Issuu on Google+

Notícia CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES - ANO 06 - Nº 50 MARÇO - ABRIL / 2010

Tacógrafo Digital: Tecnologia a serviço da confiabilidade e segurança. O Grupo Flecha Branca sai na frente fazendo um grande investimento no que há de mais moderno em tecnologia embarcada: o Tacógrafo digital. Tendo como objetivo proporcionar cada vez mais segurança para os passageiros, a empresa usará o novo equipamento como ferramenta de monitoramento, pois irá acompanhar cada viagem, a maneira de conduzir dos motoristas, o controle da velocidade, gerando economia, menos desgaste dos veículos e peças, melhorando a manutenção da frota e acima de tudo, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros durante as viagens. Estiveram reunidos no auditório da empresa todos os Diretores, gerentes, encarregados e responsáveis pelos setores das empresas do grupo para o lançamento oficial da implantação do tacógrafo digital. Na ocasião foi ministrada uma palestra pelo Sr. Piassi, representante da empresa fabricante do equipamento, que passou a todas as orientações e procedimentos a serem adotados a partir da implantação dos equipamentos.

Dia Internacional da Mulher na empresa (Pág. 6)

Empresa treina colaboradores para atendimento a Deficientes Físicos Após a chegada dos novos ônibus adaptados para cadeirantes e que já compõem a frota da empresa, assumimos agora um novo compromisso: a capacitação de nossos colaboradores.

(Pág. 03)


PONTO DE PARADA Trânsito Srs. Motoristas e Cobradores, como é de conhecimento de todos, o trânsito em nossa cidade a cada dia se torna mais confuso e complicado, os congestionamentos constantes, antes reservados aos horários de pico, agora são freqüentes durante todo o dia. Esta situação afeta diretamente a qualidade de nossos serviços, gerando reclamações constantes dos passageiros. Devemos ficar atentos quanto às respostas que damos aos questionamentos dos passageiros sobre os atrasos, esclarecendo que na maioria das vezes são causados pelo próprio trânsito, que não colabora com os nossos serviços. Precisamos conscientizar a população sobre este problema, assim diminuiremos as reclamações sobre nosso trabalho.

Nova Linha Com o crescimento de nossa cidade nas regiões de Morro Grande e Monte Líbano, desde o ultimo dia 05 de Abril 2010, iniciamos duas novas linhas: Circular Monte Líbano via Alto Novo Parque e Circular Monte Líbano via Morro Grande. Estamos operando com 04 Ônibus nestas linhas, inicialmente com horários de manhã e à tarde. Estamos atendendo aos trabalhadores destas regiões e a previsão é de que em breve ampliaremos os horários de atendimentos.

Novas Alterações das Linhas Após as alterações de horários e itinerários ocorridas no mês de Janeiro de 2010 e como já era previsto, novas adequações estão sendo feitas para melhorar o atendimento aos bairros de nossa cidade. Agora as linhas: São Geraldo x Novo Parque – Ruy Pinto Bandeira x São Geraldo – Caiçaras x São Geraldo, passam também pelo bairro Paraíso nos dois sentidos (Ida e Volta). A Linha Circular Alto Novo Parque via Santa Cecília passou a fazer extensão até a Praça da Bandeira, a Linha Ruy Pinto Bandeira x Coronel Borges mudou o itinerário, agora passa também pelo bairro Independência. Estamos trabalhando para melhoria dos nossos serviços e se necessárias, novas mudanças poderão ocorrer. Fiquem atentos e procurem se informar das novas adequações.

Qualificação Profissional Começamos o ano de 2010 investindo na qualificação de nossos operadores do transporte coletivo. Desde Janeiro estamos com turmas de motoristas fazendo o curso de Transporte Coletivo de passageiros, que incluem as matérias de Direção Defensiva, Mecânica, Primeiro socorros entre outros. Até o mês de maio 2010 estaremos com todos os motoristas da Viação Flecha Branca devidamente qualificados e treinados.

Troca de Marcha Como é de conhecimento de todos, nossa rotina de trabalho expõe os veículos a uma excessiva e constante troca de marchas durante o expediente do dia. Para um melhor aproveitamento dos componentes de embreagem e caixa de marcha, orientamos e lembramos aos motoristas que a mudança de marcha deve ocorrer sempre de acordo com o conta giro, evitando altas rotações no motor, que causa desgaste desnecessário dos componentes.

Reuniões Periódicas Devido ao curso de Transporte Coletivo de Passageiros que está sendo ministrado no SEST/SENAT que necessita da presença dos nossos motoristas, as nossas reuniões periódicas ficaram comprometidas. Mas estamos programando para o final do mês de Abril a nossa reunião mensal, onde avaliaremos as mudanças no setor de tráfego sob o ponto de vista interno e programando novas melhorias. Aguardem e participem!

Carros Eletrônicos Estamos com uma frota de Ônibus eletrônicos em operação. Aos motoristas informamos que ao ligar a chave de ignição para a partida deverão esperar o final do sinal sonoro, que informa quando o módulo está pronto para entrar em funcionamento. Lembramos ainda aos Motoristas que nos primeiros horários ao chegarem à garagem, deverão verificar nos ônibus o nível de ar, estado dos pneus e conferir possíveis avarias. Com a quantidade de ar em 07 kg, não é necessário ficar com o motor ligado aguardando horário de saída. Ao observar vazamentos de ar deverão informar imediatamente ao setor de manutenção, lembrando ainda que as saídas devem ser sempre em primeira marcha.

Empresa realiza reunião com todos os bairros do município No último dia 25/03 aconteceu no auditório da empresa uma reunião de avaliação dos novos horários de ônibus que começaram a ser praticados a partir de Janeiro deste ano. Estiveram presentes os representantes de 20 bairros de Cachoeiro, o vice presidente da Federação das Associações de Moradores (FAMMOPOCI), a equipe do setor de fiscalização da prefeitura, o vereador Julio Ferrari, representando a Câmara Municipal e o Secretário de Serviços Urbanos Wilson Dillen. O Gerente de Tráfego da empresa Sr. Renato fez uma apresentação sobre as soluções encontradas para as solicitações que ocorreram após as mudanças e as futuras alterações no transporte coletivo, como por exemplo o funcionamento de linhas radias. Após isso, o Vereador Julio Ferrari e o secretario Wilson Dillem explanaram sobre o assunto. Elogiaram a postura de empresa na transparência dos serviços, respeito à população e quanto à preocupação em melhorar cada vez mais.

Página 02


D.P. e R.H. Informam

dor, de um dia de pagamento do trabalha previsto por de ha fol na rço ma al Contribuição Sindic , realizado no mês de Imposto Sindical e é o Sindical é o desconto . Esta contribuição é também chamada de O que é: A Contribuiçã io) lár sa do alente a 3,33% atos. trabalho por ano (equiv cios ou não dos Sindic CLT). da 0 61 a 8 ercem a profissão, só 57 ex e qu ais lei (artigos ion fiss pro trabalhadores e , a parcela referente à Quem paga: Todos os mpre no mês de março se , rio ná Federal. cio fun do io ntar do salár o à Caixa Econômica sa é obrigada a desco assar esta contribuiçã nciados pelo pre rep de ra em A pa cre : ril os go ab nc pa de ba é s s no mo mê Co último dia útil do nos sindicatos ou o a até tad lici tem so e r al se dic de sin po contribuição uma guia que s empresa deve requerer mover a distribuição da Para este repasse, a es beneficiadas e pro ad tid en s . da a lho ba um Tra da Ministério do em nome de ca r uma conta especial T. Cabe à Caixa, mante da pelo art. 589 da CL ica ind o rçã po pro na as ições ad ad ec arr 9 da CLT, as contribu contribuições acordo com o artigo 58 De : os : uíd ma trib for e dis int o gu ição sã das da se rados pela Contribu rcionalmente repassa Como os recursos ge s na Caixa serão propo da sita po de e res do recolhidas dos trabalha Trabalho • 60% para o Sindicato da pelo Ministério do e Salários” administra go pre Em l cia pe Es • 20% para “Conta ão • 15% para a Federaç ão raç • 5% para a Confede

Palestra para equipe da Manutenção No dia 02/03 aconteceu no auditório uma palestra de capacitação promovida pela empresa em parceria com a Baterias Moura. Durante a palestra, os participantes puderam receber orientações e aprimoramento sobre a bateria Log Diesel, produto que a empresa usa com pioneirismo. A LOG Diesel é a bateria ideal para equipar caminhões, ônibus e tratores movidos a óleo diesel porque atende às especificações mais exigentes destas categorias. Ela oferece a maior resistência às vibrações intensas das longas jornadas de trabalho - típicas das operações de transporte profissional de carga e de passageiros. Durante a palestra, foram destacadas as vantagens de se trabalhar com a bateria, sua durabilidade e confiabilidade e principalmente a preocupação com relação ao meio ambiente. A empresa investe e se preocupa em utilizar produtos de boa qualidade e que preservam a natureza e facilitem também o trabalhado dos seus colaboradores.

Empresa treina colaboradores para atendimento a DeficientesFísicos Após a chegada dos novos ônibus adaptados para cadeirantes e que já compõem a frota da empresa, assumimos agora um novo compromisso: a capacitação de nossos colaboradores. No útlimo dia 01/04 toda a equipe de cobradores da empresa esteve reunida para receber orientações sobre esse tipo de atendimento diferenciado. Os cobradores tiveram acesso ao equipamento que permite o embarque do passageiro em cadeira de rodas. Os elevadores, já disponíveis em vários carros serão uma constante na vida dos operadores do transporte coletivo de agora em diante. Todos os novos carros que chegarem possuirão o equipamento. Além do manuseio do equipamento, os cobradores também receberam orientações sobre o atendimento, o relacionamento e o tratamento que o cadeirante deve receber como cliente. Par tornar tudo muito real, o treinamento contou com a participação de 2 cadeirantes residentes no município e usuários do transporte que a convite da empresa, compareceram para falar de suas experiências e de sua nova realidade de acessibilidade. Os cadeirantes deram depoimentos emocionados e ressaltaram suas necessidades ao andar pelas ruas da cidade. Disseram da alegria de poder ver a cidade de Cachoeiro com transporte adptado para eles e que cada conquista é um grande passo que dão em busca de mais cidadania. O próximo treinamento será para a equipe de Motoristas ainda a ser agendado.

Página 03


Mão na Massa

Perfilês do m

Moqueca de Robalo tipo escabeche Ingredientes - 2 Kg de robalo cortado em postas - Temperos: ½ - pacote de pimenta calabresa, ½ - copo de óleo ou azeite, ½ - copo de vinagre, alho, ½ pacotinho de colorau, 6 folhas de hortelã, ½ pacote de orégano Modo de Fazer - Bata os temperos acima no liquidificador e depois de batido coloque sal a gosto. - Coloque o tempero batido em um tabuleiro e coloque as postas do robalo uma a uma embebedando-as no tempero, assim que terminar não tire, coloque papel alumínio fechando o tabuleiro e o coloque na prateleira de baixo da geladeira por 12 horas. - Pegue uma panela funda e coloque ½ litro de óleo e leve ao fogo - Coloque 02 postas de cada vez para fritar (em óleo bem quente) e coloque em uma travessa - Molho Escabeche: 1 kg de tomate picados sem sementes, 1pimentão verde picado sem sementes, 1 fecho de cebola verde picadas, 1 fecho de coentro picado, 2 cebolas de cabeça picadas, ½ pacotinho de colorau, 3 pacotinhos de sazon sabor peixe.

- RJ 3 anos Idade: 3 e: Nova Iguaçu 994 d 1 l : e ra d s tu de Na empresa Está na ) tricista s o (15 an idas: Ele s exerc Funçõe ida: “Lasanha, m Uma co churrasco”. úsica e salpicão de Música: “M lo ti s ” Um E sertaneja o” caipira / coração: “Vasc r ze o fa d e e d im ta T ais gos “Curtir a m e u q : O s vagas nas hora er filmes” ” v e um sítio família omprar “C : o h n Um So

10 Abril 20 Obra – R O SET Carreço Aguilar

MODO DE FINALIZAR A MOQUECA TIPO ESCABECHE - Pegue uma panela de barro e a lave bem. - Comece a montar a moqueca, colocando uma camada do molho misturado e uma camada das postas fritas de robalo, assim sucessivamente, peque a sobra do tempero e jogue cima da montagem. - Quando terminar coloque ½ pacotinho de colorau e os 03 pacotinhos de sazon. - Feixe a panela e leve-a ao fogo baixo. - Quando começar a fervura espere mais ou menos 15 a 20 minutos e sriva.

Famosa por um dia.

Receita enviada por: Alcimar Leite Lemos – Supervisor de Segurança do Trabalho

Casamentos Registramos o casamento de Gilberto (Técnico de Segurança do Trabalho) com Késia no último dia 13/03 em São José das Torres – ES.

Paraboéivnoss!! aos n

Notícia Av. Nossa Senhora da Consolação, 64 - Vila Rica Cachoeiro de Itapemirim - ES - CEP: 29301-080 Telefax: 28 2101-1877 e-mail: atendimento@flechabranca.com.br

Página 04

7 anos telo Idade: 4 e: Aracuí - Cas d l Natura desde: - ES mpresa s) e a n tá no Es 84 (26 a 01/12/19 exercidas: s e õ Funç Pedreiro ida: “Frango m Uma co ” o d a s as úsica: lo de M Um Esti spel” o “Hinos G Coração: Time do o” g zer “Flamen is gosta de fa a m r e e u : “V Oq s vagas nas hora ler a Bíblia” s , o ã os joven televis ho: “Ver Um Son drogas” s longe da

2010 Março – Oficina R iato SETO o Norb Lucian

A Cobradora Maria Rosa Marvila ficou famosa por um dia. Rosa participou do quadro “Salto Alto” do Programa do Parraro na TV Sul no dia 18/03. O objetivo do quadro é mostrar como a mulher consegue exercer atividades profissionais diferenciadas e ainda assim, manter-se bonita e vaidosa no seu dia a dia. A equipe do programa acompanhou um dia de nossa cobradora, sua rotina com os passageiros e conheceu um pouco da sua vida. Parabéns Rosa!

Coluna Espaço aberto Colaborador, este é o seu espaço. Envie notícias, textos, fotos, divulgações e sugestões. Nosso jornal é feito para você, por isso, precisamos de sua colaboração. Procure o Setor de RH e nos ajude a fazer o Flecha Notícia. Participe!

COORDENAÇÃO E REVISÃO GERAL Sabrina Cypriano COLABORADORES Carlos Renato P. Borges Flávio Vanini Gomes Joaquim A. Carlette Filho

Dra. Fabíola Lessa Luciano Carlette Eduardo Martins Carlette Jersílio Cypriano

DIAGRAMAÇÃO E ARTE AgênciaComtato.com.br

TIRAGEM 1000 exemplares IMPRESSÃO Digrapel

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


S A D A I P

Mundo virtual: Já está no ar o novo site da Viação Santa Luzia

Folheando o caderno de receitas, a mulher pergunta ao marido: - Deoclides, quem foi que escreveu 33, em vez de 3 colheres de rum na receita do meu assado? O bêbado entrou na contramão e o guarda o deteve: - Onde é que o senhor pensa que vai? - Bom. . . eu ia pra uma festa, mas parece que ela já acabou… Tá todo mundo voltando. O empregado frustrado por não receber seu salário durante três meses seguidos resolve conversar com seu chefe: Desculpe seu Barbosa, mas é que eu já não recebo meu salário há três meses!!! O patrão surpreso com a atitude do empregado olha fixamente em seus olhos e responde… - Está desculpado!!!

O cidadão está no banheiro de um botequim fazendo suas necessidades quando vê algo escrito na porta, com letras bem miúdas. Força a vista e não consegue ler. Aí ele vai se aproximando, se aproximando, se aproximando e finalmente • consegue ler: “Volta para a privada, ô otário! Está caindo tudo FOLGA fora!” SOLIDÁRIA •

PROJETO FOLGA SOLIDÁRIA No dia 20/02 aconteceu a primeira ação do projeto Folga Solidária de 2010. A equipe da Contabilidade esteve no Lar de Idosos Nina Arueira para distribuir donativos (alimentos, fraldas, produtos de limpeza e higiene pessoal). Parabéns aos colaboradores que receberam as folgas e ainda ajudaram ao próximo: Andréia, Jhonatan, Kátia, Larissa, Meurilane, Tissina e Vanessa Página 05

Já está no ar o novo site da Viação Santa Luzia, mais uma empresa do Grupo Flecha Branca. Lá você encontra um pouco da história da empresa, sua estrutura, dicas de viagem, roteiros turísticos, horários dos ônibus, notícias e muito mais. Acesse: www.viacaosantaluziacom.br Em breve estará disponível o site do “Projeto Ir e Vir Transporte Solidário”. Acesse e divulgue para nossos usuários. Nos sites eles podem tirar dúvidas, consultar horários e itinerários de nossos ônibus, enviar currículos e mensagens que chegam direto até nós para atendimento de sugestões e críticas.

Flecha Branca agora também no Twitter!!! Empresa sai na frente e lança mais uma novidade. Agora você pode acompanhar nosso dia a dia, novidades e notícias através do twitter. O twitter é a sensação do momento. Trata-se de uma rede social, uma mistura de orkut, com msn e blog ao mesmo tempo, que permite aos usuários que enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos. As atualizações acontecem em tempo real. O twitter foi criado em 2006 e é comparado ao “torpedo – SMS” da internet. Acesse: http://twitter.com/flechabranca Siga-nos!!!

CCI com novas agências para venda de Créditos Eletrônicos O Consórcio Cachoeiro Integrado acaba de disponibilizar para seus usuários duas novas agências para venda de passagens da Viação Santa Luzia em Itaóca Pedra e Cachoeiro de Itapemirim (Av. Beira Rio). A empresa vai comercializar as passagens e realizar recarga dos créditos do Cartão Melhor Cidadão, trazendo maior facilidade e agilidade para seus clientes.


Empresa comemora Dia Internacional da Mulher

COLUNA www.reavivarh.com Espelho

Selecionada por

JOAQUIM FILHO O Espelho Era uma vez, um homem que só via e realçava o mal em tudo o que fazia. Um dia ele morreu e “partiu dessa para uma melhor”. Só que do lado de lá havia um companheiro que não largava do seu pé, e o acompanhava o tempo todo. Era um verdadeiro “mala”: egoísta, pessimista, mal-humorado, critiqueiro, mal-agradecido, e que só sentia-se bem quando estava mal. O homem, não o suportando mais, foi a um anjo e implorou: “Por favor, livra-me da companhia daquele sujeito,eu já não agüento mais…” O anjo, entre admirado e compadecido, respondeu: “Mas não há nenhum companheiro. Aqui só existe um sistema de espelhismo, que faz com que cada um veja e conviva com o que formou de si mesmo. Depende somente de você libertar-se dele.” Créditos de Autor desconhecido.

No dia 07/03 aconteceu no auditório da Viação Flecha Branca um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As colaboradoras do grupo puderam passar o dia como princesas. Foi montado um verdadeiro salão de beleza e estética, com escova, hidratação, corte de cabelo, manicure, sobrancelha, além de massagem corporal e maquiagem oferecida pelo O Boticário. As mulheres receberam presentes, bombons,muitos brindes e se deliciaram com um belo lanche. Além dos atendimentos, as mulheres receberam orientações e dicas de beleza sobre como cuidar do cabelo e da pele e como se usar a maquiagem do dia a dia, mesmo com o corre corre da rotina. "O evento foi tipicamente feminino, além de ficarmos bonitas, nos divertimos muito também. Vale a pena ver mulheres tão guerreiras, como nossas colaboradoras sairem daqui sorrindo e muito mais belas, é realmente gratificante". - afirma a Gerente de RH Sabrina Cypriano. "Foi maravilhoso, nunca temos oportunidade de ir a um salão fazer tudo isso, custa caro. Nunca fiz uma maquiagem na vida. Estou muito emocionada e agradecida à empresa por tudo." - Alexandra Fátima - cobradora

A parceria entre a empresa e a Comprocard tem dado certo. Devido à grande utilização dos Cartões Farmácia, novas farmácias e drogarias estão sendo credenciadas para que o colaborador tenha ainda mais opções de comprar seus medicamentos. Não percam a oportunidade de comprar medicamentos e perfumaria com até 50% de desconto e parcelamento em até 4 vezes. Vejam as novas farmácias que aceitam o Cartão Farmácia Flecha Branca / Sudeste e Santa Luzia: Cachoeiro Drogaria Bernardo Horta – Guandu Drogaria Cachoeiro – Centro e Guandu Drogaria Consolação – Ferroviários Drogaria Julia – Gilberto Machado e Zumbi Drogaria Pague Pouco – Ibitiquara Drogaria Paratodos – Aeroporto

Drogaria Vip – Guandu e Amarelo Drogaria Vitória – Centro Drogaria Vitória – Guandu Itapemirim Drogaria El Shaday – Itaóca Drogaria Itapemirim- Centro Marataízes Drogaria Multifarma – Barra do Itapemirim Farma e Cia – Centro Farmárcia Nova Era – Centro Maiores informações: - Setor de Recursos Humanos no telefone (28) 2101-1877 – Ramal: 294 - Comprocard no telefone (27) 2122-0231 ou pelo Atendimento on-line no site: www.comprocard.com.br

Café da Manhã - Mais uma conquista do colaborador da Viação Sudeste A partir do dia 10 de março os colaboradores da Viação Sudeste da filial Marataízes comemoram sua nova conquista. A empresa sempre ouvindo os colaboradores, se sensibilizou com a questão e finalmente começou a servir o tão desejado café da manhã para todos os setores da empresa a partir da madrugada. Em Cachoeiro o café da manhã já é servido há algum tempo e traz muitos resultados positivos. Agora são os colaboradores de Marataízes que podem acordar despreocupados. No dia 10/03 estiveram presentes na garagem de Marataízes a Gerente de R.H. Sabrina Cypriano, o gerente de Tráfego da Flecha Branca Carlos Renato e a equipe do Sindicato (Sindimotoristas) para tomar o primeiro café junto com a equipe da Sudeste. A empresa através dessa iniciativa mostra seu reconhecimento ao trabalho e esforço de todos e ao valor que tem cada colaborador. Parabéns a todos! Página 06


Flecha News