIA - EDUARDO FAVASSA FLÁVIA BESSONE - YARA SOUZA - SAULO HAIKAL - WILSON GOMES - MARCO GRIESI - ISAAC AZAR - RODRIGO FERNANDES - DANI CALABRESA e EVA PRICE

Bruno Motta foi apresentado a Colin Quinn nos bastidores do show do Comedy Cellar, em NY, onde ele e Seinfeld começaram a carreira.


DESIGN marcosguimaraes.com

A comテゥdia de sucesso da Broadway agora no Brasil.

QUI SEX E Sテ。 21h DOM 20h

Teatro Leblon

APOIO

Profile for Marcos Guimarães

Programa oficial da peça 1 Milhão de Anos em 1 Hora  

Programa oficial da peça 1 Milhão de Anos em 1 Hora  

Advertisement